quinta-feira, 3 de abril de 2014

3º Treino Conjunto - Meia Maratona de Almada



Este bem poderia ser um post do tipo "Se não tens tempo para correr.... ARRANJA!!!".

Depois de uma semana sem treinar devido à falta de disponibilidade de tempo, e que apenas foi salva por um treino de 11 kms no Parque das Nações, esta semana havia que arranjar tempo para treinar, desse lá por onde desse.

Assim decidi ir ao 3º Treino conjunto da Meia Maratona de Almada, que decorreu ontem às 19h30m.

Para para o conseguir a ginástica foi imensa. 

Sair do trabalho às 18h. Chegar a casa e trocar de roupa. Levar o miúdo ao karaté. Sair a correr em direção ao local de início do treino, como uma espécie de aquecimento. Fazer parte do treino conjunto (pois não teria tempo para o fazer na totalidade), siando de forma a que conseguisse a correr chegar a horas de ir buscar o miudo ao karaté.

Ainda assim deu para fazer uma corridinha de 6,3 kms (1,4 de aquecimento e 4,9 de treino). 

O treino foi dividido em 2 grupos. Um mais rápido que andaria na ordem dos 5'20'', e outro mais lento na ordem dos 6'00''. Comecei no grupo mais lento, mas passados cerca de 900 mts decidi arriscar e tentar fazer a transição para o grupo da frente. Demorei uns bons 800 mts a consegui-lo, mas senti-me bem, como aqueles atletas que em prova saem de um grupo para o da frente.

O treino seguiu em direção ao Parque da Paz, onde iria decorrer na sua quase totalidade, entrando no parque pela ciclovia, e virando à direita de forma a contornar o lago. Passados 300 mts começaca a subida de cerca de 500 mts, onde sempre alimentei a esperança que aquela malta abrandasse um pouco na subida, pelo menos é isso que costumo fazer. Mas tal não aconteceu e tive que me aguentar, e no último terço da subida o esforço foi grande podem crer. O esforço foi tal que quando o terreno endireitou atrasei-se um pouco para recuperar.

Mais à frente consegui recolar mas não voltou a faltar muito (1 km) para que descolasse novamente. Dessa vez não tentei recolar, mas sim manter a distância até porque estava quase na hora de sair e ainda teria uma subida grande à minha espera no regresso ao pavilhão.

No geral foi um treino muito bom, e tudo farei para estar presente no próximo.

7 comentários:

  1. Como te compreendo....podia escrever um livro sobro fazer "ginástica" para arranjar tempo para poder treinar. Pareceu-me um bom treino....andares um pouco acima do normal, obrigar-te a sair da tua zona de conforto...isso traduz-se em melhoria no futuro, isto se lhe deres continuidade...se tivesses possibilidade de participar em mais treinos deste tipo seria o ideal.Há que colocar o coração a bater mais forte para ganhar ritmo e resistência. Isso de treinar com pessoal mais rápido tb traz maior confiança em nós mesmos....parte-nos todos, mas ficamos a ver que afinal tb somos capazes.
    Dou-te um exemplo concreto....na S.Silvestre do Porto de Dezembro passado, fiz um tempo espectacular para o meu nível (40,56min aos 10km)...quem conhece o percurso sabe o duro que é, subidas e descidas, paralelos...mesmo assim fiquei muito perto do meu RP e sem ter treinado para isso...como foi possível? Um amigo meu, muito mais rápido do que eu, lembrou-se logo após o tiro de partida, de ficar comigo e começou a puxar-me...e eu fui indo, fui indo e aguentei (quase) até ao fim...se fosse "sozinho", nunca na vida pq a minha mente começava a refrear-me.
    Aquele abraço e vê lá se começas a colocar km nessas pernas...olha que meio ano passa a voar :)

    ResponderEliminar
  2. Estou com o Carlos e contigo, também faço essa ginástica para correr todos os dias! Olha, ainda ontem me equipei na obra, fiz o treino na zona e depois é que fui para casa, bem a tempo de ir buscar a miúda à creche! Já experimentaste a correr de manhã? TrÊs dias por semana corro Às 6:30, só custa a primeira semana, rapidamente te habituas! Tem o beneficio de passares o resto do dia com a sensação de dever cumprido.

    Ah, já estou inscrito na meia de Almada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal somos muitos com o mesmo "problema"....é bom saber que não sou uma ave rara neste aspecto :)
      Pois...eu tb ando a treinar de madrugada...2 ou 3 x por semana por volta das 6h...ainda ontem fiz um treino de series a essa hora....fonix....se já custa normalmente, então logo de manhãzinha vai lá vai....mas é exactamente como descreves...a sensação do dever cumprido durante o resto do dia é impagável.
      Abraço e bons treinos pessoal

      Eliminar
  3. Em teoria não tenho nada contra os treinos de manhã cedo, porém na prática já é mais complicado: levanto-me às 6h45 para às 7h25 estar a sair de casa e a deixar os miúdos na escola às 7h35. Assim ou os treinos seriam muito curtos e feitos "a correr", ou teria que me levantar quase às 5h da manhã.

    Assim tenho optado por os encaixar durante as aulas de karaté ou ao fim de semana, da parte da tarde, enquanto está nos escuteiros.

    Nestes últimos tempos, como tenho tido formação ao sábado de manhã fui fazendo alguns treinos entre as 8h e as 9h, mas ter que levantar às 5h já é um pouco pior.

    Carlos: A minha média semanl desde o início do ano está em 20 kms/semana (existindo algumas semanas perto dos 30 kms), o que deve ter também em conta o mau tempo que por aí também tem andado. Será sobretudo a partir de agora que os kms vão aumentar, rumo à maratona.

    Abraço e continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Eu até nem me posso queixar muito de disponibilidade para treinar... mas compreendo que para muitas pessoas é difícil conciliar os putos, com o trabalho e outras responsabilidades e afazeres. Bem oiço as histórias de amigos meus. Mas olha, no dia em que inventarem uma modalidade do tipo de duatlo, "Entrega puto no karate + corrida de 6 kms" estás na linha da frente! :)
    No ano passado participei num desses treinos, na caparica, e o andamento do pelotão da frente estava vivo... pelos vistos muito mais rápido que os 5'20 deste ano. Terminámos o treino na casa dos 4:20... mas houve por ali uns picanços entre a malta que ia a puxar e quem aguentou, foi atrás enquanto pôde!
    O ano passado fui aos treinos e não fui à prova... este ano estou a inverter a situação!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que o primeiro grupo fosse para correr no ritmo de 5'20, os 2 primeiros kms foram em 5'13 e cerca de 5'. Os seguintes já não sei dizer pois o meu tempo foi mais lento (despeguei do grupo) e não terminei o treino até ao fim.

      Se houver na próxima 4ª devo lá estar outra vez e desta vez para fazer até ao fim.

      Bons treinos.

      Eliminar
  5. É verdade temos que arranjar tempo para correr. O vicio é grande e a vida quotidiana é muito agitada mas para matar o vicio o pessoal arranja sempre um tempinho.
    Companheiro Fernando agora virei aqui mais vezes ler o teu blog.
    Abraço e muitos e bons klms

    ResponderEliminar