terça-feira, 8 de outubro de 2013

Passeio ao Monte Galisteu (Agosto)



Estas férias não foram necessariamente sinónimo de “sopas e descanso”, pelo menos no que toca à corrida, mas sim um período em que aproveitei uma maior disponibilidade de tempo livre para reforçar os treinos e melhorar a forma física. 

O treino da ida ao Monte do Galisteu seria apenas à tarde, mas o dia começou com um pequeno treino com o meu filho mais velho de 8 anos. Claro que como ele não costuma correr, pelo que este treino teria que ser a um ritmo lento, ao ritmo dele. 

Confesso que não estava à espera do resultado, pois das vezes anteriores que tínhamos corrido ele sempre tinha feito sprints e como tal não aguentava muito tempo. Mas hoje ia ser diferente pois tinha-lhe dito que iríamos de vagar ao ritmo dele, para podermos ver a sua resistência. 

Assim lá começámos a correr devagar ao ritmo dele. Eu levava uma garrafa de água para o caso dele precisar. Fomos correndo e lá lhe fui dizendo para não ir muito depressa, e acabei por ficar impressionado por ele correr cerca de 1 km. Eu sei que vão dizer “Só 1 km??”, mas para quem não costuma correr até me parece que é um bom começo. 

 Depois regressámos a casa a andar e pegámos nas bicicletas e ainda fizemos mais uns 40 minutos de exercício.

Mas o dia não iria acabar aqui e ao final da tarde será altura de fazer mais um treino, desta vez iria explorar o caminho para o Monte Galisteu. Parte do caminho já o explorara no treino da Senhora das Neves, e como tal, o percurso inicial era essencialmente a descer e o retorno essencialmente a subir.

O treino começou bem e sentia-me com força, mas o percurso plano e descendente ajudavam. Ao fim de 3,5 kms apanhei a primeira subida digna de nome (que no retorno seria uma descida e uma oportunidade para recuperar). O percurso que se seguia era uma novidade, mas não me surpreendeu pois era quase sempre a descer, e existindo algumas zonas onde a inclinação fazia adivinhar dificuldades no regresso.

Ao fim de 30 minutos comecei a ficar ansioso por não encontrar o ponto que havia identificado no mapa para regressar, mas optei por dar mais uns minutos pois o meu ritmo poderia ter sido inferior ao que havia previsto. Por volta dos 36 minutos eis que o encontrei e a assinalá-lo estava lá uma placa a dizer: “Monte Galisteu”. Como me sentia bem decidi continuar a seguir o caminho por mais algum tempo. Quando cheguei aos 6,5 kms (distância verificada mais tarde) decidi voltar para trás e enfrentar todas aquelas subidas que me esperavam.



Apesar de difíceis, os últimos treinos que havia feito facilitaram-me a tarefa, e a pouco e pouco lá as fui superando, mesmo a subida, já em alcatrão, junto à Sra. das Neves que parece uma parede.

O tempo do treino (1h24’ 44’’) mostra a sua dificuldade em fazer os 13 kms, em especial dos 6,5 kms de regresso que eram essencialmente a subir.

No final ficou a agradável sensação de um bom treino, num percurso novo, em terra batida, e que ainda permite ir mais além para o explorar.



Treino: Monte Galisteu
Distância: 13 kms
Temperatura: 28ºC a 30ºC
Tempo:  1:24’ 44’’
Média: 6,5 min. / Km

5 comentários:

  1. Belo treino! E também deve ter tido uma elevação jeitosa! :)

    1km de cada vez, é assim que se começa, o importante é o filho gostar.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. A pouco e pouco pode ser que ele venha a gostar. Foram 15 dias com treinos duros, mas fabulosos, a tal ponto que senti uma leveza enorme quando voltei a correr em tereno plano e com menos calor.

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernando,
    Tens algum plano de treino com vista a tua participação na meia maratona de Lisboa? Algum pelo qual te possas guiar e fazer comparações no futuro?
    Não se trata de levar as coisa muito a sério, trata-se simplesmente criar alguma organização e planeamento.
    3 treinos por semana são suficientes para que os resultados apareçam e se consiga uma preparação para no futuro enfrentar uma maratona.
    Cá estou para tentar ajudar se precisares.
    Abraço
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel,

      comecei a correr vai para 7 anos, mas nem sempre fui muito regular e fiz algumas loucuras de participar em meias maratonas (cinco ao todo) com um a dois treinos por semana de 1 hora. Resultado: Apenas 1 vez consegui terminar sempre a correr e com um tempo de 2h36m, e num estado lastimável.

      O ano passado decidi recomeçar a sério tendo em vista a maratona, mas tive que parar por causa de uma hérnia discal. Foram alguns meses de fisioterapia e depois começei a fortalecer o core num ginásio. Com tudo a correr tão bem recomecei a correr e o progresso tem sido muito bom.

      O meu plano inicial era fazer a maratona em 2016, mas disseram-me que era muito tempo de preparação e antecipei para novembro de 2014 (Maratona do Porto).

      Comecei a ler sobre o assunto, a ver planos de treino, a perceber como funcionam e fiz o meu próprio plano de treinos, baseado em 3 treinos por semana e qjue inclui corrida contínua, fartleks e rampas.

      Para além da corrida o meu plano de treinos inclui ainda ginásio, em particular, fortalecimento lombar e indoor cycling (que já me foi muito útil na recuperação de uma canelite, mantendo a forma) e aulas de natação (estas não são o meu forte, mas também ajudam na parte cardiovascular).

      Como parte integrante da preparação está a Meia maratona de Almada em Abril de 2014 (ou talvez a da Ponte 25 Abril) e a Meia Maratona dos descobrimentos, já em Dezembro.

      Este ano as provas que vou fazer são a corrida do Montepio (27.10), A meia Maratona dos Descobrimentos (08.12) e a S. Silvestre de Lisboa (28.12), todas elas enquadradas no plano desenhado.

      Ainda não faço os 10 kms nos 55 min, pois o meu record está nos 57'17'' mas penso que na corrida do Montepio serei capaz de melhorar.

      Outro aspecto que tenho trabalhado afincadamente é o peso, pois desde Nov. 12 até agora já passei dos 93 kgs, para os 81,5 kgs.

      Ainda que o meu plano de treinos seja muito exigente semanalmente, entre corrida, ginásio e natação, o "core" neste momento são 2 corridas por semana de cerca de 1 hora e um treino mais longo ao domingo, que neste momento está nos 13 a 16 kms. Claro que vai sendo ajustado semana a semana, e até mesmo dia a dia, em função dos meus compromissos e de como me vou sentindo, em particular as pernas.

      Vou mantendo sempre um registo do histórico dos treinos (distâncias, tempos, médias) e das provas para ver a evolução e ajustar o plano em caso disso.

      Desde já o meu obrigado pelos teus conselhos e espero que possamos continuar a partilhar esperiências e também um dia eu poder dizer: SOU MARATONISTA !!!

      Abraço.

      Fernando Varela

      Eliminar
  4. Fernando,
    Tens algum planeamento? Se não tens talvez precises de um para ter referências, vais ver que os resultados vão aparecer.
    Digo isto porque tive a ver os tempos que tens feito e se fazes cerca de 55 aos 10kms, certamente com um planeamento vais conseguir chegar perto das 2horas na meia maratona, ao mesmo tempo cria uma sequência de treinos que vai permitir algum método.
    Abraço
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar