terça-feira, 8 de outubro de 2013

Não fui à Meia Maratona …..

(Foto retirada da Internet)



….deste domingo, e a Maratona ainda está num campeonato que não é o meu. 

Mas lá por não ter participado nestas provas não significa que foi dia de descanso. Estava previsto realizar um treino mais longo, cerca de 1h30, com visa a preparar a participação na Meia Maratona dos Descobrimentos (dia 08 de dezembro) que faz parte da minha preparação para a Maratona.

Inicialmente este treino seria para realizar de manhã, mas a existência de outros compromissos impediu que assim acontecesse, pois às 9h tinha que levar à natação o meu filho mais velho e depois tinha que ir com os dois ao cinema.

Assim, e como a corrida também não se pode sobrepor à família o treino foi feito ao final da tarde pelas 18h20. Ia ser um treino baseado no tempo de corrida contínua, não interessando o ritmo que ia impor. Este seria ditado pelo estado das pernas, que ainda antes de começar estavam “pesadas”, à semelhança do que aconteceu no domingo passado. Começo cá a desconfiar que este cansaço nas pernas está relacionado com a aula de natação ao sábado, isto porque não sou um nadador nato e saio das aulas extremamente cansado, em particular as pernas. Seria a primeira vez, num ultimo mês que ia levar o medidor de ritmo cardíaco e tinha como objectivo controlar o frequência cardíaca à volta das 160 bpm.

Ao iniciar o treino senti imediatamente que as pernas estavam pesadas e que por isso não poderia entrar em “loucuras” de ritmo se queria fazer um treino mais ou menos respeitável. Ao fim do primeiro Km estava a fazer um tempo ligeiramente abaixo dos 6 min. ao km, o que era muito bom dado o estado das pernas, mas ainda era muito cedo para dizer. Decorridos 2 kms entrei no Parque da Paz, onde iria fazer a minha volta exterior (2 kms) que tem uma rampa de 500 mts.

A pouco e pouco as pernas foram desentorpecendo e lá fui fazendo volta atrás de volta, ainda que ligeiramente acima dos 6 min. por km. Ao chegar aos 8 kms era tempo de parar no chafariz e beber um pouco de água pois teria que sair do Parque da Paz atendendo a que estava a escurecer e não existe iluminação. Saído do Parque da Paz o treino continuou em direção a Cacilhas onde voltaria para casa. Como esta parte era um percurso essencialmente plano foi mais fácil de fazer já que não impunha tanto esforço às pernas.

A pouco e pouco os kms foram passando, e depois de percorridos cerca de 15 kms, restavam apenas os 2 kms finais, estes já sobejamente conhecidos como sendo a última subida, que tinha apenas um pequeno troço de 150 mts que permitiam alguma recuperação.
No total foi um treino de 17 kms efetuado no tempo de 1:46’ 21’’ o que resultou numa média de 6,3 min. ao km.

Assim, ainda que as pernas estivessem pesadas no início acabou por ser um bom treino e mais um indicador que começo a estar próximo de conseguir fazer a Meia Maratona, naquele que é o meu percurso para A MARATONA.

Sem comentários:

Enviar um comentário