quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A MALDITA ........ essa Cabeça !!!

(Meia Maratona de Lisboa - 2007 .......e com mais 12 kgs)

Quero começar por pedir desculpa por este desabafo, pois se existe um post típico de desabafo, este é um deles.

Perdoem-me, mas a 3 dias de fazer a minha 6ª Meia Maratona tenho que deitar isto tudo cá para fora, tenho que despejar tudo, ou ainda vou dar em louco até lá.

Voçês podem pensar que indo eu fazer a Meia Maratona pela 6ª vez, já deveria saber o que me espera, e como tal, nervoso seria coisa que eu não deveria estar.

Engano. Pois se por 5 vezes tentei a Meia Maratona, apenas por uma vez a consegui completar sempre a correr, e mesmo essa acabei-a num estado lastimoso, muito parecido à da foto acima.

Algumas das tentativas, se não mesmo a maioria, ou até mesmo a sua totalidade foram autênticas loucuras, pois lançei-me sem uma preparação adequada e o resultado foi conseguir correr apenas 14, 16 ou 18 kms e fazer o resto a andar, terminando num estado miserável, cheio de caimbras. Uma delas cheguei mesmo a começar a correr a 50 mts da meta, na vã tentativa de cortar a meta a correr, e fui logo obrigado a parar com caimbras nas 2 pernas, ficando ali quase 2 minutos sem conseguir sair do sítio, nem para a frente, nem para trás.

Mesmo aquela que consegui fazer sempre a correr tive que ser assitido ao km 18 pois estava com caimbras.

Eu sei que desta vez a preparação foi feita como deve ser. Eu sei que fiz treinos de 15, de 16, de 17 e até mesmo de 18 kms e acabei bem, e que para fazer a prova é só mais um bocadinho assim.......
Eu sei que são receios infundados, mas o que querem, tenho um turbilhão de pensamentos na minha cabeça e o facto de nestas 2 últimas semanas apenas ter treinado ao fim de semana não ajuda nada.

Para vos dizer a verdade tenho medo de como vou reagir psicologicamente no dia quando estiver diante dela, diante dos 21 kms, pois não quero acabar como na foto. 

Quero acabar BEM.

Pronto, já despejei tudo.

Mas uma coisa vos posso garantir nesse dia: Desistir...... NUNCA !!!

12 comentários:

  1. Força!
    Desta vez vai correr tudo bem. Tenta não pensar demasiado, quanto mais pensamos pior.
    Treinaste para isto por isso vais ver que os resultados vão estar à vista :)
    Beijinhos e FORÇA para domingo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Isa.

    Eu tento arragar-me a isso mas as imagens que tenho na minha cabeça das provas anteriores não me deixam em paz.

    Neste momento a minha maior motivação é saber que já fiz um treino de 18 kms e que acabei em condições.

    Também o facto de ir correr com um colega que tem um ritmo parecido , fazendo com que possamos correr juntos, enquanto der, será uma força extra.

    Obrigado e bons treinos.

    ResponderEliminar
  3. Nada de desculpas. É muito salutar que um corredor que se auto-monitorize sinta dúvidas, hesitações e receios. É um excelente sinal, é sinal que estamos alerta e que palmilhamos cada quilómetro com extrema sensibilidade e auto-controlo (às vezes é tão automático que nem damos por ele).

    Da minha experiência, bem preparado ou não, as meias maratonas que me correram melhor foram aquelas em que fui um só com a prova e nas quais antes, durante e depois estive com atletas amigos, sempre num ambiente descontraido. Foi o caso da Meia Maratona Seaside de 2011, Meia Maratona de Lisboa 2013, Setúbal e Almada 2013. Não quer dizer que tenha feito grandes tempos em todas estas, mas foram as provas nas quais melhor me integrei no percurso, ambiente etc. Vai ser o caso também no próximo Domingo, tanto para mim como de certeza para ti. É só entrarmos no espirito da prova, ainda para mais o percurso é plano e tem algumas variações para lá do rectão junto ao Tejo.

    Abraço e boa prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio.

      Tenho tentado manter a cabeça sobre controlo (nem sempre é fácil) e no dia vou tentar vê-la como mais um treino, só que longo, sem exagerar, e aproveitar o ambiente da mesma.

      Abraço e boa prova.

      Eliminar
  4. Tem tudo para correr bem desta vez! Treino e, acabo de saber, ter uma companhia ao longo da prova. Ajuda muito!
    Fernando, faça a prova pensando que é um treino! Se o objectivo é acabar bem, deixe os tempos e os ritmos de lado, aproveite a vista que é magnífica, deleite-se com o rio e com a sol que irá iluminar a manhã de dia 8!
    Desfrute, aproveite, converse com quem passa... Quando der conta! Já lá chegou!

    Boa prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tentado encarar assim, mas estas horas antes da prova estão-me a gerar uma grande ansiedade.

      Eu sei que em longas distâncias tento-me focar e levar as coisas com calma, mas estes dias que antecedem a cabeça anda a mil.

      Obrigado pelo apoio.

      Eliminar
  5. Treinaste bem, logo aí está a grande diferença para todas as outras provas. Vai com calma, nada de exageros ao inicio, hidratar e comer, e ouve o teu corpo....tenho a certeza que vai correr bem.
    Força nisso. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio.

      No dia vou tentar fazer tudo "by the book" e tenho ensaiado algumas coisas nos treinos.

      O problema é manter a cabeça calma até la, mas com jeitinho a coisa há-de ir.

      Abraço e bons treinos.

      Eliminar
  6. A cabeça pode ser o nosso maior aliado, permitindo que ultrapassemos todos os nossos limites, como pode ser o nosso maior inimigo.
    Tenta visualizar uma imagem feliz a cortares a meta. Repete-a muitas vezes. Tenta estares sempre a lembrar-te dela.
    Foi isso que me fez derrubar o muro na minha estreia bem sucedida na Maratona. Com aquela imagem, tanta e tanta vez repetida na minha cabeça, de eu a entrar no estádio e a cortar a meta, não houve muro que me travasse!

    FORÇA para uma meia de sonho!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Sai dessa Fernando!! Estás mais que treinado e só tens é que ir descontraído e sobretudo DIVERTIR-TE à brava. Vasi ver que quando deres por isso, está a cruzar a meta e, muito importante, com um sorriso nos lábios. Abc, PPeres

    ResponderEliminar
  8. Desta vez não tem nada para dar errado!! Mas tudo para dar certo!!!
    O treino foi cmprido, seguiste-o á risca portanto nada a temer.
    Desta vez vais acabar de maneira diferente. E nós todos vamos ver isso quando colocares aqui estampada a tua felicidade!!! :D

    Força!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Desta vez vais terminar nas calmas.
    Começa como se fosse um treino e deixa-te ir conforme as pernas mandarem!
    Boa sorte para domingo!

    ResponderEliminar