quarta-feira, 9 de julho de 2014

BALDE DE ÁGUA FRIA !!!!

(Foto tirada da internet)

Ainda que possa parecer, o título deste post nada tem a ver com a derrota do Brasil frente à Alemanha por 7-1 (coisa nunca antes vista).

Depois da descoberta em exames recentes, e da realização de uma batelada de mais exames (uma autêntica Maratona), ontem era dia de realizar mais uns quantos, entre os quais o tão famoso e temido Round 3, poderia ser uma hipótese.

Assim lá fui de manhã para o hospital tentando estar o mais calmo possível e não pensar nos exames que poderia ter que vir a fazer (o temido Round 3).

A equipa médica que os realizou foi EXCELENTE e a primeira parte (chamemos-lhe Round 2.2) até correu bastante bem, no que respeita à questão da sua realização e ao facto de ter sido indolor.

O problema surgiu foi quanto aos resultados observados, tendo levado à realização do tão temido Round 3 (por via endoscópica). Mas tinha que o fazer e não havia volta a dar. Refiro novamente que a equipa que o realizou foi EXCELENTE, minimixando ao máximo o desconforto deste.

Mas mais do que fazer este último exame, o que me "doeu" mais, o que me "doeu" mesmo cá dentro foi o seu resultado e o facto deste implicar limitações no treino, obrigando-o a ser moderado (pouco mais do que andar) até Setembro, e o facto de não saber se não virá a tornar-se numa situação indefinida.

É duro colocar um objectivo na nossa mente (Maratona) e ser obrigado a parar 8 meses por causa de uma hérnia discal;

É duro recomeçar a correr e querer fazer a Maratona do Porto e inicialmente não dar para fazer esta e trocar pela de Lisboa.

É duro conseguir gerir as coisas e trocar a Maratona de Lisboa pela Maratona do Porto, e 2 dias antes de me inscrever um exame de rotina lançar a confusão e obrigar-me a suspender a inscrição.

É duro passar quase 2 meses em exames e encontrar algo que não se estava à espera e ficar condicionado por mais 2 meses e SER OBRIGADO a desistir da Maratona do Porto.

É duro estar nesta incerteza se alguma vez poderei voltar a almejar conquistar a Maratona.

Hoje, por muito que queira pensar de outra forma só consigo pensar que a corrida para mim terminou, pelo menos da forma como eu a via. Eu não sou um atleta de alta competição, nem tinha quaquer aspiração a ganhar o que quer que fosse. O meu objectivo era apenas o de me divertir e o de ir mais além, competindo apenas com uma e só uma pessoa: EU.

Hoje, não consigo ver a luz ao fundo do túnel e temo não poder voltar a correr como o fiz até aqui, tentando sempre superar os meus limites e sentindo-me fantástico, até mesmo eufórico, sempre que o conseguia.

Hoje, tive que desistir do meu sonho de fazer a Maratona do Porto, onde me imaginava a correr as ruas da invicta encontrando todos aqueles amigos e conhecidos que fiz ao longo deste tempo todo nas corridas e nos treinos que fiz.

A todos aqueles que vão estar no Porto, e a quem não o vou poder desejar pessoalmente, quero expressar aqui todo o MEU APOIO e DESEJAR-VOS do fundo do meu coração (este que me está a trocar as voltas) UMA MARAVILHOSA E FANTÁSTICA PROVA.


P. S. - Deixo-vos aqui uma música que traduz o meu atual estado de espirito (no que respeita à Maratona e não quanto ao sentido literal da letra da música)


14 comentários:

  1. Um grande abraço de força, Fernando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João e faço votos que os problemas que também te têm afectado se resolvam pelo melhor e o mais rapidamente possível, para poderes treinar em condições para o Porto.

      Infelizmente não irei lá estar, e por isso mesmo quero deixar aqui expresso todo o meu apoio e desejar-te uma EXCELENTE prova.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Bolas.. :( nem sei bem o que dizer.. que bomba... Quero dizer-te para teres ânimo e força para ultrapassar esta fase, mas sei que as palavras nesta altura parecem todas muito vazias.. Olha amigo, desejo sinceramente que esta fase negra passe, são só uns meses, tu és novo, tens muitos anos de corrida pela frente e a maratona é um objectivo perfeitamente ao alcance, caso a tua saúde o permita. Fiquei muito sentido com este texto e espero sinceramente que consigas superar esta fase, percebo perfeitamente o que significava para ti não só correr a maratona, mas simplesmente correr. Identifico-me contigo, tal como a maioria dos teus leitores de certeza. Um grande abraço Fernando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descreveste bem: foi mesmo uma bomba. A situação começou a desenrolar-se 2 dias antes de me inscrever e agora não há nada a fazer, pelo menos no que respeita ao Porto.

      Depois o tempo o dirá, e ainda que hoje o cenário se apresente cinzento, quero acreditar que no futuro a poderei conquistar: A MARATONA, os 42,195.

      Abraço e continuação de boas corridas.

      Eliminar
  3. Fernando,

    Um abraço amigo. Eu tenho a esperança de te voltar a ver correr ao meu lado.
    IC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é ainda muito recente, mas também acredito nisso, ou não seja eu um grande teimoso.

      Abraço.

      P.S. : Para memória futura aqui fica o meu prognóstico para a TUA AVENTURA no Porto - 4h 35m.

      Eliminar
  4. Fernando, quero desejar-te toda a força do mundo!
    Não mereces este balde de água fria! Mas eu sou adepta do pensamento positivo. Temos sempre que acreditar e ser optimistas. Sei que é fácil falar e nem quero imaginar tudo o que te vai na alma neste momento, mas tens que acreditar!
    Agora não dá, mas há-de dar daqui a uns tempos. Acredita!
    Muita, muita força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa,
      eu tento sempre acreditar e se há coisa que sou é teimoso e obstinado.

      Em Peniche, eu pensava que tudo se viria a resolver pelo melhor e estava novamente a aumentar a intensidade de treino (depois de um mês e meio muito fraco), confiante de que tudo regressaria à normalidade

      Neste momento foi um completo balde de água fria, pois nunca tinha tido qualquer indício de que pudesse vir a ter alguma limitação deste tipo.

      Talvez o tempo possa trazer um cenário bem mais favorável e permitir que eu volte a tentar a Maratona, senão, irei ter que aprender a viver com isto.

      Não irei estar no Porto, pelo que quero deixar aqui expresso TODO o MEU APOIO para a TUA MARATONA DO PORTO, e que se extende ao VITOR, ao JOÃO e aos restantes membros do 4 AO KM.

      FORÇA !!!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Nestas alturas as palavras parecem poucas e quase sem significado para expressar o quão estamos do teu lado.
    Receber uma noticia destas julgo ser pior que um balde de água fria, e eu sei o que é ter que parar um mês e sei o que isso me custou, e não nem imaginar o que possas estar a sentir por ter que parar mais tempo.
    A vida é mesmo assim, coloca-nos por vezes desafios pelos quais á primeira visto achamos que não estamos preparados para eles, mas pensa assim, a vida só coloca desafios a quem sabe que os vai superar. E eu acho que pode-se ter fechado uma porta mas haverá muitas janelas por abrir.
    Se podes caminhar força. Dá-lhe nas caminhadas, eu sei que não é correr, e nem se parece com isso, mas pode-te permitir ir á descoberta do mesmo.
    E se não podes ir a correr, podes ir a andar.
    Não tenhas um pensamento derotista nem baxes a cabeça... e eu sei que não o farás.
    Muita força daqui, eu sei que hoje pode estar a ser dificil mas amnahã um novo dia virá e será mais feliz com toda a certeza.
    Talvez seja um desafio este... Encara-o como tal!

    Get up!!!!

    Be strong!

    Beijinhos e muita força

    ResponderEliminar
  6. Ora bolas Fernando...nem sei o que dizer, apenas que lamento muito esta tua situação e que espero que com o tempo a situação se resolva e possas voltar a correr e abraçar o projecto Maratona. Muita força para que consigas ultrapassar esta fase negra.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Que dizer, Fernado?...
    Nem sei...
    Apenas um grande FORÇA bem maior e mais forte (se é que é possível) daquele que enviaste até Marrocos ao Paulo e que tão bem lhe fez...
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Que dizer??!!!
    Força, não desanimes.
    Apaguei e escrevi algumas coisas mas bem sei que nestes momentos é complicado.
    O importante é a tua saude, depois e quem sabe a corrida tal e qual gostas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Nem sei que diga... Desejo-te a maior força do mundo e que tenhas uma rápida recuperação. Um dia de cada vez e sempre de cabeça levantada. Beijinhos.

    ResponderEliminar