domingo, 2 de março de 2014

Os meus 15 kms com a Typhany


Depois de uma semana fraquinha em treinos (8 kms na segunda e 3,4 kms acelerados na passada 4ª feira) ontem, sábado era dia de fazer um treino como deve ser e um teste final para a Corrida das Lezírias. 

Pois bem o local seleccionado foi o Parque da Paz (Almada) onde iria fazer 7 voltas grandes (2 kms cada), sendo que em cada uma das voltas existe uma subida de 500 mts,  e mais uma volta pequena (1 km, esta essencialmente plana, de forma a perfazer os 15 kms.
 




Este treino iria ser feito na companhia da Typhany, e a primeira volta de 2 kms feita em ritmo de aquecimento (6' 22'' no 1º Km, que tinha a rampa e 5' 40'' no 2º km). Foi uma volta feita a bom ritmo, especialmente na subida em que as pernas estavam soltas e levezinhas. Esta volta deu para perceber que a Typhany iria aguentar os 15 kms.

Volta após volta senti que conseguia aquentar o ritmo e que mesmo as rampas as conseguia atacar mantendo de certa forma o ritmo, sem grandes quebras.

 
Por volta do 8ºkm parei, ou melhor andei uns metros para tomar o gel da Gold Nutrition e beber um pouco de água no bebedouro do parque. Mal terminei voltei de imediato ao treino para concluir as 7 voltas grandes e para grande espanto meu não passei o tempo a pensar em quantas voltas ainda faltavam para me motivar a continuar. As pernas continhuavam leves e as rampas eram atacadas com facilidade tal, que até eu me surpreendi, e me lembrei do que havia sofrido na S. Silvestre de Lisboa.

A esta altura era já certo que a Typhany iria aguentar todos os 15 kms, pois tinha-se mantido firme ao meu lado ao longo dos primeiros 8 kms, ora ao meu lado, ora de frente, ora atrás. 

Apenas na última subida (já no km 12) sentia as pernas ligeiramente pesadas e aliviei o ritmo, mas sabia que o treino estava a correr bem e que iria terminar os 15 kms com um bom tempo e confortável. E assim foi, depois da subida final foi apenas recuperar para fazer a volta final ao lago e concluir os 15 kms.

Este treino era o teste final para a Corrida das Lezírias e foi um treino muito bom, e com um bom tempo que permite antever uma boa prova. Daqui a 8 dias logo veremos.

Mas antes de terminar queria ainda apresentar-vos a Typhany, para aqueles que ainda não a conheçam:

Eu e a Typhany

Ainda não a descobriram ????

Pois bem se há coisa de 3 a 4 semanas tivémos a Stephany, este fim de semana foi a vez da Typhany (pelo menos foi assim que a baptizei) e ela esteve sempre comigo ao longo dos 15 kms, ora soprando de frente, ora de lado, ora de trás, e a atirar-me com água para os olhos.  

Ainda que a Typhany não tenha um carácter tão vincado como a Stephany, e o vento não fosse tão forte, era no mínimo incomodativo, especialmente quando soprava de frente. Antevendo a sua companhia fui prevenido com um boné de pála, para não levar com tanta água na cara.

A Typhany (de frente)

 A Typhany de Perfil (direito)

A Typhany de perfil (Esquerdo)

4 comentários:

  1. Gostei de conhecer a Typhany e ainda bem que nao levei com ela... bastou-me apanhar um susto com a Stephanie!!! :D

    Gostei especialmente da beleza do gráfico de altimetria... bem certinho eeheheh

    Esta semana também vou treinar em subidas e calculo que as faça amanhã.... sim porque apesar de no Domingo ser maioritariamente plano, temos a ponto com uma "ligeira" inclinação :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ahahah muito boas as fotos da typhany. Será que não tirou um selfie?

    ResponderEliminar
  3. Tirando as duas passagens pela ponte, como já disse a Marta, as Lezírias é das provas mais planas que pode haver, por isso terás uma boa prestação, de certeza!
    Continuação de bons treinos, com a Typhany ou sem ela! :)

    ResponderEliminar
  4. ah ah ah..primeiro pensei que fosse uma cadela, depois uma amiga e quando vi a 1ª foto: é uma amiga imaginária!! :) E podia muito bem ser tendo em conta as tácticas que se tem de inventar para nos entretermos a correr sozinhos :)

    nota: tantos e bons treinos fiz nesse Parque da Paz... saudades...Bem, agora tenho outros lugares, mas que esse Parque e esses tempos me deixam saudades, deixam!

    ResponderEliminar