(Foto retirada da Internet)
De uma forma geral a prática desportiva faz bem à saude e deve ser um hábito a seguir por todos nós. No entanto deverá ser avaliada se o desporto que pretendemos praticar tem alguma contraindicação face à nossa condição física em particular.
A prática de desporto de forma moderada, ainda que desejável e sem grandes contra indicações à priori, deve ser efetuada com consciência e se possível depois de consultar um médico para saber se estamos aptos para o fazer.
Mas à medida que os objetivos vão sendo mais ambiciosos, e que levam a uma intensificação dos treinos, mais rigorosos devemos ser a avaliar o nosso estado de saúde de forma a garantir que está tudo em ordem.
A prática desportiva intensa exige uma grande resistência e uma boa resposta cardiovascular pelo que o coração será talvez o NOSSO MELHOR AMIGO, e como tal devemos ter cuidados redobrados com ele.
Depois de ter feito a Meia Maratona em Dezembro e estando neste momento a preparar-me para a minha 2ª Meia Maratona num período de 6 meses, para depois começar a "atacar" a Maratona, os treinos vão naturalmente intensificar-se, pelo que decidi verificar se estava tubo bem com a "máquina", aquela que irá ser o meu melhor amigo.
Como no ano passado a minha médica não me passou a prova de esforço que lhe pedi, nem tam pouco um eletrocardiograma, decidi que seria a altura de levar isto mais a sério e hoje foi o dia de visitar o cardiologista.
Depois de relatar todo o meu historial relativamente a desporto (quase nada antes de 2006, altura em que comecei a correr), de ter respondido às perguntas que me fez a nível clínico, de ter mostrado os ECG e as provas de esforço que tinha ( de 2000 e de 2011), de ser auscultado e de me terem medido a tensão arterial, o prognóstico preliminar é que à partida não existirá nenhuma contra-indicação.
Agora fica a faltar a realização do Eletrocardiograma, do Ecocardiograma e da Prova de esforço para garantir que está tudo em ordem.
Dia 18 de Fevereiro será o dia em que terei concluído os exames e que, em princípio, saberei se está tudo em ordem.
Aguardemos.
Também tenho esses 3 exames para fazer quando acabar os exames da faculdade.... quero saber se a máquina está fina.... :)
ResponderEliminarFazes bem, pois quando começamos a intensificar os treinos para provas mais exigentes, devemos fazê-lo com cuidado.
ResponderEliminarContinuação de bons treinos e boa sorte para os exames.
Bem visto. Ando para fazer isso há que tempos, por acaso tem corrido bem, mas acho que até fui irresponsável.. Qual é a maratona que tens em mente? Porto este ano?
ResponderEliminarEssa mesma. Se tudo correr bem pretendo estrear-me no Porto. Tinha pensado fazê-lo noutro lado, mas desisti de ser tão ousado.
EliminarJá te tinha dito mas acho que fazes bem. Também fiz para a minha primeira maratona para ter a "certeza!" que estaria em condições para aguentar os 42 km. Não custa nada e ficamos mais descansados e confiantes.
ResponderEliminarForça!!!
Obrigado. Agora resta ter força e esperar que tudo corra bem até novembro.
EliminarOlá Fernando,
ResponderEliminarVerificar se está tudo afinadinho para atacar a Maratona. Já tens algum plano de treinos?
Abraço
Manuel Nunes
Olá Manuel,
Eliminarrecomecei a correr em Abril do ano passado com o objectivo de fazer a maratona, mas desde aí até meados de maio é apenas a fase de criar uma base de corrida, na qual inclui duas meias maratonas: a dos Descobrimentos, em dezembro passado, e a de Almada que vai ser agora em abril.
O meu plano de treinos para a Maratona começa em meados de Maio, que intercala vários tipos de treino (séries, corrida contínua, rampas e treinos longos) sendo que os longos estão reservados para o fim de semana e são mais ou menos assim:
31.08 - 32 kms
07.09 - 27 kms
14.09 - 29 kms
21.09 - 32 kms
28.09 - 29 kms
05.10 - 27 kms
12.10 - 23 kms
19.10 - 20 kms
26.10 - 16 kms
02.11 - MARATONA.
Abraço e bons treinos.
Há-de estar tudo em ordem! E é muito importante que façamos todos os exames para despistar quaisquer coisa que não esteja bem para termos a certeza que estamos a fazer bem à nossa saúde e não o contrário! Triste é que a médica não lhe tenha passado os exames... é o estado do país só pode....
ResponderEliminarA minha ideia é mesmo essa, agora que se aproxima a fase de intensificação dos treinos verificar se está tudo bem para poder fazer as coisas com maior segurança.
Eliminar