terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

OH MY.....Cristo Rei (Semana 43)

(Foto retirada da Internet)

Esta semana os treinos voltaram aos eixos. Consegui fazer 3 treinos que totalizaram 28,5 kms. 

Mas comecemos pelo último, o treino de ontem de 12 kms que incluiu a subida ao Cristo Rei, ... e que subida. Nesta fase da minha preparação, a corrida mais exigente que se avizinha é a Meia Maratona de Almada (21 kms), que não é totalmente plana incluíndo várias subidas, sendo que algumas delas quase que são uma parede, como a subida para o Alfeite e para o Monte da Caparica.

Assim, e na semana de eu ir ao cardiologista decidi fazer um treino mais longo, com o alerta do cardiofrequencímetro desligado (para que não fosse sempre a apitar) e reger-me apenas pelas minhas pernas e pela minha respiração. O treino começou assim com uma descida de cerca de 2 kms para aquecer, rumo ao Centro Sul.


Depois de um primeiro km relativamente rápido (5' 46''), decidi resguadar-me um pouco no 2º Km da descida, para enfrentar a subida até ao Cristo Rei, que vindo da Rotunda do Centro Sul são quase 3 Kms de subida. A subida essa foi feita a um ritmo mais lento, talvez porque ainda faltasse um pouco para o fim do treino que terminaria numa subida que parece uma parede, em direção ao Alfeite.


Chegado ao Cristo Rei, foi tempo de recuperar e aproveitar a longa descida por Almada e até Cacilhas, aumentando o ritmo para cerca de 6' ao km, ou um pouco menos para reduzir as pulsações por minuto.


Mas ao km 10 lá estava a subida final rumo ao Alfeite, semelhante à que irei encontrar na Meia Maratona de Almada, se bem que dessa vez será praticamente no início (descansem, haverá outras lá para a frente), e para meu espanto foi feita num ritmo médio mais rápido que a ascensão para o Cristo Rei, e com as pulsações de certa forma controladas, já que também a sua média foi inferior à subida do Cristo Rei. 

Foi assim um treino de 12 kms, o maior que fiz desde a Meia Maratona dos Descobrimentos, em Dezembro, com o tempo de 1h 16', o que não me pareceu mal tendo em conta a existência de cerca de 4 kms de subida.

Voltando um pouco atrás nesta semana, houve ainda 2 treinos entre os 8 kms e os 8,5 kms (Laranjeiro - Cacilhas - Cacilhas) no ritmo acima dos 6' ao km (entre os 6' 18'' e os 6' 27'').

Esta semana traduziu-se assim num total de cerca de 28,5 kms, o que permitiu regressar a um valor mais perto do normal, e francamente superior às semanas anteriores que andavam entre os 10 kms e os 17 kms por semana.

3 comentários:

  1. Que belo treino... conheço mais ou menos a zona essa subida até ao Cristo Rei é bem puxdinha... belo treino!!! :)

    Força nesses treinos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A meia maratona de Almada é a meia do meu coração.
    O percurso não é nada fácil mas é por isso mesmo que a adoro.
    Estás a fazer uma boa preparação. Continua! Força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar