terça-feira, 12 de novembro de 2013

La Mancha!!!! UI !!!!

"La Mancha" será talvez o melhor termo para descrever o que aconteceu esta semana. Tudo começou no sábado passado num treino de 15 kms, continuou na 5ª feira, num treino de apenas 10 kms e terminou este domingo, ainda que em menor grau, num treino de 18 kms.

Não quero com isto dizer que os treinos tenham corrido mal, antes pelo contrário, pois foram bons testes para a meia maratona que se avizinha, tendo mesmo conseguido fazer 15 kms em 1h 28' 56'', muito abaixo do meu melhor tempo nesta distância (1h 45' 49'', nos idos tempos de 2008).

O que se passou foi que nos treinos desta semana fui acometido de um problema que afecta sobretudo os atletas masculinos, e não pensem que estou a ser sexista, pois as atletas femininas costumam estar protegidas por uma peça de vestuário de origem francesa, de seu nome soutien. Pois bem, o que efetivamente se passou é que durante a corrida sofri os efeitos da fricção da camisola nos mamilos (o que nas atletas femininas é raro acontecer devido à protecção que o soutien confere), fricção essa que foi de tal forma que levou a que sangrassem e ensanguentassem a camisola.

Nota: Este foi o lindo estado em que a camisola ficou no treino de 5ª feira, de apenas 10 kms, em parte também devido a burrice minha. Mais há frente vão perceber porquê.

Começando pelo treino de sábado, este foi um treino de 15 kms onde usei uma camissola de manga comprida da Kalenji, que por sinal já me tinha feito isto uma vez. Assim para evitar cair no mesmo erro utilizei por baixo a camisola da Corrida do Tejo por baixo, e para uma maior protecção coloquei vaselina nos mamilos, um truque que aprendi há alguns tempos e que tem dado provas de bons resultados. 

Nota: Ainda que por vezes possa não ser suficiente a utilização de vaselina é recomendável, pois consegue minorar em muito o efeito da fricção, levando a que esta, caso apareça, apenas surja mmuito mais tarde comparativamente a quando não se usa nada.

Nesse sábado, acabado o treino, e não tendo nenhuma camisola extra no caso (outro erro) tive que ir buscar o meu filho aos escuteiros com a camisola ensanguentada. Que linda figurinha!!!!

O treino de 5ª feira, embora menor (10 kms em vez de 15 kms) pareceu uma autentica carnificina (ver foto acima), pois como tive que me vestir à pressa para levar a minha mãe a tempo e horas ao dentista, e depois fui diretamente para o Parque da Paz treinar, esqueci-me de colocar vaselina. BURRO !!!

 Já o treino deste domingo, uma vez que ainda estava dorido de 5ª feira, apesar de ter andado a tratar a zona com vaselina e Bepantene Plus, decidi que tinha que ir mais protegido pelo que coloquei em primeiro lugar uma espécie de penso líquido aplicado em spray (ver foto abaixo), que já tinha experimentado em treinos anteriores e até 10 kms tinha funcionado e depois vaselina (ver foto acima). Neste treino levei ainda a camisola do STRESS, com a qual já corri diversas provas sem nunca ter tido problemas, para tentar minimizar possíveis ocorrências.
 

Nota: Descobri este produto no verão quando fui à farmácia comprar algo que protegesse os joelhos do meu mais pequeno que andava sempre a cair na brincadeira e os tinha todos esfolados. 

ATENÇÃO: Quando aplicado em feridas ainda sem crosta suficientemente rija tem tendência a arder, mas como diz o ditado: "O que arde, cura."

Ainda assim voltei a sangrar, mas desta vez muito menos, e apenas de um dos lados, mas isto apenas aconteceu por volta dos 14 kms, o que sem dúvida que também estaria relacionado com o facto de ainda não estar bem recuperado do treino de 5ª feira.
  
Como já devem ter calculado, esta situação causa-me alguma apreensão quando penso numa prova de 42 kms que me vai demorar qualquer coisa como 4h30m a 5h, senão mais, a percorrer.

Assim decidi colocar em prática uma ideia que já há algum tempo me anda a "saltitar" na moleirinha, e que vou experimentar nos próximos treinos para ver qual o resultado.

Como não posso dispor da protecção de um soutien, pensei em algo que pudesse proteger de forma semelhante, ou seja, que pudesse ser aplicado, ficasse fixo e fosse o elemento que sofresse a fricção da camisola, sendo essencial que tivesse uma óptima aderência, apesar da transpiração. Lembrei-me então daqueles adesivos brancos, em rolo e que são cortados à medida, utilizados por exemplo nos hospitais para segurar as agulhas aplicadas intra-venosamente (ex.: soro).

Assim passei pela farmácia e isto (ver foto abaixo) foi o que comprei e irei experimentar nos próximos treinos. Tenho fortes esperanças, ou melhor, acredito fortemente que o resultado irá ser bom e será uma boa alternativa para provas/treinos mais longos. 

 Nota: Rolo adesivo com uma faixa de reforço para maior protecção.

Prometo que depois relatarei o resultado desta experiência.

Todos aqueles que sofram deste problema, ou já tenham sofrido e tenham encontrado uma solução eficaz e duradura, entenda-se, para corridas de longas distâncias, estejam à vontade para partilharem as vossas experiências, ou darem conselhos.

Vamos ACABAR com a "LA MANCHA" !!!

10 comentários:

  1. Baton de cieiro resulta comigo, é uma questão de experimentar...
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Irei experimentar. Nesta fase estou por tudo. Costumo colocar vaselina mas tenho receio que para distâncias mais longas seja insuficiente.

      Eliminar
  2. Até me arrepiei quando vi a camisola :\ Isso deve doer... nem quero imaginar...
    Acho que esses "pensos" irão resultar... pois tb já ouvi falar que os homens colocam pensos rápidos para evitar tal acontecimento :\
    As melhoras... e espero que esses adesivos funcionem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando começa é apenas um pequeno ardor, que depois vai aumentando, aumentando, até que olhamos e já está: .... vermelho por todo o lado, mas depois parece que fica anestesiado e consegue-se suportar.... às vezes.

      Mas pior ainda, como diz o João, é o duche.

      Eliminar
  3. Sei bem o que é isso e o que é irmos tomar duche assim!!! Que dor!

    O que faço agora é colocar um adesivo. É chato a tirar por causa dos pelos mas depois habituamo-nos

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, o duche, o duche. Tanto que havia a gemer, desculpem, dizer.

      Pois é mesmo isso que eu pensei, passar a utilizar um adesivo e depois retirá-lo com jeitinho.

      Abraço e boas corridas.

      Fernando

      Eliminar
  4. Auch!! É tudo o que me ocorre dizer. :S
    Vejo muitos homens que usam pensos rápidos para evitar essa situação. Melhor que vaselina que já sabemos que ajuda, mas não impede a assadura por fricção, caso esta seja prolongada.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei investigar, ou melhor, testar, os pensos rápidos, da mesma maneira que o estou a fazer com o adesivo que comprei.

      Mas já descobri uns pequenos pormenores que dificultam a coisa. Brevemente direi os resultados.

      Eliminar
  5. Olá Fernando,
    Essa coisa doí que se farta, só me aconteceu uma vez, mas deu para ver que não é nada agradável.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e não é só enquanto corremos, mas também no duche (aqui é mesmo à séria) e dos dias seguintes.

      Também não me costumava acontecer, o problema é que quando aparece e estamos a treinar 2 a 3 vezes por semana é difícil fazer umtreino com isto já devidamente recuperado para evitar nova situação.

      A vaselina ajuda bastante, mas quero algo mais duradouro, pelo que estou a investigar, testar, a questão dos pensos rápidos, adesivos.

      Eliminar