domingo, 15 de setembro de 2013

Desilusão......



.... mas não se deixem enganar pelo título e pensem que a prova correu mal. Bem pelo contrário, a prova correu muito bem, mas no final não conseguir evitar o mal estar, quer pela desilusão, quer por ter terminado a prova maldisposto. 

Mas já lá vamos.

Começando do início quero dizer que estava muito ansioso porque nos últimos dias não tinha andado bem fisicamente e tal preocupava-me. 

Às 7h30m levantei-me e ainda antes das 8h tomei o pequeno almoço (2 bananas), e não quis arriscar comer mais pois nos últimos dias não tinha andado bem. Às 8h30m estava a estacionar junto à partida e comi mais uma barra energética. 

Faltava 1h30m para o início da prova e decidi fazer uma coisa que nornalmente não faço, um aquecimento à séria. Quer isto dizer que fiz uma corridinha lenta de 3,5 kms (25 min), antes de tirar a foto de grupo, e conversar um pouco tendo ficado a conhecer novas pessoas com quem poderei vir a treinar num futuro próximo.



Às 10h quando a prova começou e já se começava a fazer sentir o calor o que me preocupava um pouco pois ia correr com duas camisolas: a da prova (que tinha estampado o nº de inscrição) e a camisola do Clube do STRESS por cima. Ao início da prova fui acompanhando uma das pessoas que conheci, mas ao fim do 1º Km tive que ficar para trás pois o seu ritmo era muito rápido e isso poderia por em causa a minha prestação final, até porque pouco mais à frente chegava uma das primeiras subidas a sério.

À medida que a prova foi decorrendo fui controlando o tempo que fazia e estava alinhado com a possibilidade de melhorar o meu tempo nesta prova. À passagem do 5º km estava com 28'05'' o que indiciava um tempo abaixo mesmo do meu record pessoal. Assim bater o meu record pessoal (RP) passou a ser o meu objectivo, até porque este tinha sido obtido numa prova plana, e conseguir melhorá-lo numa prova com algumas subidas iria ser muito bom.

Apesar de ao 7º e 8º Km ter começado a sentir uma pequena "dor de burro", à entrada do 9º km tinha uma margem de 6,5 min para o meu RP o que era bom. Mas num último km, por muito que eu quizesse acelerar as pernas não respondiam à mudança de ritmo, e mesmo tentando (o que não consegui) sprintar nos últimos 150 mts acabei por morrer na praia e por fazer 57'37'', apenas mais 20'' que o meu RP (57'17'').

Confesso que, desilusões à parte, quando cruzei a meta se senti maldisposto, o que apenas uma vez me tinha acontecido quando à uns anos tinha tentado fazer menos de 1h e tinha falhado por 1''. Parece que morrer na praia não me faz bem ao estômago.


Terminada a prova era tempo de recuperar e aproveitei para comer a maçã dada no final, e posso dizer-vos que me soube lindamente. Enquanto me dirigia para a entrega de bebidas isotónicas tentava encontrar um amigo com quem tinha feito uma combinação prévia, mas esquecera-me de combinar o local de encontro. 

Uns minutos depois lá o encontrei e depois de uns minutos de repouso era chegada a altura de fazermos a tal combinação. Uma vez que ele está a treinar para a maratona, tinhamos decidido voltar para a correr para a partida.

Assim, lá fomos nós a correr, desta vez bem mais lentamente e sempre que possivel pelo passeio marítimo, evitando assim algumas subidas. O regresso a correr acabou por não ser na totalidade até ao ponto de partida, mas mesmo assim fizémos mais 8,5 kms até ao Dafundo, o que representou mais 1h de corrida.

Fazendo assim o balanço do dia corri 3,5 kms de aquecimento, 10 kms de prova e mais 8,5 kms de retorno, o que perfaz qualquer coisa como 22 kms, ou melhor dizendo, uma meia-maratona por etapas.

Nada mau para uma manhã de calor como a de hoje. 

Parece-me que em vez de me correr a meia-maratona em Abril de 2014, sou capaz de o vir a fazer lá para Dezembro deste ano.


 

2 comentários:

  1. E que boa que era a maça dada no final ahah :D
    Eu julgo que o problema é nós ir-mos sempre com a ideia de querer baixar o tempo e bater record... se formos naquela de não querer saber vai na volta e no fim temos uma surpresa agradável. :)
    Vou optar por essa estratégia :D
    ahah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aquela maçã estava divinal.

    Faz-me lembrar uma meia maratona onde num abastecimento existiam cubos de marmelada que eram uma coisa do céu, mesmo para aqueles que não gostam, como eu.

    ResponderEliminar