sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Não tens tempo para correr??? ARRANJA !!!

Ontem era dia de retornar aos treinos depois de no domingo passado ter-me "arrastado" por 11 kms e da ida ao ginásio na 2ª feira para recuperação. Optei por dar 2 dias de descanso às pernas, o que até veio a calhar dada a semana complicada que foi.

Mas ontem era dia de treinar e o dia não se adivinhava menos fácil. Para que tudo corresse bem e pudesse fazer o treino planeado cheguei ao emprego às 8h20, porque teria que sair mais cedo.

Foi um dia normal de trabalho até às 17h, quando começou a verdadeira correria:

- Sair do trabalho e passar pela farmácia;
- Apanhar o comboio rumo ao deserto de Mário Lino (Margem Sul de Lisboa);
- Ir ao colégio do filho tratar da mensalidade;
- Passar pelo supermercado e fazer umas compras básicas (pão, iogurtes, fiambre, etc...);
- Ir buscar o miúdo a casa dos avós;
- Fazer o jantar dos miúdos (por sorte pouco mais foi do que o aquecer);
- Descascar batatas, e outros legumes, para fazer sopa;
- Colocar a sopa ao lume.

Eram então 20h30 e chegava a hora de me equipar para poder ir correr.

O treino teria qualquer coisa como 9,1 kms e seria para fazer entre os 51' e os 54'. Tudo dependeria das pernas e de como me sentisse ao longo do treino. Apesar de não estar muito vento, nem estar a chover saí para a rua levando um corta vento, até porque era amarelo fluorescente, e como tal de alta visibilidade, e também me permitiria habituar a correr com ele.



O treino começou com uma descida de cerca de 2 kms, em ritmo lento e que foi aumentando gradualmente. Aos 2 kms levava cerca de menos 40' comparativamente com o meu melhor tempo neste percurso, mas um pouco mais à frente, por volta do km 4 comecei a sentir a "dor de burro" a vir ao de cima, pelo que abrandei ligeiramente e esta foi estando sempre controlada. 

Aos 5,5 kms o tempo estava semelhante ao meu melhor neste percurso, sinal de que tinha perdido aquela ligeira vantagem e ainda faltava a parte final que tinha uma subida de cerca de 2 kms, com um pequeno troço de 150 mts ao fim do 1º km que permitia alguma recuperação.

Quando estava a terminar o 1º km da subida senti que estava em excesso de esforço, e que teria que aproveitar aqueles 150 mts para recuperar antes de atacar a subida final. Depois de recuperar um pouco o fôlego a subida final foi feita a bom ritmo e pensei que poderia mesmo melhorar o meu tempo neste percurso, mas infelizmente não o consegui por apenas 12''.

Terminado o treino, feitos os alongamentos era chegada a altura de regressar a casa e....:

- Tomar um duche rápido;
- Comer uma sandes de fiambre, uma peça de fruta, beber um copo de leite, e um iogurte;
- Terminar de fazer a sopa; e, ....
- acabar de arrumar a cozinha.

Não tens tempo para correr???

ARRANJA-O !!!

4 comentários:

  1. Fantástico! Posso assinar por baixo?? O meu dia-a-dia é assim!
    Por vezes vou treinar às dez da noite, depois de fazer isso tudo e deitar os filhotes na cama... Muitas vezes eles nem sabem que a mãe sai de casa depois de lhes dar um beijo!

    ResponderEliminar
  2. Muitas das vezes desculpamo-nos com a falta de tempo para ir correr, quando isso não passa apenas de uma desculpa, apenas porque não nos apetece correr.

    ResponderEliminar
  3. Não é de todo o meu caso, mas irrita-me bastante as pessoas que dizem "não tenho tempo porque tenho filhos e uma casa para cuidar!", quando sei que no fundo usam isso apenas como desculpa para não ir correr.
    Estas pessoas apenas não querem correr!
    Aquelas que querem, ora bem fazem como tu e como quase todas as pessoas que conheço neste mundo das corridas, ARRANJAM TEMPO! Nem que seja de madrugada :D
    E isso é de louvar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há para aí um chavão que diz: quem quer fazer algo, arranja uma maneira; quem não quer, arranja uma desculpa.

    ResponderEliminar