segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Não tens tempo para correr??? ARRANJA !!! (2)

(Foto retirada da Internet)
O fim de semana passado afigurava-se complicado para arranjar tempo para treinar. 
No sábado era a natação de manhã, para toda a família, e à tarde levar o mais velho aos escuteiros e à catequese, entre outras coisas que era preciso fazer. 
No domingo de manhã, era outra vez a natação do mais velho, e depois ir às compras, ajudar nos trabalhos da escola, etc., etc., etc.

Pois bem quem quer correr, correr a sério, não pode arranjar desculpas e tem que arranjar tempo. Assim pensei numa estratégia que com algumas alterações, poucas permitiria fazer o treino longo previsto para o fim de semana, ainda que tivesse que o realizar no sábado, em vez de o fazer no domingo. O problema que se advinhava é que teria que fazer o treino longo no mesmo dia da aula de natação, mas logo se veria como as pernas iriam reagir.

Assim, o sábado começou com uma aula de natação e à tarde, quando fosse levar o miúdo aos escuteiros iria fazer o treino longo, já que só teria que o ir buscar 2h30m depois. A ideia era esta: enquanto ele estava nos escuteiros, eu tinha tempo para fazer o treino sem stress. 

Então de pois de o deixar nos escuteiros fui até ao parque da paz e começei o treino que tinha planeado: cerca de 1h30m e com algumas variações de ritmo, isto é, se as pernas o permitissem. Equipado com as meias de compressão e com 2 camisolas (a da Corrida do Tejo e uma de manga comprida, por cima da outra), lá comecei o treino no percurso que costumo fazer no Parque da Paz, em que cada volta tem 2 kms e na qual existe uma subida contínua de cerca de 500 mts. 


Desde muito cedo que percebi que não iria dar para fazer variações de ritmo, pelo que restava apenas concentrar-me no ritmo que estava a manter (um pouco acima dos 6 min) e tentar fazer 15 kms. À medida que o treino ia avançando fui percebendo que mantendo aquele ritmo as pernas seriam capazes de aguentar, pelo que lá fui fazendo volta atrás de volta, subida atrás de subida.

Ao terminar a 5ª volta (10 kms) decidi alterar o percurso e passar para a volta pequena, ao longo do lago, e que corresponde a 1 km.

O objectivo foi conseguido pois as pernas aguentaram os 15 kms e ainda os consegui fazer com menos 3 minutos (1h 33' 01'') face à ultima vez que os tinha feito em treino.

Mas eis que no final do treino tinha a camisola, ou melhor, as camisolas, ensanquentadas por causa da fricção, e lá teria que ir naquele estado buscar o miúdo aos escuteiros. (Nota: Da próxima vez que for treinar tenho que levar uma camisola sobressalente, pelo sim, pelo não).

Este é apenas mais um exemplo de que ........

..... SE NÃO TENS TEMPO PARA CORRER, ...... ARRANJA!!!

5 comentários:

  1. É esse o espirito....quando se quer muito, na maioria dos casos arranja-se forma de treinar.
    Abraço e continua a dar-lhe....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      tenho feito por isso e este fim de semana dei-lhe a sério, pelo menos para mim, pois fiz um treino de 18 kms (pela primeira vez em treino), distância esta que me marcou pelo aparecimento de caimbras numa meia maratona, e parece que desde então fiquei com um muro psicológico.

      Mas quer-me parecer que brevemente o vou derrubar. Em princípio no dia 8 de Dezembro onde vou regressar às meias maratonas.

      Abraço e boas corridas.

      Parabéns pela excelente prova no Porto.

      Eliminar
  2. Olá Fernando,

    Põe vaselina, nunca mais me enganam, nem que sejam só 5k.
    Por acaso nunca passou do raspão, mas doe-me durante vários dias, imagino como te deves sentir.
    Um abraço.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel,

      obrigado por mais um excelente conselho. Esta situação também não me passava de um raspão, até que à uns tempos atrás comprei uma camisola técnica de manga comprida da Kalenji que me fez sangrar mais. Pontualmente foi aparecendo e entretanto descobri a maravilhosa vaselina, mas por vezes, mesmo com vaselina, não consigo evitar que tal aconteça, sem ter ainda percebido muito bem a razão pela qual acontece (a camisola - nem sempre é a mesma; a temperatura - já aconteceu em dias frescos).

      Neste fim de semana utilizei vaselina e a tal camisola de manga comprida, se bem que com outra por baixo, e voltou a acontecer. Depois na 5ª feira ainda não completamente recuperado voltei a treinar, mas com a pressa esqueci-me da vaselina (BURRO!!!). Depois ontem foi dia de 18 kms e utilizei uma camisola que poucos problemas me tem dado, vaselina e ainda um penso líquido em forma de spray. Minimizou mas apareceu num dos lados a partir dos 10k, mas penso que por não estar ainda a 100%.

      Ando para aqui a magicar numa solução que brevemente vou apresentar para ver o que me podem dizer dela.

      Abraço e boas corridas

      Fernando

      Eliminar
  3. Gosto muito destes 'post' do "Não tens tempo para correr... Arranja".
    São exemplos reais de como se conjuga a vida familiar e não só com a componente desportiva. Acho que são testemunhos muito válidos e que podem servir de exemplo para dar ideias de como "contornar" as dificuldades para fazer um treino!
    Continua a treinar e a escrever!

    Boas corridas!

    ResponderEliminar