terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Corrida da Árvore - Monsanto (10 kms)


Domingo, 23 de fevereiro de 2014. 

Este dia marcava o meu regresso às provas depois da S.Silvestre de Lisboa. A Corrida da Árvore (10 kms corridos no parque de Monsanto - Lisboa) seria a minha primeira prova em 2014. Depois de um janeiro um pouco atribulado, quero dizer com poucos treinos, bem menos do que os inicialmente planeados, fevereiro tinha voltado a entrar nos eixos e o ritmo de treinos aumentara significativamente. Cheguei mesmo a fazer um treino de 17 kms no primeiro treino Corro, Logo Existo.

Esta seria também a prova onde iria estrear o novo equipamento de um dos 2 clubes pelos quais costumo correr. Poderá parecer estranho que alguém corra por dois clubes, mas se o Marco Paulo tinha dois amores (uma loira e uma morena) porque é que alguém não poderá ter dois clubes no seu coração.


Pois bem aqui estou eu equipado a rigor, e ainda bem descansado, momentos antes da partida da prova.


Às10h em ponto era dada a partida para a Corrida da àrvore, que iria percorrer 10 kms no sobe e desce do Parque de Monsanto, em Lisboa, considerado como o pulmão da cidade. Poucas são as vezes em que numa prova de estrada, numa grande cidade como Lisboa podemos fazer uma prova rodeados de verde por todos os lados.

 
Confesso que apenas conhecia algumas partes do percurso, a maior parte delas em terreno plano ou que iriam ser percorridas no sentido descendente. As subidas não as conhecia verdadeiramente, e apenas poderia imaginá-las pelo mapa com a elevação do percurso. Para que possam ter uma ideia do que foi o sobe e desce da prova deixo aqui a elevação registada pelo meu Garmin.


Depois de uma partida que se pode considerar rápida para mim, ainda que com uma ligeira subida no primeiro km, e como são sabia quais as subidas que iria encontrar, apenas que se encontravam ao km 4,5 e ao km 8, sensivelmente, optei por não embalar na primeira descida a sério, e por fazer o mesmo nas outras, de forma a dosear o esforço. 

Outra das razões que me levou a dosear o esforço foi o facto de no aquecimento que tinha feito inicialmente ter sentido as pernas presas, mas começo a desconfiar que tudo isso é psicológico, pois não há uma única prova onde o aquecimento não me custo horrores e onde eu não pense que não irei conseguir, que vou ter que me arrastar até à meta.

À medida que a prova foi decorrendo fui deixando ir os meus colegas que estavam com um ritmo mais rápido que o meu (a tal gestão de esforço) tendo optado por ficar com um colega que estava com um ritmo semelhante. Ainda assim nos primeiros kms tive dificuldade em o acompanhar, especialmente porque me retraia nas descidas para recuperar e melhor aguentar as subidas, tendo depois que fazer um esforço para o tentar apanhar nos percursos mais planos. Foram bem uns 5 kms até conseguir chegar ao pé dele de forma confortável.

Ainda assim, olhando para os tempos ao km não foi uma prova má, pois todos os kms foram abaixo dos 6' ao km, com excepção daqueles onde havia as maiores subidas.


Do km 5 em diante lá fomos os dois juntos em perfeita sintonia, pois se eu não falava, ele também não, mas também isso não importava nada, pois íamos os dois concentrados na prova e a apoiar-nos mutuamente, ora um à frente, ora outro, ora lado a lado. E não fosse a subida final e ele ter quebrado um pouco nessa parte teríamos chegado os dois juntos à meta, ainda que a diferença não tenha sido significativa.

A prova estava bem organizada pela Xistarca, sem grandes ostentações, mas isso também não era preciso. O percurso é difícil tendo em conta as subidas, mas ainda assim acessível, pois em Monsanto existem subidas bem piores, o abastecimento o adequado (feito ao km 5). Claro que como optei por levar a garrafa comigo durante algum tempo, tive que a levar até à meta, pois não a iria mandar fora para a berma da estrada, sabendo que provavelmente naquele ponto não iria ninguém fazer a limpeza, como acontece nos pontos de abastecimento (mas isso, claro está foi opção minha).

Aos 9 kms mudei o display do meu Garmin das pulsações para o tempo de prova, e com os tempos por km que vinha a fazer pensei que poderia bater o meu record (54' 22''), mas vi que seria quase impossível, e qual não foi o meu espanto que ao levantar a cabeça dei com uma "parede". Pois bem, esqueçam lá o record pessoal, que eu também o esqueci. Agora era fazer o melhor possível e terminar abaixo da 1h, o que consegui (58' 37'').

Terminada a corrida era-nos entregue um saco com a camisola da prova e uma garrafa de água, bem como a respetiva lembrança, uma medalha pensam voçês.....

Pois bem, pensam mal, pois a lembrança desta prova é bem mais original.

Uma àrvore para plantar, ou não fosse esta a Corrida da Àrvore.



Este ano as àrvores oferecidas eram Sobreiros e Azevinhos, e não os tradicionais Pinheiros dos anos anteriores, mas independentemente da espécie manteve-se a tradição, e ainda bem.

Decididamente uma prova para voltar a fazer em 2015.

11 comentários:

  1. Por mais incrível que pareça, nunca corri esta prova, apesar de ter estado inscrito por duas vezes. Numa, uma violenta queda duma cadeira que se partiu em trabalho em Marrocos e noutra um febrão na noite anterior, obrigaram-me a ter que faltar. Depois tem coincidido com outras provas como neste domingo :)
    Um dia será o dia.

    Parabéns pela prova e esse troféu é sempre apetecível

    Um abraço e obrigado pelas palavras que me deixaste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que a fiz e é uma prova bem engraçada.

      A àrvore vai ser para os meus miúdos a plantarem nestas férias da Páscoa.

      Mais uma vez parabéns pela excelente prova.

      Abraço e boa recuperação.

      Eliminar
  2. Parabéns pela prova e toca a plantar essa árvore.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser plantada pelos meus miúdos nas Férias da Páscoa, lá para a zona de Castelo Branco.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Excelente o prémio da prova! Já a ando para fazer à que tempos, para o ano não posso falhar! Então e conta lá, houve La Mancha ou não houve La Mancha? eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma prova bastante agradável e recomenda-se.

      Não houve la mancha pois a solução está a relevar-se boa e até beneficiou do efeito Mach 3 devido à prova de esforço.

      Abraço e boa recuperação.

      Eliminar
  4. Gostava muito de ter ido a esta prova... mas o caché não dá para tudo e uma pessoa tem de jogar estas coisas eheh

    E olha que prémio bonito! Se há coisa que defendo é que cada qual dá o que pode e a mais não é obrigado, e digo isto porque normalmente (existem excessões) os atletas que correm nas provas domingueiras não pedem grandes prémios, apenas uma águinha e uma bananinha ou maçã... e já agora um apoio de vez em quando ao longo da prova. Não corremos para trazer para casa uma carrada de t-shirt's técnicas, ou medalhas, ou prémios sejam eles de que tipo forem. Mas a verdade também tem que ser dita, que a originalidade também é sempre bem aceite, e um prémio até sabe bem no final. Porque não trocar as medalhas por coisas simbólicas... Corrida Rota Fonte da Pipa - um pastelinho de feijão da regiao (e que bem que soube) mais uma garrafinha de vinho tb ela da região. Corrida da árvore - Uma árvore para plantar, corrida do montepio - um íman para colocar no frigorífico... etc.... São coisas que ficam guardadas na memória e que sabem bem :D

    Viva a originalidade. :D

    Posto isto ia-me esquecendo de comentar a excelente prova que fizeste... Bons tempos :D

    Estás com dúvidas sobre aquele tempo nas Lezírias?!?!! PUFF!!!!!!! Tá feita :D

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caché é algo que tem que ser gerido pois as provas estão mais caras.

      É sempre uma opção para o ano.

      Quanto ao tempo das Lezírias penso que talvez o consiga e estou a aproveitar os treinos para treinar a "cabecinha" a garir melhor as provas.

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Eu, como não ligo muito a medalhas, ia gostar desse "troféu". Sabia do pinheirinho, mas também é engraçado variarem as espécies! :)
    Parabéns, é um tempo muito bom para uma prova carrossel como essa.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei contente com o tempo e os meus miúdos ficaram bastante contentes com a àrvore.

      Bons treinos rumo à Maratona de Almorol.

      Eliminar
  6. pois a prova não será a melhor para bater records (pelo percurso) mas fizeste um "bom" tempo, sendo isto de "bom" bastante subjectivo e pessoal. Para mim, seria igualmente um "bom tempo". Tive vários pinheiros que plantei (prémios dessa corrida) e um deles pelo menos vingou e se não o mataram já deve ser mais alto que eu. é que entretanto deixei de ter acesso ao local onde o plantei :(

    É esta uma Corrida que aprecio bastante e já a carri várias vezes.

    ResponderEliminar