quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Porquê a Maratona?
Como referi no post anterior iniciei-me na corrida vai para 7 anos. Até então nos últimos anos tinha passado mais de metade do dia sentado ao computador (a trabalhar, e não só) e a refastelar-me com comida sempre que o podia fazer.
Certo dia um colega meu (o Nuno) desafiou-me para ir treinar, ao que lhe respondi uma coisa do género "Deves estar maluco. Eu nem 5 minutos aguento!". Mas ele tanto insistiu que lá fui experimentar treinar, primeiro sozinho e depois, quando já tinha alguma resistência, acompanhado.
Depois vieram as primeiras provas, pequenas ao princípio, coisa para 3 kms, 5kms, ou mesmo 8 Kms. Com o tempo o desafio foi aumentando e foram os 10 kms, os 15 kms, e por fim tentar a Meia-Maratona (21 kms). Algumas Meias maratonas fiz mal preparado e foi um sofrimento atroz, outras, ainda que melhor preparado, não deixaram de ser um sofrimento, e apenas e só por uma vez o consegui fazer sempre a correr.
O ano passado decidi treinar a sério para a meia maratona. Foram uns bons meses de treino, mas a pouco tempo da Meia o joelho esquerdo começou a ressentir-se, e tive medo de arriscar a prova. Adiei-a para Março mas a falta de tempo para treinar estragou tudo.
Até hoje sempre disse que a Maratona (42 Kms) era para malucos, mas a corrida torna-se num vício e é difícil resistir-lhe. Aqueles que me conhecem dirão que eu sou um gajo teimoso como ó raio, ou não fosse eu do signo Touro.
Pois bem, acabei de definir como objetivo: FAZER A MARATONA (isso mesmo, 42 kms de corrida!!!) Claro que isso me assusta pois só de imaginar o que são 42 Kms a correr até me arrepio todo.
Inicialmente decidi que o faria em 2015, para me poder preparar com tempo suficiente. Seria um longo período de muita disciplina, treino e acima de tudo MOTIVAÇÃO. Vicissitudes diversas levaram-me a alterar a data para o fazer, mas disso falarei noutro post.
Muitos daqueles que estão a ler isto não conseguem perceber porque é que alguém decide correr.
Pois bem, por um lado há a questão do exercício, de perder aqueles quilos a mais, de regularizar a tensão arterial.
Por outro lado, e este é aquele que mais me MOTIVA, é o tentar superar os nossos limites, o ir mais além, irmos até onde pensávamos não ser capazes.
A Meia Maratona e a Maratona são provas de resistência. De resistência física, mas acima de tudo de resistência mental onde temos que enfrentar aquele que se afigura como um dos nossos inimigos, que temos que superar a todo o custo: o nosso CORPO. Mas este não é um inimigo, mas sim o nosso maior amigo, apenas temos que o treinar, que o MOTIVAR, e acima de tudo levá-lo ao limite, utilizando a nossa mente para esquecer tudo o que se passa à nossa volta, o stress, o trabalho, todos os problemas e até a dor.
Hoje, ainda não sei se alguma vez o irei conseguir, mas vou com certeza lutar para o atingir.
Agora há que ser persistente, melhorar a alimentação, perder uns quilos, e ir aumentando a intensidade dos treinos a pouco e pouco.
Acima de tudo, HÁ QUE TER MOTIVAÇÃO!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário