quarta-feira, 12 de março de 2014

Corrida das Lezírias - 15 kms e .... picos (15,5 kms)



Foto cedida gentilmente pelo Luis

Este domingo, 09.03.2014 corri pela primeira vez correu-se a Prova das Lezírias, que começa em Vila Franca de Xira, atravessa o Rio Tejo pela Ponte Marechal Carmona e entra nos estadões de terra batida da lezíria ribatejana. O retorno é efetuado pelo mesmo percurso da ida, o que apesar de poder ser um pouco monótono, e existir o efeito psicológico do "ainda temos que voltar", permite que os atletas passem uns pelos outros e possamos motivar todos aqueles que conhecemos. 

Tinha agendado fazer esta prova com o objetivo de bater o meu recorde pessoal aos 15 kms (1:45' 49'') que já tinha cerca de 5 anos. Não quer isto dizer que eu não tivesse evoluido ao longo deste tempo todo, mas apenas que nos últimos tempos não tenho efetuado provas de 15 kms. Normalmente ou fazia provas de 10 kms, ou atirava-me diretamente de cabeça para as Meia Maratonas o cruzamento entre os atletas e a 15,5 kms na lezíria ribatejana. Recentemente tinha conseguido fazer 1:28'49'' num treino de 15 kms, pelo que este seria o tempo a bater nesta prova.

Mas, eis senão quando, cerca de 1 semana antes da prova venho a descobrir que este ano a distância iria ser de 15,5 kms, em vez dos tradicionais 15 kms. 

Quer-me cá parecer que anda para aí uma moda de aumentar as corridas, seja no preço, seja na distância (talvez para tornar o custo unitário do km mais barato). Primeiro foram os 21 kms de Cascais, em vez dos 20 kms, agora são 15,5 kms em vez de 15 kms. Voçês querem ver que quando eu for tentar a Maratona, em outubro deste ano, em vez dos 42,195 kms vou ter que correr 43,768 kms. 

Andará esta gente a calcular a distância das provas com a inclusão de um qualquer fator de sustentabilidade??

Nota: Quero no entanto fazer a ressalva que no caso da Corrida das Lezírias (ao contrário do que aconteceu em Cascais), a distância de 15,5 Kms foi anunciada previamente, pelo que todos os corredores estavam de sobreaviso de forma a gerir a prova. No entanto, para efeitos dos meus tempos considerei o tempo que o meu Garmin marcou aos 15 kms, de forma a ser comparável.

A semana anterior havia corrido bem pois o meu recorde pessoal de 1:45'49'' havia sido dizimado no Treino com a Typhany e passara a ser de 1:28'49''. Apesar deste tempo ter sido obtido num treino, este seria o tempo a bater nas Lezírias, à passagem pelo km 15.

Porém 3 dias antes as coisas complixaram-se e apanhei uma constipação que me dificultou o respirar e quase que colocou em risco a minha participação na prova. Ainda assim decidi ir, sabendo que muito provavelmente, mesmo batendo o meu recorde pessoal em prova, não iria fazer melhor que na semana anterior, mas iria fazer o melhor que conseguisse.

Queria chegar a Vila Franca de Xira pelas 8h para conseguir estacionar, mas atrasei-me e cheguei por volta das 9h. Como devem calcular foi um filme para estacionar. Lá fui andando para o interior de Vila Franca e ao pé da esquadra da PSP lá consegui estacionar. Era então tempo de ir para o ponto de encontro para tirar a foto da praxe. Quando já ia a meio caminho lembrei-me que me tinha esquecido do dorsal e do ship no carro.

Isto está a correr bem! Lá voltei ao carro e depois era altura de fazer um aquecimento até ao ponto de encontro, pois já estava atrasado. Mesmo assim cheguei a tempo de me tirarem a foto, e de tirarmos algumas fotos juntos.


 EU

Aproveitámos o tempo que restou para falarmos de como iríamos abordar a corrida e eu deixei logo claro que iria fazer uma prova de trás para a frente, partindo mais devagar, para poder gerir o esforço e não estourar como me aconteceu na Meia dos Descobrimentos. Depois foi tempo de ir cumprimentar o João Lima e de dar uma palavra de incentivo à sua afilhada Marta, para que conseguisse atingir o objetivo a que se tinha proposto (1h40m).

Altura para ir para a zona de partida, mas ainda havia tempo para tirar mais uma foto. Desta vez uma Selfie. 

José, Isaac e EU

Por volta das 10h era dada a partida e iria fazer os primeiros kms devagar (pouco acima dos 6' ao km).

ERRADO !!!!

O primeiro Km foi em 5'36'' pelo que ao começar a subir a Ponte comecei a abrandar, fazendo o km 2 em 5'45'', de forma a gerir o esforço. Ao terminar a passagem da ponte, e alguns metros mais à frente entrava-se nos estradões de terra batida ao longo da lezíria ribatejana. Nessa altura avistei um colega meu que me tirou uma foto e conseguiu o feito de me tirar a única foto que tenho a correr e a rir, contrariamente a algumas pessoas que conseguem ficar sempre a rir nas fotos de corrida, mesmo quando sprintam para a meta.


No estradão de terra batida fui gerindo a prova tentando manter um ritmo mais ou menos certo e até ao km 9 consegui manter um ritmo médio acumulado de 5' 41'', altura em que abrandei um pouco para fazer a subida final.

Ao km 11 fui ultrapassado pela Isa e pelo Vitor, e começo a notar aqui uma tendência, pois é a 2ª vez que eles me ultrapassam a 2/3 da prova. Daí para a frente abrandei um pouco até começar a subir para a ponte, onde o ritmo foi necessariamente um pouco mais lento, mas terminada a subida ainda deu para recuperar um pouco do tempo perdido até à meta tendo terminado com o tempo de 1h30' 38''.

No entanto a prova tinha uma distância de 15,5 Kms. Mas de acordo com o meu Garmin, o tempo aos 15 kms foi de 1h26' 43'', o que não só dizimou o meu recorde pessoal, já com 5 anos, como mesmo constipado fiz menos 2 minutos que no treino do fim de semana passado.

Quanto à prova em si, é uma prova bastante bonita e que foi muito bem organizada pela Xistarca, da qual apenas tenho a referir o tamanho das garrafas nos abastecimentos (garrafas de 0,75 cl), o que era incomodativo para levar a garrafa, obrigando a que a deitassémos fora, não pudendo beber assim entre abastecimentos.

Não acreditam que nas fotos que tenho a correr, nunca estou a rir. Ora vejam lá !!!!


4 comentários:

  1. Fernando, muitos parabéns!! A evolução já começa a dar sinais! E creio que ao terminares a prova confiante também ajuda a que os próximos treinos e provas tenham tudo para serem comparados a subidas de montanha: é sempre a dar-lhe!!
    Força e continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Boa prova...sinal de evolução. Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Conseguiste melhorar o teu tempo aos 15 km! Excelente!
    Continuação de boas corridas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo novo record!!!
    Tive bastante pena de não ter participado, pois sei bem o que as Lezírias nos oferecem... Já fiz a prova várias vezes e também uns bons treinos longos por aqueles estradões de terra. É óptimo para isso. Convém é não desafiarmos os touros que encontramos...

    ResponderEliminar