segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A caminho da Maratona

(Foto retirada da internet)



Na primavera de 2012 decidi começar a preparar-me para a Maratona, mas pouco depois fui obrigado a parar devido a uma hérnia discal na L4-L5. Depois de alguns meses parado, a fisioterapia e a trabalho de fortalecimento lombar, recomecei gradualmente a correr e, ao não sentir dores comecei a trabalhar mais afincadamente, quer no que respeita à preparação física e aos treinos de corrida, quer no que respeita à perda de peso. 

Ao longo deste tempo fui lendo livros, artigos, pesquisando sites e blogs e fui aprendendo muitas coisas relacionadas com a corrida e os treinos. Nesta pesquisa fui encontrando diversas metodologias e planos de treino para a maratona, mas fui também aprendendo que todos nós somos diferentes e que por isso não existe uma fórmula mágica.

Encontrei variadíssimos planos de treino para a Maratona: para atletas principiante, para atletas intermédios e para atletas avançados. Mas ao que mais me fez confusão foi que todos os planos que eu encontrava, mesmo os de principiante correspondiam a um plano de treino entre as 12 e as 16 semanas.

Isto para mim, e desculpem-me se eu posso não perceber muito disto, não me fazia muito sentido: Como é que um principiante se poderia treinar em 12 semanas para correr 42 kms.
Assim, com base no que tenho vindo a ler decidi elaborar um plano de treino para mim, só que seria um plano mais sustentado, já que teria uma duração bem mais superior. Depois de ter abandonado a ideia de fazer a minha primeira Maratona apenas em 2016 (cerca de 3 anos depois de avançar para a Maratona) delineei um plano para cerca de um ano e meio, mais precisamente 83 semanas.

Não se trata apenas de um plano de treino de corrida, mas sim de um plano mais completo, que contempla natação e ginásio.

No final, espero conseguir passar todas as dificuldades e conseguir fazer a maratona de uma forma confortável e poder vir a repeti-la em Lisboa (2015) e em Paris (2016).

Ainda que os treinos longos me assustem, e a prova em si ainda me cause arrepios, 

… MARATONA aqui vou EU !!!



6 comentários:

  1. Um objectivo a longo prazo é sempre mais bem preparado, no entanto tem alguns inconvenientes e pode haver falta de motivação. Muito boa sorte e força! estaremos aqui a seguir com atenção a evolução.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. É numa melhor preparação que eu estou a apostar, pois quero conseguir fazê-la, independentemente do tempo (espero que não seja mais de 5 horas) e chegar ao fim confortável, sem estar num estado de exaustão extrema.

    Foi precisamente por ter sido alertado para a falta de motivação que poderia existir num longo período de preparação que desisti de a preparar até 2016 (três anos depois de ter recomeçado a correr) para a fazer para o ano, .....

    .... e se for fisicamente possível (isto é, se eu não tiver nada em contrário que o impeça) repeti-la em 2015 e em 2016.

    Obrigado pelo apoio.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. E para quê a pressa? Eu também sou adepta de preparações mais demoradas. Para mim, a corrida ou neste caso a prova faz sentido quando terminada em bom estado físico e mental. Não gosto de ver pessoas a chegar à meta quase a cair para o lado. Não há necessidade...
    Por isso, força nesse objectivo!

    ResponderEliminar
  4. O importante é que a ideia esteja lá.
    A maratona também não é nenhum papão, com treino faz-se. Claro que se o objectivo já meter tempos os treinos terão de ser mais rigorosos. Mas o mais importante de tudo é a força de vontade e a motivação.
    Força!

    ResponderEliminar
  5. Olá Fernando,

    Penso que até 2016 te ias esquecer para o que andavas a treinar, :)
    Como dizes e muito bem, cada um é caso único, portanto vamos por partes:
    Primeiro começar a treinar regularmente, 3 ou 4 por semana.
    Participar em algumas provas de 10k, penso que aquilo tempo não é muito importante, mas sim o facto de acabar bem. (Que também é difícil pois vamos sempre querendo mais).
    Pensar em participar em meias maratonas, mas primeiro treinar para isso, logo aqui vais ver que a questão "distancia" já começa a fazer mossa.
    Convem participar pelo menos em duas, para se ter uma ideia e fazer comparações.
    Se até aqui correr tudo bem, eu no meu caso fiz um plano de 6 meses mas penso que 3 meses é suficiente pois é aí que se começam a fazer as distancias maiores.
    Tens o exemplo do meu plano para perceber isso, mas cuidado para não chegares já com algum desgaste como foi o meu caso.
    E pronto, penso que é tudo.
    Tens que dar descanso ao teu corpo e registar o que sentes para fazer comparações.
    Existem vários tipos de planos, temos é que os ajustar á nossa realidade, mas isso só pode acontecer quando já nos começamos a conhecer minimamente.
    Penso que estás com um pensamento muito positivo, faz consultas e adapta as coisas á tua realidade.
    Fica bem
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Manuel,

    mais uma vez obrigado pelas dicas e concordo em absoluto con todas elas. A descrição que fizeste enquaixa-se perfeitamente no meu plano, pois tenho prevista a realização de 3 treinos semanais (2 durante a semana e 1 ao fim de semana), a participação em várias provas de 10 kms (2 até ao fim do ano) onde poderei melhorar os meus tempos, mas isso não é o essencial, e a participação em 2 meias maratonas, uma já em Dezembro (Descobrimentos) e outra lá para Março ou Abril (Ponte 25 Abril ou de Almada).

    Abraço e bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar