..... ou melhor dizendo ULTRA DIZIMADO !!!
Hoje foi dia da 1ª Corrida do Montepio, corrida esta que eu aguardava ansiosamente depois de ter falhado o meu Record Pessoal (RP) na Corrida do Tejo por apenas 20'' e depois de não ter existido, até ao momento, a Corrida do Sporting (que se vai realizar dia 1 de Dezembro), prova onde tinha conseguido há 2 anos o meu RP nos 10 kms (57' 17'').
Há dois anos que não consegui melhorar a minha marca, sendo no entanto de referir que no ano passado estive quase sempre parado (em fisioterapia e ginásio). Há já algum tempo que andava a tentar melhorar o meu tempo e estava confiante para esta prova. A meio da semana, num treino de passadeira tinha conseguido fazer 5 kms em 27' 09'' o que me permitia sonhar com um tempo na casa dos 56' e na casa dos 55' se conseguisse fazer uma prova extraordinária.
Assim tentei fazer tudo bem e ir começando a corrigir alguns erros que sei que tenho. Comecei por corrigir o erro de fazer as provas e os treinos em jejum. Levantei-me por volta das 7h da manhã para tomar o pequeno almoço (torradas com manteiga e marmelada e café - nada de leite).
Depois chegado ao local da prova (Belém), 1 hora antes desta começar decidi fazer um aquecimento. Foram 15 minutos de corrida lenta e uns pequenos (pequenos mesmo) sprints - nada comparado com o aquecimento de 30 minutos antes da Corrida do Tejo.
Às 10h eis que começou a corrida e lá fui furando no meio da confusão, mas sempre com alguma calma, evitando asselerações bruscas para não me desgastar em demasia. A confusão era tanta que só começei a ver as placas aos 4 kms e só apartir daí é que consegui ir controlando os tempos.
Aos 5 kms estava com um tempo de 26' 40'' (abaixo dos 27' 09'' feitos na passadeira durante a semana), o que era indiciador de que poderia melhorar a minha marca.
Ao chegar a Alcantâra apanhei um pequeno susto, pois torci ligeiramente (felizmente) o pé ao colocá-lo no carril do comboio, mas tive a sorte de não ter ficado com qualquer mazela.
Por duas vezes ao longo da prova tive um princípio da dor de burro (aos 4 kms e aos 8 kms) mas concentrei-me na respiração e aligeirei ligeiramente o ritmo e consegui recuperar rumo aos 9 kms e nessa altura era quase certo que iria melhorar o meu RP.
Pois foi assim mesmo. Hoje, talvez motivado pelo Sílvio, que tem vindo a bater RP atrás de RP, consegui bater o meu RP, ou melhor DIZIMÁ-LO, ou melhor, ESPEZINHÁ-LO COMPLETAMENTE.
O meu RP passou assim de 57' 17'' para ............................ 54' 22''.
Parabéns!! Grande "martelada"!
ResponderEliminarQuando os treinos dão frutos começamos a sentir que somos imparáveis, não é?
Bons treinos!
Olá Fernando,
ResponderEliminarParabéns, excelente progressão, os RP´s são para serem esmagados sempre que possível.
Passei por Belém um pouco antes do tiro de partida, mas de bicicleta :) e vi que estava muito bem composta de atletas.
Agora toca a treinar para a próxima.
Bons treinos
Manuel Nunes
Muitos Parabéns!!!! Valente descida :D
ResponderEliminarAcho que foi da marmelada não!?! :D
Ontem aquela corrida foi de RP's!!! :D
Se eu disser que também só vi as placas a partir do Km5 :) talvez se deva a eu ser ligeiramente pequena e no meio daquela gente toda não alcanço nada a não ser troncos e pernas :)
Parabéns pela excelente prova :)
Beijinhos e boa semana
Parabéns Fernando! Grande margem de progressão! Vindo de um ano mais difícil sabe ainda melhor.
ResponderEliminarBons treinos
UAU!!! Muitos parabéns! Recorde completamente dizimado!!! =)
ResponderEliminarUm beijinho e continuação de tão boas corridas.
Muitos parabéns pelo dizimar do record! :)
ResponderEliminarUm abraço