domingo, 19 de janeiro de 2014

O meu Baú de Corridas (1) - A 1ª Corrida

Mini Maratona da Vasco da Gama - Setembro 2006

(Foto retirada da Internet)

Foi no ido ano de 2006 que eu despertei para a corrida, com a bonita idade de 32 anos. 

Até então a minha experiência de corrida resumia-se apenas a alguns sprints atrás de veículos de grande porte, vulgarmente denominados de transportes públicos e a algumas futeboladas de Futsal. 

Talvez o facto de quando era novo, quando ainda andava no 6º ano, ter participado numa corrida à volta da Praça de Touros do Campo Pequeno (Lisboa) e ter dado um tralho, no qual esfolei os joelhos e as palmas das mãos me tenha influenciado a não correr. 

Foi apenas em meados de 2006 que nasci para a corrida depois de um colega meu de trabalho na altura me ter desafiado para correr, para ir correr com eles. Na altura expliquei-lhe que tal não fazia qualquer sentido pois mesmo estando na disposição de aceitar o desafio, não conseguiria fazer mais do que 5 minutos seguidos a correr e estragaria o treino a quem estava habituado a correr mais tempo.

Foi por isso mesmo que combinei que iria treinar sozinho, mesmo que tal implicasse uma força de vontade, que na altura seria praticamente sobrehumana, já que não estava habituado a qualquer tipo de atividade física.

No meu primeiro treino apenas consegui correr 5 minutos, mas depois continuei a andar pelo Parque da Paz durante quase cerca de 1h. Nesse tempo houve um Sr., que teria mais do dobro da minha idade que passava constantemente por mim a correr, o que me levou a pensar: "Raios me Partam (desculpem lá qualquer coizinha), se eu não sou também capaz!). 

Os treinos foram aumentando de 5 min., para 7 min., para 9 min., depois 12 min. até que consegui fazer treinos de 30 minutos. Nessa altura comecei a fazer treinos conjuntos e la fui crescendo até aos 45 minutos.

Por esta altura ainda não sabia se iria continuar a correr mas lá me inscrevi na Mini Maratona da Ponte Vasco da Gama (8 kms). É uma prova bastante popular, repleta de atletas, com as mais diversas preparações físicas, o que nos permite não desmoralizar. 

Foi uma prova relativamente fácil, que consegui fazer sempre a correr, ainda que o tempo fosse algo modesto: 1h 12min.

A partir deste dia estava decidido que continuaria a correr, pois depois de ter feito os 8 kms com aqueles ténis de fim de semana, com solas rijas que nem tábuas, andei 3 dias com dores atrozes nos tornozelos devido ao impacto que estes sofreram.

Agora sim que tinha tomado a decisão de continuar a correr fazia sentido investir em equipamento adequado.


P.S. - Desculpem lá não ter fotos mas nesta altura eu era muito tenrinho nestas coisas.

1 comentário:

  1. Começaste na Mini da Ponte Vasco da Gama 2006, eu na Mini da Ponte 25 de Abril 2006 :)

    Um abraço

    ResponderEliminar