terça-feira, 24 de setembro de 2013

Por fim o cruzamento de Monforte da Beira (Agosto)


Há já alguns anos que quando estou de férias aqui para os lados de Castelo Branco e aproveito para aqui treinar que ando com ideias de fazer um treino de Malpica do Tejo até ao cruzamento de Monforte da Beira (9 kms) e regressar a Malpica, o que perfaz um treino total de 18 kms.

Ainda que tenha previsto fazer este percurso lá mais para a frente na minha preparação para a Maratona, andava com vontade de o experimentar. No entanto, na fase de preparação em que estou, seria uma imprudência atirar-me já para esta distância.

Mas como queria experimentar a sensação de fazer este percurso, bem como experimentar umas outras coisas a utilizar em futuras provas e futuros treinos decidi fazê-lo, ainda que com uma alteração.

Com este treino queria experimentar pela primeira vez correr utilizando meias de compressão e experimentar ainda correr com um “camelback” (mochila de hidratação) de 1,5 lts, para ver ser seria uma opção em futuros treinos longos de 2h30 a 3h, ou mais.

Como queria experimentar as meias de compressão em treinos superiores a 12 kms, e não queria ainda fazer um treino de 18 kms, decidi que iria começar o treino com 1 hora de caminhada (cerca de 6 kms) fazendo depois a correr os 12 kms que faltavam.

Como ao final da tarde está mais calor do que de manhã bem cedo, optei por este período do dia, porque não queria fazê-lo ao final da manhã onde o calor poderia ser excessivo. A hora de saída teve que ser um pouco antecipada (cerca das 18h10m) para não correr o risco de estar a correr na estrada já depois de anoitecer.

O treino correu lindamente, ainda que fosse duro, pois apesar do percurso ser asfaltado este era sempre a subir e a descer, sendo tendencialmente a subir no retorno (o meu fado), o que aumentava a dificuldade uma vez que seria numa altura em que estaria mais cansado.

As meias de compressão funcionaram lindamente pois quando as pernas começaram a estar cansadas deram uma ajuda, especialmente nas subidas, onde não senti as tradicionais pernas pesadas, ou talvez tivesse sido psicológico. Mas o facto é que me senti muito bem ao longo de todo o treino.

Já quanto ao “camelback”, e este não é um modelo apropriado para corrida (ver foto), mas mais para ciclismo, já que o arranjei no Lisboa Bike Tour, o sentimento foi misto. Se por um lado este não oscilava muito com a passada, fazia uma barulheira desgraçada com o “saltitar” da água lá dentro, pelo que da próxima vez que o utilizar não posso esquecer-me de levar música para não ouvir aquele “concerto”.


Desta vez o objectivo não era sujeitar o corpo a correr em temperaturas elevadas, mas sim fazer algumas experiências (meias de compressão e o “camelback”), e a sensação de chegar aquele tão desejado cruzamento, pelo que o treino teve saída às 18h15.

Iria assim começar o treino com uma hora de caminhada, que seria feita no período em que ainda estaria algum calor, e às 19h15 começaria a correr. Passados 60 minutos de caminhada tinha percorrido cerca de 6 kms, tendo começado então a correr. Passado algum tempo estava no cruzamento de Monforte, algo que há muito desejava e que um dia irei conseguir fazer sempre a correr.




 O regresso foi feito tranquilamente, e já habituado à melodia do "camelback", mas o sol estava cada vez mais baixo e continuava a escurecer. A certa altura ainda pensei que teria que passar para tirar da mochila o frontal, pois ainda estava a alguma distância da aldeia. É certo que tinha um colete reflector vestido, mas nestas coisas é melhor não arriscar.

Consegui no entanto chegar à aldeia uns momentos antes da iluminação pública se ligar e ainda apertei um pouco nos kms finais.

As meias de compressão que utilizei demonstraram ser bastante úteis quando as distâncias começam a aumentar e os percursos não são planos, minorando o efeito de pernas "pesadas", que se sente sobretudo ao nível dos gémeos, minimizando assim o tradicional arrastar de pés.

 
Treino: Cruzamento de Monforte

Distância: 12 kms de corrida após 6 kms de caminhada

Temperatura: 28ºC a 30ºC

Tempo:  1:17’ 27’’
Média: 6,5 min. / Km




Sem comentários:

Enviar um comentário