quarta-feira, 2 de abril de 2014

3º Treino Corro, Logo Existo - A Crónica


Sábado - 29.03.2014

6h50m a.m.

Toca o relógio.

Lá fora está frio e adivinha-se uma manhã algo chuvosa. Está-se bem dentro da cama e não apetece nada levantar, quanto mais ir lá para fora correr ao frio. Mas os sonhos são assim mesmo, não caem do céu, e se os queremos concretizar temos que trabalhar por eles, e trabalhar arduamente.

Há já uma semana (por falta de tempo devido ao atribulado que foi esta última semana) que não faço um treino. Razão mais do que suficiente para acabar com as pieguices, pois passar mais um dia sem treinar está fora de questão.

A gestão do fim de semana obriga-me a ter que levantar a estas horas para treinar de manhã cedo.

7h30m - Hora de sair de casa, atravessar a ponte e ir para o local de início do treino - o Parque das Nações.

7h53m - Chegada ao Ponto de Encontro. Dava para perceber que o dia estava frio e ventoso, o que se iria sentir ainda mais junto ao rio. O céu dava a ideia de que poderia começar a chover. Nesse momento apercebo-me que não tinha levado a arma secreta para a chuva: não, não é o corta vento, mas sim o boné de pála, para poder puxar a pála bem para baixo e não levar com a chuva na cara.

Não faz malse chover, corre-se de peito feito e de cabeça bem levantada. Só custa até ter a cara molhada.

8h00m - Hora de tirar a foto de grupo antes de dar inácio ao treino. Desta vez não foi possível voltar a bater o recorde de alcançado no 2º Treino, mas conseguiu-se uma participação igual à do primeiro treino. Os participantes eram tantos que foi dificil decidir quem tiraria a foto de grupo, pelo que se recorreu à tão complexa técnica fotográfica da Selfie, mais conhecida em português por EU MESMO.

O meu ar sério deve-se à complexidade da técnica fotográfica utilizada, e talvez devido a estar um pouco ensonado e cheio de frio.

Era então hora de começar o treino que seguiu à risca o percurso que havia sido planeado, perfazendo um total de 11 kms (dados obtidos manualmente através da aplicação Ride with GPS - que saudades que eu já tenho do meu Garmin).


Como o grupo era pequeno (eu mesmo) deu para impor um ritmo bem lento nos 2 primeiros kms para aquecer bem os músculos, ritmo esse que depois foi aumentando gradualmente, nunca deixando de ser um ritmo confortável, pois o treino seria de 11 kms e já à uma semana que não treinava.

O percurso foi sempre junto ao rio na ida, utilizando os diversos passadiços existentes, quer em areão, quer em madeira, sendo que um deles (junto ao oceanário) parece-me estar já a precisar de alguma manutenção, pois não havia passada que eu desse que as tábuas não abanassem bem mais do que seria suposto.

Percebo que o Parque das Nações seja uma zona bonita para correr mas o piso do passeio junto ao rio (por trás do MEO Arena e até à Torre Vasco da Gama) não é dos melhores pois é constantemente interrompido por empedrado e é bastante irregular devido às raízes das árvores, pelo que a determinada altura a minha concentração era tal que ainda desconfiei que estivesse a fazer uma prova de trail sem o saber. Não sei se terá sido por causa deste tipo de piso, mas nos últimos dias tendo andado a sentir os músculos da perna, na zona da tíbia bastante tensos.

À medida que o treino ia decorrendo o frio desapareceu e também o sol começava a querer dar um pouco o ar da sua graça. A esta altura era já certo que não iria chover, ainda que estivesse um vento algo desagradável.


Ponte Vasco da Gama (cerca de 1 km antes do retorno)

Peço desculpa a todos os bloggers pelas poucas fotografias do treino, mas como já me têm dito a mim, os meus treinos é como se fossem provas, e tenho alguma dificuldade em parar para tirar fotografias. Parar, é como se não estivesse a treinar.

Junto aos viadutos da via rápida perto de sacavém era impossivel continuar sem inflectir para dentro, por causa do rio, e este seria o ponto de retorno, que agora não seria junto ao rio mas sim pela alameda dos oceanos, e sobretudo em piso de asfalto.

O treino terminou no local de partida com o tempo de 1:07'15'' utilizados para perfazer os 11 kms. Nada mau para um sábado de manhã, bem fresquinho.

Para o próximo sábado não existe o Treino Corro, Logo Existo, pois será dia de descanso uma vez que a orgazinação irá participar no dia seguinte na Corrida dos Sinos, em Mafra.

Sem comentários:

Enviar um comentário