Para o último dia por terras de Castelo Branco, antes de regressar ao bulício da capital, reservei um teste de 10 kms, que seria feito na estrada para Monforte. O treino seria efetuado ao anoitecer de forma a evitar o calor escaldante que por aqueles dias foi fazendo naquela região, até porque não era dia de "castigar" o corpo para o habituar a correr com temperaturas elevadas.
Este teste serviria para verificar qual a minha forma física e qual o ritmo que poderia vir a empregar numa prova de 10 kms, ainda que o percurso aqui escolhido, apesar de não ter inclinações muito significativas, tratava-se de um percurso sempre a subir e a descer.
A estrada escolhida para o treino (estrada que liga Malpica do Tejo a Monforte da Beira) é um local ideal para correr uma vez que não tem trânsito quase nenhum (lembro-me de num treino de 1h ter passado apenas por 3 carros), apesar de não ter grandes zonas de sombra, o que pode ser mais complicado em alturas onde o sol esteja muito alto e a temperatura seja muito elevada.
Mas por outro lado é uma paisagem muito agradável para treinar, onde reina um sossego absoluto, apenas interrompido pelo som das nossas sapatilhas.
O treino correu especialmente bem, não me tendo sentido especialmente cansado e aos 5 kms estava ligeiramente abaixo dos 30' o que indiciava que poderia fazer menos de 1 hora aos 10 kms. O percurso de regresso era essencialmente a subir, contrariamente à ida, pelo que para conseguir baixar da hora iria ser mais exigente, mas isso não parecia ser problema pois estava a correr de uma forma confortável e sentia-me com força. No final do treino deu ainda para apertar um pouco mais e conseguir terminar com o tempo de 59' 10''.
Este treino foi assim um bom indicador para a Corrida do Tejo que iria fazer 3 semanas depois, onde consegui o tempo de 57' 17'', apenas mais 20'' que o meu record pessoal nos 10 kms.
Treino: Estrada
de Monforte da Beira
Distância: 10
kms
Temperatura: 26ºC
a 28ºC
Tempo: 59’ 10’’
Média:
5,9 min. / Km
Deve ter sido um treino espectacular esse.
ResponderEliminarO silêncio e a estrada tudo para ti. Muito bom.
Em Lisboa não há disso.
Beijinhos e continuação de bons treinos.
É muito bom pois somos só nós e a estrada, mas exige um controlo mental muito mais forte, em particular porque tenho feito estes treinos sozinhos e temos que conseguir motivação para continuar, mesmo que as nossas pernas nos peçam para parar.
EliminarBeijinhos e espero que a recuperação esteja a ser rápida.
Esse tipo de paisagens são-me muito familiares. (A "minha" Serra não é longe daí!). Escusado será dizer que transmitem muita calma.
ResponderEliminarBons treinos!
Somos só nós e a natureza, sem toda aquela poluição das cidades, e de cada vez que venho de lá, parece que a minha forma física melhorou significativamente.
EliminarBons treinos, e venha de lá esse desafio de 2014.
Serra de Arga, na versão Ultra Trail ??