quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Meia Maratona dos Descobrimentos

 
Depois de em 2013 ter participado na 1ª edição da Meia Maratona dos Descobrimentos, 07.12.2014 era o dia de ajustar contas com esta prova. Porquê ajustar contas?

Talvez por em 2013 ter tentado fazer esta prova em quase 2 horas (o que em 2014 viria a conseguir na Meia Maratona de Almada - 2h 05' 55''), e ter-me ficado por um inglório tempo de 2h 14', depois de ter dado o estouro aos 12 kms quando vinha com um tempo muito bom aos 10kms.

Talvez por ter acabado a prova com caimbras e ter estada quase 30 minutos para conseguir vestir umas calças e conseguir consduzir.

Talvez por saber que sendo uma prova bastante plana, seria fácil fazer um tempo melhor.

Era dia de levantar cedo, para tomar um pequeno almoço descansado e poder chegar cedo para estacionar com facilidade. O dia estava bem melhor do que no ano anterior, pois apesar de algum frio, não estava tanto frio como no ano passado e o sol despontava no céu, ao invés de estar encoberto e cheio de humidade.

Estes últimos momentos eram para aproveitar para falar um pouco, descontrair, visualizar a prova e tirar umas fotos.

  
José, Eu, Isaac e o Pedro (a minha escolta real) e o Manuel

Tiradas as fotos era tempo de partir, e manter um ritmo calmo, depois de ter aprendido a lição do ano passado onde apertei forte nos primeiros 10 kms e depois estourei. Ainda por cima a falta de treinos obrigava-me a ser cauteloso, pois o Ultra Trail da Arrábida , ainda que ajudasse, não seria um treino suficiente.

Eu e o Isaac .....

 ... que acabou por fazer a prova toda comigo!

Os primeiros kms foram feitos a um ritmo calmo, a uma média de cerca 6' 30'', com excepção do km 2 que era quase todo a descer, para não repetir o erro do ano anterior em que estourei aos 10 kms. 

Perto do km 4 juntou-se a mim e ao Isaac o Pedro e mantivémo-nos sempre juntos até ao fim. O Pedro que não queria imprimir um ritmo forte, o Isaac que tinha dito que iria comigo até ao fim e eu que sabia que não podia asneirar, pois o pouco treino nos meses anterior não me permitiria entrar em grandes aventuras.

O 2º terço da prova foi feito um pouco mais rápido (cerca de 6' 10'') pois estava a sentir-me bem, mas não queria acelerar muito, pois a falta de treino assim o aconselhava. Os kms 15 a 17 foram mais lentos, mas o pior veio a seguir onde as pernas começaram a ceder.

No entanto não me podia queixar pois tinha uma escolta de luxo, que nem mesmo nos meus kms mais lentos me deixou para trás e sempre me apoiou e me deu forças para que eu não desistisse.

E assim foi, devagar lá fui percorrendo os últimos kms, tendo mesmo que andar algumas centenas de mts, mas sempre voltando a correr.

Faltavam menos de 2 kms quando uma réstia de energia fez com que conseguisse acelerar durante umas centenas de mts, e nesse momento eis que ouço "Vê lá se não cortas a meta sem ser ao pé de nós!".

Claro que não!!! Nem nunca tal me passou pela cabeça. Estava apenas a tentar forçar um pouco mais as pernas, a tentar esquecer aquele sofrimento e de chegar à meta de forma digna.

E assim foi, 2h 19' 11'', longe do meu tempo do ano anterior que foi de cerca de 2' 14', mas desenganem-se aqueles que pensem que este ano me correu pior, pois não foi assim. No ano passado ainda que tenha feito menos 5 minutos a primeira parte foi muito mais rápida, o que levou a uma enorme quebra no fim e a um sofrimento bem pior, o que foi fácil de ver pelas caimbras no fim da prova.

Não fiz um tempo melhor, é certo, mas foi uma provva bem mais regular e com muito menos sofrimento, e acima de tudo na excelente companhia de dois colegas que estiveram comigo do início ao fim, embora eu não seja um grande conversador enquanto corro.

2 comentários:

  1. Muito bem, Fernando! O que interessam os tempos?
    Bjs para ti e para o Isac!

    ResponderEliminar
  2. Fernando se correste melhor, mais feliz e em boa companhia, que mais podes pedir? :)
    Gostámos de te rever nesta e em Cascais.
    Força para a maratona! Tu vais conseguir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar