terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tira Teimas (1)


Este foi o primeiro tira teimas depois daquilo que se pode chamar o estágio de verão, a subir e descer montes no distrito de Castelo Branco, e depois do que se pode exagerar de exagero do fim de semana passado, onde entre aquecimento (3,5 kms), a Corrida do Tejo (10 kms) e regresso (8,5 kms), corri cerca de 22 kms, quando os meus treinos mais longos até então se situavam em cerca de 13 kms.

Decidi assim este Domingo fazer um básico tira teimas para vez se a Meia Maratona planeada para Abril de 2014 poderia ser antecipada para Dezembro de 2014.

Este tira teimas ia ser básico, pois iria ser o mais simples possível: a ideia era fazer um treino de 1h30m a 1h45m que desse para correr qualquer coisa como 13 a 15 kms, num percurso em linha (sem retornos), mais ou menos pensado antes de sair de casa, mas que poderia sofrer alterações consoante me sentisse ao longo deste. O ritmo seria um ritmo confortável consoante o percurso fosse a subir, a descer, ou plano. Seria um treino básico pois, para além do equipamento (calções, camisola, meias e sapatilhas) e do cronómetro e de um telemóvel 2G (mais uma vez básico), não iria levar mais nada, nem música, nem o medidor de frequência cardíaca.

Mas desenganem-se que lá por ser um treino não quer dizer que iria ser um treino fácil, pois o percurso escolhido tinha as suas dificuldades. 

Assim parti em direcção a Cacilhas, o que seria cerca de 4,5 Kms a descer e em plano, o que permitia fazer um bom aquecimento antes de começarem as primeiras subidas. Depois vieram 2 kms sempre a subir até ao cimo de Almada, e quando se pensava que a subida tinha acabado, pois rstava no alto de Almada, decidi subir mais um pouco até ao Cristo Rei.

Chegado ao Cristo Rei era tempo de recuperar e aproveitar a descida até à Rotunda do Centro Sul, e em direcção ao Parque da Paz. Por esta altura estava já com cerca de 1h de corrida e mais ou menos 10 kms, o que mostrava que o ritmo não tinha sido mau, tendo em consideração quase 3 kms de subida praticamente contínua.

Entrado no Parque da Paz e com o sol já muito baixo no horizonte, só havia tempo para dar uma volta já que não existe iluminação, e antes de sair do Parque aproveitar o chafariz para beber um pouco de água para os Kms finais. 

Depois do parque havia uma subida de quase 1,5 kms e começava a descida em direcção a Corroios, e chegado à 1h30m de corrida as pernas começaram a ficar um pouco cansadas, pelo que optei por não ir mesmo até Corroios e virar em direcção ao fim do treino.

No total foram 15 kms percorridos no tempo de 1h36'26'', ou seja, a um ritmo de 6,4 min. ao km.

Ontem foi dia de recuperação e de ver como se encontravam as pernas. Apesar do treino ter tido uma distância já considerável (15 kms) e da sua dificuldade, em função das subidas, as pernas não tinham muito ácido láctico acumulado.

A recuperação passou assim por uma ida ao ginásio onde fiz 25 min de bicicleta e exercícios de fortalecimento lombar (pranchas e pointers).

Mas hoje fiquei com a certeza que seria possível, pelo que a decisão está tomada e irei fazer a MEIA MARATONA DOS DESCOBRIMENTOS a 08 de Dezembro.

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns pela decisão tomada!!
    Eu bem disse que ias a essa meia!!! :D
    Agora é treinar!!!
    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar