quinta-feira, 27 de março de 2014

Back to basics !


E enquanto o meu querido Garmin se encontra no estaleiro, é tempo de voltar aos "basics", ou seja, ir buscar o meu "velhinho" relógio desportivo com banda cardíaca para fazer os meus treinos e mesmo provas, pois desconfio que na Corrida dos Sinos ainda não vou ter o Garmin.

Assim resta-me o meu "oldie" para cronometrar os treinos e ir vendo de tempos a tempos, durante o treino ou a corrida, qual o ritmo cardíaco, já que este não guarda histórico como o Garmin. 

O ritmo médio das provas/treinos esse é calculado manualmente (sem tempos ao km) com recurso ao tempo cronometrado e à distância obtida com recurso ao site Ride with GPS.

Mas pensando bem, isso não interessa nada, pois o mais importante continua a ser treinar as pernas e para isso basta apenas correr.

P.S. - Olhando para a fotografia acima reparo que o meu "oldie" vai envelhecendo como o seu dono, pois se o dono vai ficando mais careca, o "oldie" acho que não lhe fica atrás.

6 comentários:

  1. As provas têm todas marcações ao km, faz "laps" cada vez que passas por uma. Foi assim que controlei os meus tempos ao km durante muitos anos! Aliás, penso que na próxima maratona que fizer vou optar por esse método, em Sevilha como a distancia do Garmim foi de 42.7km, a média ao km não correspondia à real, quando se está a apontar para um tempo especifico isso pode ser muito importante. 500m a 5 ao km são 2m30s.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela dica. Vou experimentar quando voltar a ter o Garmin, pois este relógio é tão básico que nem "laps" tem. A solução tem sido fazer contas mentais para controlar, ou seja, 1º km aos 6', logo tenho que passar no 2º aos 11',45,..... 2º km em 11'45''. logo tenho que passar no 3º aos 17' 05'', ...... e por aí fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já vi muito pessoal com um cábula. Levam uma papelinho plastificado com os tempos de passagem a cada km, também é muito eficaz e era muito utilizado antes da massificação dos pulsómetros.

      Eliminar
    2. Já vi essas bandas que se podem levar no pulso e até já as tinha impressas com o tempo de 4h30m e 5h00m para a maratona e de 2h00 e 2h15m para a Meia, e não tivesse comprado o Garmin iria utilizá-las nas meias, nos longões (25 ou mais) e na própria maratona.

      Ainda assim com o Garmin, a sua utilização na maratona não está totalmente posta de parte.

      Eliminar
  3. Se ao fim de 30 dias não te resolverem o problema, tens direito a um novo = ao que entregaste, ou ao valor dele (se não tiverem mais nenhum). A mim ainda não me aconteceu, mas um amigo meu já o fez por duas vezes (Decathlon, e com um Garmin 110)....no caso dele, embaciavam muito....à 3ª foi de vez, parece que este agora está bem vedado....
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Agora que tenho um Garmin também já acho estranho correr sem recurso a todas essas coisas. Mas a verdade é que correr sem sabermos o ritmo, os kms ou mesmo o tempo pode ser muito benéfico. Acabamos por "ouvir" melhor o corpo. De vez em quando ainda saio para a rua sem relógio e é uma sensação de liberdade enorme correr até onde bem nos apetecer sem pensarmos "vou correr x ou y" ou "vou tentar correr ao ritmo x ou y".

    Nunca fui à Corrida dos Sinos e com muita pena minha ainda não será este ano pois irei aos Trilhos de Almourol. Fica para uma próxima vez.

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar