quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fascite Plantar


As lesões são algo de habitual qualquer que seja o desporto que façamos. No entanto, consoante o desporto que praticamos estamos sujeitos a ter uma maior probabilidade de contrair determinado tipo de lesões.

Quando praticamos atletismo de velocidade estamos mais sujeitos a lesões como por exemplo ruturas musculares, o que já não acontece tão frequentemente quando fazemos corridas de resistência, seja meio fundo, ou fundo.

No atletismo de longas distâncias existem algumas lesões que são piores que as outras e que nos levam a ficar mais tempo parados, num sofrimento constante de querer correr e não poder.
Por vezes pensamos até que já estamos recuperados, pois já não temos dores, e então recomeçamos a correr e …….. UUIIII!!!!, lá voltamos a ficar parados outra vez por mais 1 semana, …, 2 semanas, …., 3 semanas….

Uma das lesões que tenho ouvido recentemente falar dela, como sendo uma das mais chatas é a Fascite Plantar. Por enquanto apenas ainda me cruzei com a canelite e não tive ainda o prazer de conhecer  a Fascite Plantar (e espero que assim continue).

Não sou um expert no assunto mas quero partilhar algumas coisas que investiguei sobre a Fascite Plantar , e espero que seja útil. Deixo-vos ainda um vídeo, que me parece bastante bom para percebermos o que é, como se trata e como se evita.

A Fascite plantar é uma inflamação do tecido denso da sola do pé, que decorre do excesso de esforço, devido sobretudo a sobrecargas de treino. No entanto outras causas podem contribuir para o surgimento desta lesão:

CAUSAS:

- Alterações na formação do arco dos pés;
- Passada errada, nomeadamente uma pronação excessiva;
- Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna;
- Esforço excessivo da sola do pé.
- Aumento rápido demais da distância de treino;
- Como consequência de treinos de velocidade.

COMO EVITAR:

- Correr em terrenos macios;
- Fortalecimento muscular;
- Alongar sempre antes e depois de correr;
- Perder o peso excessivo;
- Palmilhas com acolchoamento do calcanhar para minimizar o estiramento da fáscia e reduzir a absorção do impacto.

TRATAMENTO:

Inicialmente, a forma de se tratar a lesão é sempre conservadora, sendo feita com anti inflamatórios e analgésicos. Também é importante fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles (tendão da perna posterior).

Aos primeiros sintomas de fascite plantar deve-se massajar a planta do pé fazendo rolar por baixo dela uma bola de golfe, e aplicar gelo.

Se a dor se mantiver por mais do que 3 semanas deverá ser consultado um fisioterapeuta ou um fisiatra.

Deixo no entanto aqui um vídeo (em inglês) que explica mais detalhadamente, e de forma muito simples, o que é, como o devemos tratar e, acima de tudo, como podemos prevenir o seu surgimento.



Também a utilização da FITA Kinesio pode ajudar na recuperação e no alívio dos sintomas.

Por último, e como forma de prevenção não se esqueçam dos alongamentos pois estes podem ajudar fortemente na prevenção do seu surgimento:


Se por acaso estão parados por causa da maldita Fascite Plantar, espero que estas dicas possam ajudar e contribuir para uma rápida recuperação e regresso aos treinos.

1 comentário: