terça-feira, 29 de abril de 2014

Meia Maratona de Almada - O AJUSTE DE CONTAS !

Este Domingo, 27.04.2014 correu-se a 2ª Meia Maratona de Almada, e era o dia do meu ajuste de contas com esta menina: A MEIA MARATONA.

Sim tenho algumas contas a ajustar com ela, pois se já por 6 vezes tinha tentado fazer esta distância, apenas por 2 vezes o tinha conseguido, uma vez que apenas nessas duas tentativas o tinha conseguido fazer inteiramente a correr, o que para mim só assim é que considero ter feito a Meia Maratona

Mas mesmo já o tendo conseguido anteriormente por duas vezes, o meu estado no final era lastimoso. Na primeira vez tive que ser assistido ao km 18 por causa das caimbras, e da 2ª vez estive cerca de 15 minutos junto ao meu carro, depois da prova acabar, a debater-me com as malditas caimbras. Não havia assim nenhuma vez em que o tivesse conseguido que pudesse dizer que tinha acabado bem.

Pois bem, agora era chegada a altura de aproveitar uma Meia Maratona "em casa", para poder ajustar contas com ela. Se da primeira vez que o consegui, o fizera em 2h 36m, e em Dezembro passado (Meia dos Descobrimentos) baixara o meu tempo para 2h 14m, desta vez o objectivo seria acabar confortável (o que não conseguira das vezes anteriores) uma vez que baixar o tempo seria complicado, uma vez que esta prova tem um percurso acidentado, o que não aconteceu nas outras duas que eram planas. Ainda assim tinha definido para mim um 2º objectivo, ainda mais ambicioso, que seria baixar o tempo para 2h 10m, caso ao longo da prova viesse a verificar que poderia ser alcançável.

Em Fevereiro efectuei um treino longo (17 kms) no percurso da 1ª edição desta prova (com excepção da parte da Base Naval do Alfeite, de acesso restrito) que me deu uma boa indicação de que poderia acabar a prova de forma confortável. Mas o percurso da prova este ano era diferente e aos 9 kms iríamos enfrentar uma subida de 2 kms. 

A semana passada, a fim de treinar a "maldita" da Cabeça, realizei um treino longo que tinha como principal objectivo quebrar a barreira dos 21 kms, e assim poder enfrentar a prova na certeza de que o faria de forma confortável. Neste treino, embora tenha falhado os 25 kms, os 22 kms conseguidos, num percurso exigente, davam um bom pronúncio para a prova.

Era pois chegado o dia do ajuste de contas. Tomado o pequeno almoço, saí de casa a pé para fazer o aquecimento (2 kms) até ao Parque da Paz, local onde tinha combinado encontrar-me com o Valter (que ia fazer os 10 kms) e com a nossa "equipa" da Associação de Pais que faria a caminhada.         

 Eu e o Valter

Perto do local onde tínhamos marcado o encontro estava uma mancha amarela, pois também ali era o ponto de encontro do Clube Atletismo Amigos do Parque da Paz (CAAPP), que teve um papel muito importante na organização e no sucesso desta prova. Neste grupo encontravam-se os marcadores de ritmo para a 1h30m e as 2h00m. Decidi então aproximar-me do atleta que iria levar a placa das 2h00m e disse-me que iria tê-lo debaixo de olho ao longo da prova.

Distribuídas as camisolas e os bonés para os elementos da equipa que ia fazer a caminhada e tiradas as fotos era altura de eu e o Valter nos dirigirmos para a zona da meta, onde nos separámos, indo cada um para o seu sector. À entrada no sector da Meia Maratona encontrei logo o João Lima, a Isa, e o Vitor (todos dos "4 ao Km"), e deu para trocar algumas palavras e desejar boa sorte nos intervalos da música, que estava bastante alta (um dos poucos aspectos a repensar para a próxima edição).

Por volta das 10h 30m foi dada a partida e estava um dia agradável, mas dava para antever que lá para o meio da prova o calor iria fazer-se sentir. A prova começuo em frente ao Almada Fórum, contornando este e seguindo em direcção à Rotunda do Centro Sul e depois em direcção à Cova da Piedade. Os primeiros 2 kms, essencialmente a descer, foram corridos a cerca de 5' 30'', e comecei então a reduzir o andamento pois havia que gerir a prova e poupar-me para as subidas, e estava nesse momento bem abaixo do ritmo de 6' 11'' que precisava para fazer as 2h10', e que me permitiria tirar 4 minutos ao meu melhor tempo.

 Primeiro Km .....

 .... ainda não havia sinal do cansaço. (Também era melhor, não ??)

Depois do Centro Sul a corrida seguia em direcção à Cova da Piedade seguindo por diversas ruas estreitas até à Base Naval, onde éramos aplaudidos pelas pessoas que se encontravam na rua e também por aqueles que se assomavam às janelas. Ao chegarmos aos 3,8 kms tínhamos o primeiro abastecimento, mesmo antes da entrada na Base do Alfeite e de encontrarmos a primeira subida digna de nota.

Feita a primeira subida descemos para junto das docas da Base onde estavam atracados os barcos e os submarinos da marinha (um dos pontos de atração da prova). O calor começava a fazer sentir-se, mas ainda assim continuava bem, com as pernas soltas e sempre a gerir o ritmo tentando manter os 5'50'' por forma a ficar ligeiramente abaixo do ritmo previsto (6'11''), e ganhar assim alguma margem para a parte finala da prova. 

À saída da base, cerca de 800 mts depois deu-se a separação entre as duas provas, a dos 10 kms e a da Meia Maratona, existindo mesmo após esta separação um sinal de perigo a avisar os mais incautos de que aquele era o percurso da MEIA. Com a entrada na Lisnave seguiu-se um ponto de retorno onde foi possivel cumprimentar e apoiar outros atletas que conhecia, e avisar o atleta que levava a marca da 2h que ainda iria tentar apanhá-lo. Já à saída da Lisnave cruzei-me com o João, a Isa e o Vitor, e deu para perceber que a Isa ia bem, mesmo depois do azar que tinha tido durante a semana. (Quero aqui agradecer todo o apoio que eles me deram sempre que nos cruzámos ao longo da prova. MUITO OBRIGADO!)

A prova seguia agora em direcção a Cacilhas e chegados ao km 9 (mais coisa, menos coisa) começava a subida de quase 2 kms até ao cimo de Almada. A meio da subida havia o 3º abastecimento da prova, desta vez com água, fruta e bebida isotónica. Quando comecei a subir juntei-me a um grupo que ia com um ritmo semelhante, mas passado algum tempo comecei a ganhar terreno, pois sentia-me com força, embora um pouco receoso, pois um dos atletas (já maratonista) falava que o seu sonho este ano era o Ultra Trail de Óbidos, pelo que pensei que ao ir mais rápido, talvez o meu ritmo pudesse estar a ser um pouco exagerado. 

No entanto aguentei bem a subida aproveitando a descida da Av. Bento Gonçalves para recuperar, pois iria voltar a subir rumo ao Pragal. A subida foi feita com calma, mantendo um ritmo certo e tentando não perder muito o ritmo. Se a subida para Almada tinha sido feita sempre abaixo dos 6' 30'', desta vez consegui andar perto dos 6', o que para mim foi muito bom. Pouco depois de virar para a estação do Pragal, ouço um atleta que se cruzava comigo a chamar o meu nome. Virei-me e era o Filipe que ia a todo o gás já no sentido inverso. Ainda tinha tentado vê-lo enquanto treinada no Parque da Paz antes da prova mas desencontrámo-nos. 

Continuei a fazer a prova, km atrás de km, sempre tentando manter um ritmo certo. Ia passando alguns corredores e sendo passado por outros, mas pela primeira vez numa prova desta distância tive a percepção de na parte final ultrapassar mais do que estava a ser ultrapassado o que me deu ânimo. Para além disso de vez enquanto ainda tinha forças para ir incentivando e notivando outros atletas que estavam em dificuldades. Ao km 19 ainda tentei trazer comigo um atleta que ia a andar, que ainda me acompanhou algum tempo mas não conseguiu por causa das caimbras. Eu por outro lado estava a correr, cansado mas sem qualquer sinal de caimbras e ..... já só faltavam 2 kms. 

Faltava ir à rotunda do Centro Sul e voltar, regresso esse que era sempre a subir, pouco eu sei, mas nesta altura até a respiração já atrapalhava. Neste momento cruzei-me com o atleta que marcava as 2h e capacitei-me que já não o iria apanhar e ainda lhe disse que estive quase, mas que ficava para a próxima vez.

Eu a caminho do Centro Sul - perto do km 20

Já no regresso da rotunda tentei continuar com o ritmo certo aquela subida pouco inclinada mas com cerca de 800 mts. Ia concentrado na respiração quando vi o Valter e lhe disse que era desta que eu ia ajustar contas com a MEIA e em grande. Tive a honra se ser acompanhado por ele praticamente até à meta e quando passei a parte mais inclinada da subida ....

... entrei na rotunda ..... (foto cedida pelo João Lima) .....



..... cerrei os dentes (foto cedida pelo João Lima) .....

.... e acelerei em direcção à  meta e ainda consegui entrar abaixo das às 2h e 6m (tempo de chip: 2h5' 55'') ...

..... e com força para dar um grito de RAIVA !!!!







O AJUSTE DE CONTAS ESTAVA FEITO !!!!!

Tinha CONSEGUIDO !!! ....


.... tinha feito 2h5' 55' e dizimado o meu anterior tempo de 2h14m e conseguira mesmo ficar abaixo daquilo que inicialmente era a minha melhor expectativa (2h10m) ...

.... E estava BEM ! SENTIA-ME BEM !!!! ....


.....mas o melhor de tudo foi no fim da prova ver os meus filhos a correrem para mim.

Esta foi até hoje a minha MELHOR MEIA MARATONA e ficará para SEMPRE na minha memória.

Foi uma prova muito bem organizada, com uma partida sem atropelos, com bastantes e bons abastecimentos, com bandas a animar o percurso, com o staff da prova sempre simpático e a apoiar, com um público nas ruas espectacular que incentivava os atletas e aplaudia. Será uma prova onde para o ano faço questão de voltar.

Apenas deixo aqui o reparo de substituirem o crachá dado como recordação por uma medalha ou algo mais original. Deixo aqui o desafio....



8 comentários:

  1. Parabéns Fernando...grande prova, superando as tuas melhores espectativas. Que sirva de grande motivação para o teu maior objectivo deste ano ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ahahah excelente, muito bem! Muitos parabéns! Pra quem achava que 2h10 era impossível por causa do percurso, cilindraste as melhores expectativas! Espectacular! Também tenho cá para mim que uma prova só é satisfatória quando a acabamos a correr e sem estar mais morto que vivo, e a sensação é brutal! Agora vai definitivamente começar o capitulo maratona, prepara-te para a viagem :) Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa!
    Na próxima baixas as 2 horas ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Fernando! Isso é que foi uma "vingança" que correu bem! :)
    Bjs e boa recuperação

    ResponderEliminar
  5. Uma vez mais, muitos parabéns!
    Estiveste muito bem e constatávamos isso sempre que nos cruzávamos.
    Geralmente, os ajustes de contas dão nisso, num explodir de raiva que nos leva muito mais longe do que pensávamos.

    Força! Daqui a uns tempos estou a congratular-te pelos 1.59

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ó Fernando, fico mesmo, mesmo feliz por ti! Tu já merecias uma Meia assim. Da última vez, as fotos ilustraram bem o teu desgaste no final. Desta vez não! Vê-se que acabaste bem!
    Isso significa que estás melhor, estás mais forte.
    E que grande martelada no RP!!! Um dia em cheio, caramba!

    Muitos PARABÉNS!!!!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Fernando! Estiveste muito bem, sempre que nos cruzávamos vimos que ias bem.
    Ficámos felizes por ti!

    Não é por nada...mas esta Meia é mesmo especial e apesar do percurso não ser nada plano, é tão diversificado que acabamos por correr mais depressa e sentir-nos melhor do que numa prova toda plana. O ano passado também bati lá o meu recorde e foi inesquecível! E agora foi o teu momento! Grande prova!

    Beijinhos e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns companheiro... Estiveste muito bem!!! Grande prova !!! Força ai e muitos e bons klms!

    ResponderEliminar