segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Record Pessoal (10 Kms) .... DIZIMADO !!!!






..... ou melhor dizendo ULTRA DIZIMADO !!!

Hoje foi dia da 1ª Corrida do Montepio, corrida esta que eu aguardava ansiosamente depois de ter falhado o meu Record Pessoal (RP) na Corrida do Tejo por apenas 20'' e depois de não ter existido, até ao momento, a Corrida do Sporting (que se vai realizar dia 1 de Dezembro), prova onde tinha conseguido há 2 anos o meu RP nos 10 kms (57' 17'').

Há dois anos que não consegui melhorar a minha marca, sendo no entanto de referir que no ano passado estive quase sempre parado (em fisioterapia e ginásio). Há já algum tempo que andava a tentar melhorar o meu tempo e estava confiante para esta prova. A meio da semana, num treino de passadeira tinha conseguido fazer 5 kms em 27' 09'' o que me permitia sonhar com um tempo na casa dos 56' e na casa dos 55' se conseguisse fazer uma prova extraordinária.

Assim tentei fazer tudo bem e ir começando a corrigir alguns erros que sei que tenho. Comecei por corrigir o erro de fazer as provas e os treinos em jejum. Levantei-me por volta das 7h da manhã para tomar o pequeno almoço (torradas com manteiga e marmelada e café - nada de leite).

Depois chegado ao local da prova (Belém), 1 hora antes desta começar decidi fazer um aquecimento. Foram 15 minutos de corrida lenta e uns pequenos (pequenos mesmo) sprints - nada comparado com o aquecimento de 30 minutos antes da Corrida do Tejo.

Às 10h eis que começou a corrida e lá fui furando no meio da confusão, mas sempre com alguma calma, evitando asselerações bruscas para não me desgastar em demasia. A confusão era tanta que só começei a ver as placas aos 4 kms e só apartir daí é que consegui ir controlando os tempos. 

Aos 5 kms estava com um tempo de 26' 40'' (abaixo dos 27' 09'' feitos na passadeira durante a semana), o que era indiciador de que poderia melhorar a minha marca.

Ao chegar a Alcantâra apanhei um pequeno susto, pois torci ligeiramente (felizmente) o pé ao colocá-lo no carril do comboio, mas tive a sorte de não ter ficado com qualquer mazela.

Por duas vezes ao longo da prova tive um princípio da dor de burro (aos 4 kms e aos 8 kms) mas concentrei-me na respiração e aligeirei ligeiramente o ritmo e consegui recuperar rumo aos 9 kms e nessa altura era quase certo que iria melhorar o meu RP.

Pois foi assim mesmo. Hoje, talvez motivado pelo Sílvio, que tem vindo a bater RP atrás de RP, consegui bater o meu RP, ou melhor DIZIMÁ-LO, ou melhor, ESPEZINHÁ-LO COMPLETAMENTE.

O meu RP passou assim de 57' 17'' para ............................ 54' 22''.



6 comentários:

  1. Parabéns!! Grande "martelada"!
    Quando os treinos dão frutos começamos a sentir que somos imparáveis, não é?
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando,
    Parabéns, excelente progressão, os RP´s são para serem esmagados sempre que possível.
    Passei por Belém um pouco antes do tiro de partida, mas de bicicleta :) e vi que estava muito bem composta de atletas.
    Agora toca a treinar para a próxima.
    Bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns!!!! Valente descida :D
    Acho que foi da marmelada não!?! :D
    Ontem aquela corrida foi de RP's!!! :D
    Se eu disser que também só vi as placas a partir do Km5 :) talvez se deva a eu ser ligeiramente pequena e no meio daquela gente toda não alcanço nada a não ser troncos e pernas :)
    Parabéns pela excelente prova :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Fernando! Grande margem de progressão! Vindo de um ano mais difícil sabe ainda melhor.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  5. UAU!!! Muitos parabéns! Recorde completamente dizimado!!! =)
    Um beijinho e continuação de tão boas corridas.

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns pelo dizimar do record! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar