Uma corrida de 10 kms, como a Corrida do Tejo do passado fim de semana, não obriga a uma recuperação especial para que já está habituado a percorrer esta distância nos treinos regulares que faz.
No entanto esta prova não foi apenas uma corrida de 10 kms. Nesta Corrida do Tejo:
- fiz pela primeira vez um aquecimento (de cerca de 3,5 kms);
- fiz o meu 2º melhor tempo (a apenas 20'' do meu record pessoal);
- fiz grande parte do regresso (8,5 kms) a correr.
Assim, ainda que por etapas, naquela manhã soalheira, e quente, de domingo corri, ainda que por etapas, o equivalente a uma meia maratona.
Tendo assim corrido uma distância bem maior do que aquela a que estava habituado nos treinos (13 kms), alguns podem mesmo considerar uma loucura, impunha-se que esta semana fosse de recuperação das pernas.
Depois da recuperação desta semana e da evolução das próximas 2 a 3 semanas, será então altura de decidir se a Meia Maratona a realizar em Abril de 2014 (Almada), parte da preparação para a Maratona, será antecipada para Dezembro - Meia Maratona dos Descobrimentos.
Mas vamos à recuperação. Nesta 3ª feira impunha-se um treino ligeiro, quer quanto ao ritmo, quer quanto à distância. Saí de casa em direcção a Cacilhas, tratando-se de um treino de 9 kms entre ida e volta. No entanto, o objectivo não seria fazer toda esta distância a correr. O treino começou bem, pois as pernas estavam soltas e não estava cansado. Porém, mais ao menos ao 2º km começei a sentir uma pressão na perna direita na parte posterior do joelho. Não era uma dor muito grande, mas sim ligeira a moderada, só que constante e incomodativa.
Fui-me mantendo a correr, mas como aquela pressão continuava a macerar o joelho, decidi dar por concluido o treino aos 5,5 kms (35 minutos de corrida) fazendo o resto do percurso a andar.
Não tendo sido possível realizar o 2º treino na 5ª feira, hoje seria a última hipótese para o fazer, por forma a não colocar em causa o treino de Domingo, que está previsto ser mais longo.
Confesso que quando saí para fazer o treino estava sem vontade e com uma sensação de pernas pesadas e cansado. Mas isso agora não interessava nada, pois era tempo de fazer o treino. Comecei bem e as pernas estavam leves e soltas. Aos 2 kms não havia nenhum incómodo no joelho. A pouco e pouco fui aumentando o ritmo e aos 3,5 kms já tinha retirado 1'45'' ao anterior treino no mesmo percurso. Aos 5,7 kms, local onde terminara o treino anterior, estava com uma vantagem de 2'40'' e continuava a sentir-me bem, e o joelho continuava sossegado, sem incomodar.
Uma vez que me sentia bem, nada mais havia a fazer do que completar o treino, que terminava com 2 kms sempre a subir, sendo que no último ainda tive forças para apertar o ritmo, mesmo a subir. Os 9 kms foram assim percorridos em 53'03'', que se traduziu numa média de 5,9 min. / km. Bastante razoável para um treino de recuperação.
Domingo será dia para um treino de 12 a 14 kms, e as próximas 2 a 3 semanas vão servir para avaliar a possibilidade de adiar a Meia Maratona já para Dezembro deste ano (a Meia Maratona dos Descobrimentos).
Hum!!! Eu acho que adiar a Meia Maratona é perfeitamente possivel para ti!! E a prova disso foi o dia da Corrida do Tejo. :)
ResponderEliminarAcho que as próximas duas semanas vão dizer isso mesmo "INCREVE-TE!" ehhe
Beijinhos e bons treinos
Parabéns pelos resultados da corrida do Tejo!
ResponderEliminarE se me é permitida dar a minha opinião, e caso mantenhas esses treinos regulares de 10km, e um treino longo ao fds que pode chegar aos 15km, acho que deves antecipar essa meia-maratona para dezembro.
Mas a melhor pessoa para avaliar isso és tu!
Força e que essa dor na perna direita não seja nada.
Bons treinos
Também penso que sim. Este domingo vou realizar um treino de cerca de 1h30m e estimo fazer qualquer coisa como 12 a 14 kms.
ResponderEliminarEstou optimista com o resultado do treino e penso que será possível fazê-la em Dezembro.
Beijinhos e bons treinos.
Fernando Varela