segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Correr em locais isolados e desconhecidos



Muitas das vezes, mesmo com um bom planeamento do treino quando saímos para correr surgem imprevistos, que tendem a ser mais frequentes em locais isolados ou que não conhecemos tão bem. Não quero com isto dizer que estas situações não aconteçam em locais que conhecemos bem e nos quais até costumamos treinar.

Dos muitos imprevistos que podem acontecer quando vamos correr, vou falar aqui apenas de um, talvez porque foi o que me aconteceu mais recentemente.

Vou falar-vos de ……. CÃES !!!

Quem nunca foi correr e deu por si em determinado momento a ser perseguido por um cão, ou mesmo por mais do que um.

Foi isso mesmo que me aconteceu recentemente.

Tinha saído para ir fazer um treino num percurso que não conhecia, mas que tinha ouvido dizer que ia dar ao Rio Tejo, quando ao fim de cerca de 800 mts de ter começado a correr passei por um cercado onde estavam dois cães, penso que eram guardadores de rebanhos, que me começaram a ladrar.

A princípio não liguei, pois estavam numa quinta vedada e tal não me preocupou. No entanto, passados alguns metros apercebi-me de um barulho estranho atrás de mim, e quando olhei para trás vi que estava a ser seguido por um deles. Penso que tenha saído por uma parte da quinta que não estivesse vedada.

A minha primeira reacção foi tentar enxotá-lo, mas não fui bem sucedido, pois este continuava a seguir-me, pelo que tive que apanhar umas pedras para lhe atirar, e só assim consegui que ele fugisse. No entanto o cão era teimoso e voltou a insistir, pelo que tive que voltar à carga, atirando mais pedras, e conseguindo desta vez demovê-lo.

Recomecei novamente a correr e uns metros mais à frente apercebi-me de que estava a ser seguido pelo seu “compadre” (o outro cão) pelo que repeti o mesmo processo com êxito.

Daí para a frente o treino correu bem, sem mais imprevistos, mas foi feito com 3 a 4 pedras em cada mão, pelo sim, pelo não.

Deixo-vos aqui uma dica do que pode ser um utensílio muito útil quando os treinos são em locais que não conhecemos tão bem:





P.S.: Espero que não me interpretem mal, pois não tenho nada contra os cães, excepto quando estes correm atrás de mim.
 

2 comentários:

  1. Olá Fernando,
    Já deves ter ouvido várias vezes a frase " ele não morde", olha, ainda bem, o problema é o resto, é quando eles não respeitam os donos e começam a correr direitos a nos e depois?
    Também fico um bocado "alterado"quando ouço alguém dizer "quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais" está aqui um bom exemplo de alguém que tem problemas em se integrar na sociedade, ouvimos cada coisa.
    Resta-nos fugir desses bicharocos, eu tenho aqui umas bicicletas e não as ando por aí a atirar a tudo o que anda na estrada, respeito precisa-se.
    Bons treinos

    Quando correres sem as pedras nas mãos vais ver que vais mais rápido. :) temos que ver isto pelo lado positivo ;)

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  2. Manuel,

    Como referi não tenho nada contra os cães, até gosto deles, apesar de ter sido mordido por um quando era pequeno.

    Agora confesso que não é nada agradável ir a correr e de repente ter um cão enorme a correr atrás de nós. Poucos dias depois desta experiência, também lá para aqueles lados estava a andar de bicicleta com o meu filho, e apesar de o dono o chamar (um pastor de ovelhas) o cão largou a correr atrás de nós. Será qualquer coisa daquela zona ??? :-)

    Apesar de não ter nada contra eles, quando treino e passo por algum cão que não conheço, faço como aquele velho ditado: "Um olho no burro e outro no ....."

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar