terça-feira, 22 de abril de 2014

Monforte da Beira


Custa-me muito vir aqui publicamente reconhecê-lo, posso mesmo dizer que me custa horrores, mas tenho que o fazer, tenho que o admitir.

Este fim de semana tinha decidido fazer uma pequena loucura .....

....... mas FALHEI !!!!

A uma semana da Meia Maratona de Almada, tinha decidido fazer um treino ao qual chamei a "minha pequena loucura". A "minha", porque seria eu, seriam as minhas pernas que o iriam fazer; "pequena" porque ainda pode ser considerada pequena, para alguns, e será certamente pequena face ao que ainda aí vem; e "loucura" porque caíu completamente fora dos treinos para a Meia Maratona, que a uma semana de distância, impunha um treino de 10 kms a 12 kms.

Esta "minha pequena loucura" era pois então um treino feito em estrada, pelos montes do Distrito de Castelo Branco e que iria de Malpica do Tejo a Monforte da Beira, com regresso a Malpica do Tejo, perfazendo um total de 24 kms. 

 Malpica do Tejo

Seria um treino essencialmente para quebrar a barreira dos 21 kms, ou seja, para mostrar a mim mesmo que seria capaz de o fazer, que seria capaz de ir mais além. Há 2 semanas que andava a mentalizar-me para este treino e eis que chegada a Sexta-feira Santa era altura de o fazer.
 
Eu, antes do início do treino


Apesar de não estar muito calor para quem andasse a passear, dava para perceber que quando começasse o treino e estivesse a correr na estrada, parca de sombras, ao longo dos montes, o cenário ia ser bem diferente.

Às 17h15m estava pronto para iniciar a "minha pequena loucura", na companhia do meu Garmin e equipado a rigor com a camisola da Corrida dos Sinos, por cima de outra, porque esta ao ser flourescente aumentava a minha visibilidade ao circular na berma da estrada.

Para este treino levava apenas 500 ml de água e um gel, o que implicaria uma bos gestão, dado o calor que ainda se fazia sentir.

Começado o treino, o primeiro km foi um pouco rápido (5'43'') face ao que tinha previsto (6'22''), para perfazer os 24 kms em 2:33', talvez devido à excitação. Aproveitando que o novo Garmin não estava definido para o ritmo médio, mas sim para o ritmo da volta, os kms seguintes foram um pouco mais lentos, também porque já começara o sobe e desce constante, mas sempre abaixo dos 6' ao km, pois não conseguia, e isto pode parecer estúpido, correr mais devagar.


A 1ª subida
Mais uma subida .......

...... e outra subida.

À medida que o treino avançava começei a pensar comigo mesmo que quem faz 24 kms também faz 25 kms, pelo que o retorno iria assim passar a ser aos 12,5 kms.

Os primeiros 6 kms foram feitos a um ritmo confortável ainda que o calor começasse a apertar. Iria começar a entrar agora na parte do percurso que menos conhecia, pois só por uma vez tinha feito o percurso até ao cruzamento de Monforte (km 9). O alguim calor que se fazia sentir, o não soprar uma brisa e a falta de sombras já começavam a fazer sentir os seus efeitos.

Sombras .....


.... nem vê-las ....

... mas a paisagem é fabulosa

Ainda que algo cansado ao chegar ao cruzamento de Monforte, senti-me com forças para ir até Monforte e tentar o seu regresso.

  

Passado o cruzamento entrei na parte do percurso que para mim era totalmente deconhecida, e após uma breve descida o terreno começava a subir. Curva para a direita, curva para a esquerda, e continuava a subir. Nova curva e lá continuava a subir, e lá ia eu subida acima, sózinho com o contínuo e o descontínuo (os traços). Aquela subida parecia uma eternidade: 10 kms, 10,5 kms, 11 kms, 11,5 kms e nunca mais acabava, até que de repente o alto chega e começou a descida para Monforte (que no regresso seria uma subida).

Chegado a Monforte da Beira (12,5 kms) era tempo de parar, beber água pela primeira vez e tomar o gel. Neste momento estava com cerca de 4 minutos de avanço face ao tempo previsto. Decidi não desligar o cronómetro para tornar mais difíceis as coisas no regresso.

Monforte da Beira

Era altura do regresso e aquela que tinha sido a descida seria agora a primeira dificuldade, ainda que depois me esperasse uma descida. Neste momento estava com um ritmo bem mais lento e a pouco e pouco começei a fazer mais do que 6'22'' ao km e comecaria a ser difícil fazer os 24 kms em 2h33m, mas isso também não era o mais importante. Importante isso sim era passar os 21 kms.

Chegava ao cruzamento de Monforte e estava a 9 kms do final do treino. O ritmo era mais lento, as pernas pesavam, sobretudo nas subidas, o que ia tentando alternar nas descidas, mas o constante sobe e desce dificultava as coisas. Optei por andar sempre que bebia água, já que beber a correr é das coisas que ainda mais me custa coordenar: beber água e respirar enquanto corro.

Algumas imagens do percurso ...





Até aos 15 kms, ainda que cansado a coisa foi correndo bem, e diria mesmo que até aos 18 kms, mas a partir dos 19 kms começou a ser mais complicado aguentar o esforço e tive que lutar com as pernas a partir dos 21 kms por causa das caimbras. A pouco e pouco, a cada passo que dava, era cada vez mais frequente começar a sentir os músculos presos e a começar a surgir uma caimbra.

Fui gerindo e travando esta luta até ao km 22, tentando sempre evitar ter uma caimbra à séria, mas ao km 22 decidi que deveria parar, pois ainda teria várias subidas nos 3 kms que ainda faltavam, e daqui a uma semana iria ter uma Meia Maratona de sobe e desce em Almada.


Eu, quando já caminhava no fim do treino

E por fim.......

Malpica do Tejo!

(Foto tirada no dia seguinte)

Ainda assim, não tendo conseguido fazer o treino previsto de 24 a 25 kms, consegui fazer 22 kms duros de sobe e desce terminando sem caimbras, o que me aconteceu na última Meia Maratona que até era plana, e passei na meia maratona (ao kms 21,1) com 2h14'44'', apenas mais 44 segs do que em Dezembro, o que tendo em conta o percurso não foi mau tendo em conta a ter parado cerca de 3 minutos para hidratar (Monforte), para telefonar a avisar que estava de regresso e para tirar umas fotos.

Falhei o meu objectivo, mas ainda assim foi um bom ensaio. De notar que hoje, 2ª feira ainda tenho algumas dores nas pernas, nos quadricepes, mas penso que seja uma adaptação normal.







12 comentários:

  1. Tá óptimo...agora é só duplicar a coisa e pronto, tá feita a Maratona :D..brincadeira.... foi um belo treino, mais km nas pernas e numa zona bem bonita....um passinho de cada vez...agora venha a Meia do próximo domingo...vai correr bem...força nisso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Conheço muito bem essa estrada pois trabalho na zona e já a fiz de carro muitas vezes. Olha que fazer 22 klms nesse sobe e desce não é nada fácil pelo que tens que estar contente com esse treino. Abraço companheiro e boa meia maratona de Almada!

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar estás de parabéns pois podes não ter cumprido o objectivo mas foi um bom treino.
    E acredita que é bem verdade, aqueles treinos onde não conseguimos realizar o que idealizámos, são os melhores pelo muito que nos ensinam a corrigir da próxima vez.
    Pouco mais de meio ano antes da minha estreia na Maratona em 2012, fiz uma péssima Meia-Maratona de Setúbal. Tão má, tão má que poderia desacreditar no sucesso em Dezembro, mas foi essa tão má prova que muito me ensinou da maneira como deveria gerir os 42.195 e guardo dessa Meia um carinho muito grande pois foi o que sofri nela que me ajudou a ser tão feliz ao cortar a meta após 42.195 metros por Lisboa.

    Força para domingo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Todos temos dias maus, mas nem considero este um desses dias! Foi um bom treino de qualquer maneira, tendo em conta todos os condicionalismos. 303m de acumulado pode parecer pouco para um trail qualquer, mas sentem-se bem na pele! Fizeste bem em não forçar demasiado, afinal só falta uma semana para a meia. Depois disso, e quando começarem os treinos a sério para a maratona, tens tempo para sofrer nos longos. Um abraço e até domingo!

    ResponderEliminar
  5. não sejas tão duro contigo, tens feito excelentes treinos e só tens de continuar assim e dar tempo ao corpo para se ir habituando. Tenho a certeza que vais fazer uma excelente prova no domingo :)

    ResponderEliminar
  6. Falhaste?! Bolas falhaste o objectivo que tinhas, mas bolas que belo treino!!! E sozinho!!! Para mim foi uma bela prova psicológica ... fazer grandes distâncias sozinhas para mim é muito duro psicologicamente.
    Venha a de Almada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Boas!

    Eu vou-te acompanhando por aqui e mesmo não te conhecendo bem, já deu para notar que tens uma vontade fora do comum e um grande espírito de sacrifício, mas arrisco afirmar que isso pode ser prejudicial para ti, se não impuseres alguns limites a algumas situações, como esta em que o calor é um opositor muito forte ao desempenho. Vai com calma!
    Ainda assim, parabéns pelo esforço e parabéns pelas fotos.
    Força e até Domingo ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Apesar de não teres alcançado o objectivo a que te propuseste, fizeste um bom treino. Neste domingo tb me propus a fazer uma meia maratona como treino, para preparar a meia de setubal, e tal como tu tb não alcançei o meu objectivo que era de fazer menos de 2h 10min a meia, fiz 2 h 22, apesar de nao ter sido nada famoso, nao podemos esmorecer, devemos fazer sempre o que podermos mediante as nossas possibilidades , para que ainda tenhamos muitos anos de corrida.Muita boa sorte para a corrida de Almada ( essa não vou poder ir), mas na de setubal vou, porque tenho umas contas a acertar com ela, ( custa-me sempre muito faze-la acabo com dificuldade e cm um tempo nada bom 2 h 25). Abraço Marco Lopes

    ResponderEliminar
  9. Fernando, pegando em algumas coisas que já aqui te disseram, também acho que és muito duro contigo próprio, caramba! Ok, falhaste o objetivo, mas é apenas um objetivo em treino. Se fosse em prova... Olha, para teres uma ideia aqui da menina, fica sabendo que raramente estabeleço objetivos em treinos. Corro até me apetecer! Isto é suposto ser fun!!! :))
    Deixa-te disso! Fizeste um treino espetacular numa localidade ainda mais espetacular!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom treino. 22 km com esse desnivel valem pelo menos 27km.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo treino! E gabo-te a força de vontade, que correr nessas estradas, calor e sem sombra, não é fácil!! Ajudou sobretudo à força psicológica e agora... boa Meia Maratona de Almada!
    Força!

    ResponderEliminar
  12. Falhaste qual? Afinal fizeste mais que 21 km :)
    Não conheço a zona mas pelas fotos é um constante sobe e desce e mais com algum calor, que em alcatrão é sempre mais sentido do que o simples valor atmosférico, não parece assim tão mau!
    Objectivos ambiciosos são fundamentais para a evolução mas também é com "erros" ou com "falhanços" que apendemos, o que falta, p que deveria, poderia, fazer...
    Enfim...
    Boa Meia!
    Abraço

    ResponderEliminar