quarta-feira, 30 de abril de 2014

4ª Treino Corro, Logo Existo - A Crónica


No feriado do 25 de Abril foi dia do 4º Treino Corro, Logo Existo. Este treino estava agendado para o Parque da Paz, entre as 9h e as 10h, para fazer uma hora de corrida em ritmo lento, cerca de 6 minutos ao km, ou seja, mais ou menos 10 kms a um ritmo confortável, de forma a permitir rolar as pernas para a prova deste fim de semana passado, a Meia Maratona de Almada.

À hora marcada estava no ponto de encontro para fazer o treino mas nesse dia não foi possível reunir mais ninguém para o treino marcado para o Parque da Paz, pelo que a foto reflete o conjunto de sapatilhas que o realizou: eu mesmo.

Bem, quer dizer, não foi bem assim. Enquanto aguardava no ponto de encontro marcado para o treino encontrei um amigo que costuma correr regularmente no Parque da Paz e na zona envolvente e ficámos ali a conversar um pouco, até cerca das 9h15m, enquanto aguardávamos por mais atletas para os respetivos treinos.

Às 9h15m como ainda não tinha aparecido ninguém para o Treino Corro, Logo Existo perguntei se me podia "colar" ao outro grupo e qual era a estimativa de andamento deles, já que eu ia apenas rolar. A resposta foi que o andamenteo seria à volta dos 6' ao km, durante cerca de 1h, o que estava em linha com o que eu planeara.

Assim sendo lá me juntei ao grupo de cerca de 8 a 10 atletas (não sei precisar ao certo, pois depois de começar foram-se juntando mais alguns) do CAAPP e começámos por fazer 3 voltas ao lago do Parque da Paz (cerca de 1 km cada volta). Depois o treino seguiria em direção a Cacilhas e subiria para Almada, por forma a testarmos a subida que iríamos encontrar na Meia Maratona de Almada, e regressaríamos, desta vez a descer, até ao Parque da Paz.

O primeiro km foi corrido a 6' 10'' ao km, tendo o ritmo aumentado logo de seguida pois o 2º km foi feito em 5' 35''. Daí para a frente o ritmo começou a ficar infernal (pelo menos para mim, que em prova e em plano corro a 5' 40''), pois os kms segguintes foram feitos entre os 5'15 e os 5' 20''.

Ao entrarmos em circuito citadino, o que aconteceu ao fim do 3º km (depois de 3 voltas ao lago) agrupámo-nos 2 a 2 e com o passar dos kms foram-se registando alguns intervalos que resultavam essencialmente das diferenças de ritmo que se iam registando, ainda que estas diferenças não fossem muito grandes. Como devem estar a adivinhar eu fechava o grupo, atrasado já alguns metros, mas ainda assim ia fazendo o esforço para não perder terreno, para o que muito contribuiu o companheiro que foi comigo. Notava-se perfeitamente que ele ia abaixo do seu ritmo apenas para me trazer e não me deixar ficar para trás.

Chegados a Cacilhas, por altura do km 6, começámos a subida para Almada e aí a diferença foi brutal pois ao fim de 100 mts tive que tirar o pé do acelerador. O meu companheiro continuava a correr abaixo do ritmo dele para esperar por mim e me levar com ele, mas óbvio estava à vista: eu não seria capaz de aguentar aquele ritmo, por muito que tentasse. Assim, apenas me restou a opção de dizer-lhe para seguir que eu não conseguia acompanhar, e que dalí para a frente iria fazer (isso não estava em questão) o resto da subida, mas ao meu ritmo.

E assim foi. Pouco a pouco fui ficando para trás, e fui encontrando o meu ritmo e regularizando a minha respiração. Este era um teste para o que iria acontecer no domingo na Meia Maratona. A meio da subida já o meu companheiro havia alcançado os restantes membros sendo agora eu o único que ficara para trás, mas isso não interessava nada.

Concentrei-me na subida, concentrei-me na respiração, concentrei-me no ritmo, concentrei-me nas pernas e apenas tentei minimizar a distância perdida. Ainda assim o km mais lento ao longo da subida foi de 6' 27'' ao km, o que foi muito bom para mim, e melhor ainda se considerar o ritmo frenético que marcou o início deste treino.

Chegado ao cimo da subida de Almada era tempo de descer para o Parque da Paz e aproveitar a descida para recuperar. Claro está que a descer todos os santos ajudam pelo que o ritmo aumentou e o último km foi mesmo feito em 5' 15''.

No total foram 10 kms de treino em 56' 05'', o que foi praticamente uma prova, se tivermos em consideração que o meu melhor tempo aos 10 kms é de 54' 21'' e num percurso plano, contrariamente a este que tinha uma subida de cerca de 2 kms.

Quero crer que este treino teve alguma responsabilidade no tempo que fiz este fim de semana na Meia Maratona.

.... e no fim, aquando da foto de final de treino, até que tinha um ar bem desafogado para um treino de tal intensidade.




1 comentário:

  1. Algo que me diz que na próxima prova de 10km vais ser sub50, mas de certeza! eheh Aquela subida é lixadinha é, parece que nunca mais acaba! Gostei muito de correr em Almada, e principalmente no Parque da Paz. Já gostava da cidade e fiquei a gostar ainda mais.

    ResponderEliminar