terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tinha tudo para correr bem......

(Foto retirada da internet)
 
 .... mas isso não aconteceu.

O treino de Domingo tinha tudo para correr bem: 
- não seria um treino muito longo (entre 12 a 13 kms);
- o percurso, ainda que com algumas subidas, seria efetuado no Parque da Paz, pelo que seria essencialmente em terreno plano;
- a temperatura baixou significativamente nos últimos dias;
- o tempo estaria encoberto; e,
- ainda que chuvesse, ou estivesse vento, havia comprado no sábado um corta-vento.

Este treino tinha assim tudo para correr bem, mas não foi isso que aconteceu.

Para começar o treino ia ser feito sobre a pressão do tempo, pois tinha que acabar às 9h30m, para poder ir com os miúdos a uma sessão de cinema nessa manhã. 

Depois foi o acordar mesmo antes da hora de começar o treino pelo que não houve tempo de tomar o pequeno almoço com a antecedância necessária pelo que parti para o treino em jejum, o que dificulta em treinos com mais de 10 kms.

A saída para o treino foi já um pouco atrasada em 15 min. o que levou a que a distância final ficasse um pouco aquém do previsto.

Mas o que levou a que este treino não corresse bem foram essencialmente 2 questões: 

1) em primeiro lugar cometi um erro na roupa que escolhi para o treino, pois como pensei que pudesse estar um pouco de frio levei uma camisola técnica de manga comprida, mas como esta customa fazer-me fricção nos mamilos, levei uma outra de manga curta por baixo. Como pensei que pudesse chover, levei também o corta vento. Conclusão: ao fim de 2 kms já ia a "destilar", e foi assim até ao fim do treino;

2) ao fim de 3 a 4 kms comecei a sentir as pernas muito cansadas, a que não deve ser alheio ter feito 2 treinos de 9 kms durante a semana, o último na 6ª feira, e no sábado (dia anterior ao treino) ter feito uma aula de natação que me deixou o resto do dia com as pernas pesadas. 

Tudo isto contribuiu de certeza para que autenticamente me "arrastasse" durante grande parte do treino, resultando num tempo de 1:12'24'', ou seja, 6,6 min. ao km, muito abaixo do que atualmente consigo fazer.

Ontem (2ª feira) foi dia de recuperação com uma ida ao ginásio com exercícios específicos para fortalecimento do "core" (zona lombar).

Hoje à noite está previsto fazer um novo treino, desta vez cerca de 9 kms, sendo os últimos 2 kms a subir, tudo dependendo do estado das pernas e de uma pequena mazela no peito do pé direito, que estou a tentar perceber o que é e como se pode recuperar.



 


3 comentários:

  1. Faz parte! Estas situações são verdadeiras aprendizagens. Mais do que ler livros sobre treinos e condição física, é viver na pele o nosso auto-didactismo.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que isto acontece, mas deixa-me impaciente, o que tenho de aprender a contornar. Para já decidi descansar 2 dias e depois retomar os treinos, faça chuva, ou faça sol.

    ResponderEliminar
  3. Fernando, tenho lido que fazer treinos em jejum, desde que não seja mais que 45 minutos e num ritmo não muito elevado (zona aeróbia), cria no nosso organismo o hábito de "usar o que tem", mais concretamente gordura, também por esta razão tem que ser a um ritmo baixo, no futuro em distancias como a maratona iremos beneficiar deste "treino" pois o organismo vai estar mais habituado a fazer este trabalho.
    Tenho que confessar que esta foi uma das minhas falhas, pelo menos no período inicial em que estava a fazer treinos curtos e com medo de perder as forças enchia o estômago de coisas boas que depois andavam aos saltos durante todo o percurso, por esta mesma razão também deveria ter usado o gel só em situações em que sentisse mesmo necessidade e não criar uma habituação como sinto que possa ter sido o meu caso.
    Esta é uma situação para corrigir no futuro. Gostava de saber como eram feitos os treinos antigamente para longas distancias, em conversa com alguns veteranos fiquei a saber que faziam meia maratonas sem qualquer abastecimento além da agua, claro, tiveram que treinar o organismo nesse sentido.
    Certo é que eles as faziam e muitos deles terminavam em menos de hora e meia, portanto não iam propriamente a passear.
    É verdade que por vezes só depois de passarmos por elas é que as coisas começam a fazer algum sentido, vai lendo o que existe por aí e vai tirando as tuas conclusões, de vez em quando vai lendo o que escreveste no blog, vais ver que algumas coisas começam a fazer mais sentido, aconteceu comigo, vai acontecer contigo certamente se mantiveres um registo do que vais fazendo para posterior consulta.
    Também não te esqueças que somos individuais, o que se aplica a uma pessoas pode não se poder aplicar a outras, tens que ouvir o teu corpo e após o treino registar as tuas sensações, só assim vai perceber como reages em cada situação.
    Mas, acima de tudo tira prazer da corrida, quando as coisas começarem a ficar muito "profissionais" pára e pensa se é esse o caminho a seguir.
    Por vezes ficamos tão focados nos objectivo que nós esquecemos nos prazeres da corrida.
    Na minha ultima prova fui acompanhar a minha esposa em vez de tentar baixar dos 45min aos 10k, acredita que foi uma sensação bastante agradável.
    Desculpa o texto tão longo e espero que te seja útil,
    Bons treinos.
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar