sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ultra Trail da Arrábida (14,5 kms) ... at Last

   
16 de novembro de 2014 foi o dia em que me estreei oficialmente numa prova de trail.

Já tinha participado numa prova que teve também um cheirinho a trail (A Espírito de Aliança, Ex- "Linhas de Torres 200 anos - 100 kms", e treinado naquilo que se pode chamar de trail, mas esta iria ser a minha estreia oficial.
Apesar de me estrear no Arrábida Ultra Trail, ia fazê-lo na distância mais curta, ou seja 14,5 kms. 

A prova não seria muito longe de casa (cerca de 50 kms) mas havia que acordar cedo para poder tomarum pequeno almoço descansado e preparar todo o equipamento e garantir que não me esqueceria de nada.

Às 8h estava em Setubal, ponto de encontro com o Miguel, o Manuel, o Paulo e o Pedro. Era tempo de iremos num carro só para Palmela, rumo ao castelo da partida da prova.

Levantados os dorsais era tempo de descontrair uns últimos minutos, comer o último cubo de marmelada e a última barra de cereais. Era tempo de nos dirigirmos para a linha de partida, ativar o chip e aguardar pelo tão esperado momento.

Mas antes disso, tempo para uma foto de grupo no cimo do Castelo de Palmela.

  
Eu, o Manuel, o Pedro e o Miguel

Na zona de partida, nos últimos momentos era tempo de me concentrar no que tinha estudado da prova, da sua altimetria, de como planeara abordá-la, e aproveitar para descontrair um pouco.

  
Eu, o Miguel e o Manuel

Chegada a hora, e soado o tiro de partida era altura de partir rumo a Setúbal. Os primeiros 2 a 3 kms foram sempre a descer, até que encontrámos a primeira parede. Sim era uma parede pois existiam algumas rampas de 30%. Mas para além da dificuldade da subida era ainda preciso ter em consideração que estava a correr com sapatilhas de estrada e que em algumas parte o terreno estava escorregadio.

Mas alguns kms depois de estar a subir e de chegar às antenas retransmissoras era altura de olhar para o horizonte e maravilhar-me com a paisagem.

No cimo do monte com uma paisagem brutal sobre Setúbal

Depois foi uma sequência de subidas e descidas, em estradões, em singke tracks, em piso seco, em piso mais escorregadio, à sombra das àrvores ou sobre o despontar de alguns raios de sol, e de vez em quando, lá vinha mais uma parede.

Parede acima, lá vamos nós .......

Parar e olhar para trás para ver o que tinha subido!

Depois era tempo de por as pernas a trabalhar e começar a correr quando o terreno assim o permitia e aproveitar o recuperar de forças que a paragem permitiu, correndo ao longo da belíssima Serra da Arrábida.



Mas... eis senão quando surgiu o momento mais marcante da prova. Depois de entrarmos num troço de estrada de terra batida com algumas poças que nos obrigavam a correr pela berma eis que aparece uma poça de cerca de 10 mts de comprimento, a toda a largura da estrada, sem hipótese de a contornarmos. 

Assim, nada mais restava a fazer do que por os pés lá dentro e atravessá-la. Depois de 3 passos dentro da lama, eis senão quando um dos pés escorregou e tive o meu momento Danoninho, ou seja, faltou um bocadinho assim para me estatelar ao comprido no chão e ficar todo castanho. 

Mas ... lá me safei, e pouco depois era quase sempre a descer até Setúbal e apesar de no último km começar a sentir uns pequeninos ameaços de caimbras, senti-me feliz, muito feliz.


Tenho que treinar melhor as selfies, fico sempre de trombas!

O tempo esse foi de 2h 07' 09'', o que nem considero ser muito mau dada a dificuldade da prova.

Por fim fui surpreendido com a possibilidade de termos direito a almoço: uma sopa quentinha, um prato de massa com atum, salada, sobremesa. Muito Bom !!!

Sem dúvida uma experiência única, e conto voltar outras vezes ao trail e outra vez a esta prova.



O estado das minhas sapatilhas no fim da prova .....

... agora prontas para mais treinos e mais provas.

5 comentários:

  1. Ena converteu-se!!!!
    Já estamos todos a virar uns trialistas não tarda eheheheh :D
    Gosto disto!!
    :P
    Excelente prova!!

    Parabéns!!!
    Qual é a próxima mesmo!?
    :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela estreia! Não sei se sentiste isso, mas eu sinto que no trail o espirito de entre-ajuda é mais visivel... Nem que seja pelas sopinhas e leitões no final das provas heheh :P


    7:00 am Blog

    ResponderEliminar
  3. Olha que voltou! Ainda bem!
    "senti-me feliz, muito feliz." e depois essa selfie...ahahaha
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Está tudo lá Fernando!! Parabéns!
    Feliz pelo teu repgresso, acima de tudo!
    Agora tens mesmo de treinar as selfies!! Deus m'a livre! Que cara...

    ResponderEliminar
  5. Não tenhas medo da lama... dizem que faz bem à pele! :)


    Abraço

    ResponderEliminar