terça-feira, 8 de abril de 2014

O meu 1º SINO.


Ei-lo !!!

Aqui está o MEU SINO ...... Amarelo !!!

É amarelo, mas poderia ser verde, vermelho, azul, cor-de-rosa até, que isso não ia importar nada, pois independentemente da cor não deixaria de ser o MEU SINO, o meu primeiro sino ganho nos 15 kms da Corrida dos Sinos.

É sem qualquer sombra de dúvida uma das lembranças mais bonitas (a juntar à árvore da Corrida da Árvore, em Monsanto) que recebi nas provas em que já participei, quebrando a rotina daquilo que são as medalhas de participação.

Este é o meu primeiro sino, mas tenho a certeza que não será o último. Apenas terá que aguardar pacientemente pelo próximo ano até que chegue o segundo sino.

7 da manhã. Hora de acordar para rumar ao ponto de encontro em Lisboa, de onde seguiríamos 3 colegas rumo a Mafra. Cerca das 9 horas estávamos a chegar a Mafra e era altura de estacionar o carro e ir levantar os dorsais.

Levantados os dorsais regressámos lentamente ao carro, e fomos desfrutando do ambiente que se vivia. Cedo deu para perceber que embora fosse existir um grande número de participantes, esta seria uma prova mais intimista, e não uma daquelas enchentes em que ninguém se mexe durante largos minutos.

Era então tempo de tirar a foto da praxe para a posteridade, daquela que iria ser a minha primeira participação na Corrida dos Sinos

Foto tirada pelo Isaac

Mas passemos à corrida. Esta é uma prova de 15 kms, com partida e chegada a Mafra. Como já referi iria ser a minha primeira participação e como tal não conhecia o seu percurso. Das investigações que tinha feito, e apesar de também não conhecer a zona muito bem, deu para perceber o que eu já suspeitava pelos comentários que já tinha ouvido: seria um carrocel de subidas e descidas, com a predominância de ser a descer na primeira metade (até à povoação da Achada) e se ser a subir no regresso.

Era certo que o regresso iria ser a subir, a questão é o quanto, pois não conheço a zona. Uma coisa era certa teria que manter o ritmo certo na primeira parte, sem exageros, para não quebrar quando tivesse que voltar a subir.

Como ainda não tenho de regresso o meu Garmin, e teria que fazer a prova com o meu "velhinho" cronómetro. Ainda que esta prova não fosse a indicada para bater recordes pessoais, decidi levar ainda uma banda de pulso (tira de papel) com os tempos de passagem para um tempo final de 1h24'49'', o que a conseguir seria um recorde pessoal já que a minha melhor marca era de 1h26'43'', conseguida na Corrida das Lezírias.

Nota: Tinha forrado a parte de fora com fita-cola. Para a próxima, não esquecer de fazer o mesmo da parte de dentro, ou o papel desfaz-se com o suor.

Como já referi seria muito bom se baixasse o meu tempo, já que o percurso era difícil, pelo que os tempos de passagem seriam apenas um mero guia, e para evitar que acelerasse muito nos primeiros kms.

A prova começou com o tradicional tocar dos sinos e cemeçou logo bem, ...... a subir. Chegados ao Convento de Mafra circundava este entrava no convento e voltaria a sair. Por esta altura eu ia um pouco atrás do Isaac, tentando manter a distância, e com o objectivo de não o perder de vista. Não poderia exagerar no meu ritmo, mas se fosse perto dele iria fazer um bom tempo. No entanto faltava ainda muito para o fim.

E nem por azar, aos 2 kms fui forçado a parar, pois apercebi-me que tinha a sapatinha do pé direito desapertada. GRRRRR, estava tudo estragado.

Enquanto apertava a sapatilha passou alguém por mim que me disse: "Dá-se sempre dois nózinhos!".

"Então e EU NÃO SEI!!" - pensei para mim mesmo, pois é o que faço sempre. Sinceramente não sei o que aconteceu.

Rapidamente retomei à prova, um pouco desiludido confesso, mas foi for pouco tempo, pois ao passar o km 3 apercebi-me que estava abaixo do tempo de passagem. 

BOA !!!!

Agora era manter o ritmo naquele sobe e desce. A prova foi correndo bem e foi ferida com bastante cuidado. Ao chegar à Achada, mais ou menos ao km 8, estava dois minutos abaixo do tempo de passagem, o que era muito bom, pois iria quebrar na subida e este tempo dava-me uma boa margem. 

Será??? Será que viria aí novo recorde pessoal??

Começou o regresso e com ele a subida. Baixei ligeiramente o ritmo, controlei a respiração, pois sabia que não estava muito mal, já que na descida cruzara-me com o Isaac e o atraso nem era tanto como eu pensava inicialmente.

Pouco a pouco a margem ia sendo consumida pois o ritmo era mais lento mas ao km 12 ainda estava 50' abaixo do tempo de passagem. Por esta altura passa um colega meu que me diz "Vamos embora?!?" e eu respondi que "Não posso, pois se mudo este ritmo estouro antes da meta."

Assim lá fui mantendo o ritmo e OMG (OH My God!!) que subida era aquela no acesso da via rápida?? Não faz mal, baixa a pála do boné, olha para os pés, e vais ver que isso faz-se!!!

Feita a subida, que se prolongava ainda mais 1 km, ainda que mais suave, estava a chegar ao parque desportivo e à meta. Era tempo de meter a 2ª, aproveitar a descida e ver de dava para colocar a 3ª rumo àquela linha e cruzá-la com o tempo de .......

......
......
......
1h25'42''
.....
.....
.....
isso mesmo ...... RECORDE PESSOAL !!!!!

Pois confesso-vos que não estava à espera deste tempo, mas digo-vos que soube muito bem, até porque ao longo de toda a prova me senti bem e deu para, ao me cruzar com os outros atletas incentivar o Pedro, a Inês, o João, a Marta (que fez um tempo canhão) e claro está aos meus colegas de equipa, querendo desde já agradecer o apoio que estes últimos me deram. Bem hajam!!! 

9 comentários:

  1. Perfeito!! Muitos parabéns!!!
    Adorei a cabula dos tempos, nunca tinha pensado em colocar no pulso. Espertinho... ;)

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS!!!

    Quando me cruzei contigo, vi que ias muito bem

    Força para mais :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Yes! Grande prova! Muitos parabéns! Grande relato também. Venha o record na meia agora!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns...fizeste aí uma bela prova.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Estiveste bem ainda por cima com recorde pessoal!!! Parabéns e força aí nesses treinos para alcançares mais recordes pessoais!! Abraço e muitos e bons klms!!

    ResponderEliminar
  6. Essa Marta devia ir com foguetes nas sapatilhas lol

    E não é que o percurso apesar de ser "dificil" (á piores), houve muita gente a fazer recordes pessoais?!!?!? Como se explica isto!?!?! Não sei mas soube bem :P

    Beijinhos e parabéns :D

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Fernando! Nunca fiz esta prova, mas a zona é muito bonita e a recordação é original.
    Boa recuperação, e continuação de bons treinos e provas rumo à Maratona!

    ResponderEliminar
  8. UAU! Que espectáculo! Parabéns pelo novo recorde.
    Sabe muito bem, não sabe? :)
    Beijinhos e mais uma vez parabéns

    ResponderEliminar
  9. Parabéns! Pelo tempo, pelo sino e por mais uma estratégia cumprida comm sucesso.
    Eu nunca dou 2 nós...sorte...
    Bons treinos rumo à Maratona
    Abraço

    ResponderEliminar