quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Séries .... à séria !

(Foto retirada da internet)

Depois de no domingo ter feito um treino de 17 kms, tinha previsto fazer novo treino na 3ª feira, depois de ter reservado a 2ª feira para recuperar. No entanto na 3ª feira as minhas pernas estavam pesadas que nem chumbo e, por muito que tentasse, não consegui arranjar coragem para ir treinar. Assim adiei o treino para ontem, esperando já estar melhor.

Apesar de ontem ainda continuar com as pernas pesadas decidi que tinha que desta vez não adiaria o treino e iria fazer algo diferente: um treino de séries.

Assim, saí em direção à pista de atletismo da Sobreda, local onde poderia realizar séries de 400 mts e tirar o tempo feito.  Logo que comecei a correr senti que as pernas continuavam pesadas, e receava que o treino não fosse nada de jeito, ou seja, que não conseguisse imprimir a velocidade necessária para fazer as séries. A pouco e pouco lá fui percorrendo a distância até à pista de atletismo da sobreda (cerca de 2,6 kms) e lá fui sentindo as pernas desentorpecer um pouco.

Ao chegar à pista dei uma volta devagar (pela pista de fora) para ganhar coragem, pois não sentia que iria conseguir fazer uma grande mudança de velocidade. Terminada a 1ª volta foi tempo de me colocar na pista de dentro, ligar o cronómetro e partir a correr, e .... surpresa das surpresas as pernas responderam e largei disparado. Ao terminar a volta nem queria acreditar no tempo que tinha feito: 1' 33'' (3' 53'' ao Km). 

Digam lá que naqueles 400 mts se eu não parecia quase um queniano ???

No total fiz 3 séries de 400 mts, cada uma com 400 mts de intervalo para recuperação a um ritmo de cerca de 7' 47'' ao km. Os resultados estão no quadro abaixo.


Terminadas as séries era altura de regressar a casa fazendo de volta os mesmos 2,6 kms, os quais tinham uma rampa de cerca de 400 mts que chegou em certos momentos a ter uma percentagem de inclinação de 6% a 7%.

Ao todo foi um treino de 52 min com um total de 8,1 kms e que incluiu 3 séries de 400 mts, intervaladas com 400 mts de recuperação.

Vendo os tempos que fiz nas séries, posso bem dizer que foram séries... À SÉRIA !!!!


Treino Total:        8,1 kms
Ida e Volta:           5,3 kms
Séries:                  1,2 kms (3 x 400 mts)
Recuperações:  1,6 kms (4 x 400 mts)



4 comentários:

  1. Por vezes pensamos que naquele dia não vamos dar nada, mas depois quando demos por nós até voamos!!
    Essas séries foram dignas de Queniano sim sr!!
    :)

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade o que dizes, e isso só pode ser fruto do trabalho que vamos fazendo, pois neste momento sinto que estou no melhor momento de forma desde que comecei a correr à 7 anos, também porque tenho conseguido uma grande regularidade nos treinos (2 a 3 vezes por semana).

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernando,
    Ora ai está uma coisa muito boa para ganhar velocidade, séries.
    Agora registas-te e bem, tens que continuar a fazer regularmente e ver os resultados.
    Nunca te esqueças que o descanso é muito importante, foi esse o meu erro. Pensamos que não faz diferença, mas acredita que faz toda.
    Mesmo que estejas uma semana sem treinar não é por isso que vais perder velocidade ou resistência, não numa semana.
    Neste momento sinto que quando chegar ao fim deste ano vou ter que fazer uma paragem de um mês nos treinos, tenho que deixar o corpo recuperar.
    O meu conselho é que uses um calendário e prevejas nesse mesmo calendários as provas que queres participar, os objectivos e um período de descanso antes de começares uma nova fase.
    Eu vinha desde 2012 sem descansar um mês seguido e agora que olho para todo o meu percurso sinto que no ultimo mês de treino para a maratona o que eu estava a ter era já bastante cansaço acumulado, na ultima semana o que corri foi praticamente tudo a ritmos muitos lentos, mas mesmo assim o desgaste já lá estava.
    Mesmo assim vou, sem forçar, fazer mais duas provas até ao final do ano e depois de dia 8 de Dezembro vou para um bocado, a chuva até pode ser que ajude um pouco a conseguir esse objectivo.
    Se também tiveres umas subidas ai perto da tua casa, utiliza-as para ganhares mais resistência, fazendo também umas series a subir (atenção ás batidas do coração), e recuperações a descer.
    Força

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  4. Manuel,

    Mais uma vez obrigado pelas dicas. É isso mesmo que tenho feito. Realizei um plano de treinos (corrida, ginásio e Natação) e embora não parece ter muitos dias de descanso estes vão surgir quanto em certos dias outras responsabilidades se sobrepuserem e não for possível treinar.

    Os treinos que faço tenho-os registado para poder ter uma ideia da evolução e poder sempre ir ajustando o plano quando tal for preciso.

    Os meus treinos terminam quase sempre com 2 kms a subir a regressar a casa, que apesar de ter uma inclinação entre os 3% e os 3,7%, são 2 kms sempre a subir, para além de outras subidas que possam existir nalguns treinos, como por exemplo de Cacilhas ao Cristo Rei.

    P.S. - Há umas semanas fiz umas séries numa rampa de 400 mts a subir, mas alambazei-me na primeira e vi-me aflito para fazer as seguintes.

    Abraço,

    Fernando

    ResponderEliminar