terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Alerta VERMELHO !

(Foto retirada da Internet)


Desde que comprei o Garmin que tenho a possibilidade de analizar em maior detalhe os treinos efetuados, em particular a minha frequência cardíaca ao longo destes. 

A análise dos treinos já efetuados veio revelar algo que já desconfiava, isto é, que apesar de me sentir bem, sem grandes problemas de axuastão, parece que tenho uma frequência cardíaca superior a outras pessoas com quem tenho falado. 

Agora que os treinos se começam a intensificar rumo à Maratona, e que a coisa começa a ficar mais séria, decidir verificar a coisa com mais atenção, pelo que decidi marcar uma consulta de Cardiologia Desportiva, para ver se está tudo bem, e fazer os exames que sejam necessários, para garantir que posso aumentar as cargas de treino.

P.S. - Não que eu não tenha tido alguns cuidados antes de começar a correr. Em 2011, fiz análises, um RX ao tórax e uma prova de esforço e estava tudo bem, ainda que estes exames tivessem sido efetuados na óptica de uma pessoa normal, e não de quem se está a preparar para uma Maratona.

8 comentários:

  1. Nem todos somos iguais e conheço outros atletas que também têm umas "rotações" acima mas sem qualquer problema.
    No entanto, convém ver sempre e em especial quem vai estrear-se numa Maratona, deve fazer um exame completo.
    8 meses antes da minha, fiz o mesmo.

    Um abraço e tudo a correr pelo melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2011 fiz uma prova de esforço e estava tudo OK. O ano passado pedi outra à minha médica, mas como a de 2011 estava boa não me quis passar a credencial.

      Ainda assim tenho receio que a prova de esforço que eu fiz tenha um protocolo exigível para uma pessoa com uma atividade normal e que seja insuficiente para quem se prepara para uma Maratona, isto é, que seja adequado fazer um protocolo mais exigente, se existir, é claro.

      Abraço e FORÇA para Sevilha.

      Eliminar
  2. Acho que fazes muito bem. Eu também vou querer fazer isso, porque rapidamente tenho o hrm a dizer-me que estou nos 190 bpm ou mais e isso não me parece normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom fazermos uma avaliação física prévia. Estando eu a pensar na Maratona decidi que queria uma avaliação mais detalhada face ao check up regular que tenho imposto a mim mesmo (análises clínicas, Eletrocardiograma anuais e prova de esforço em 2011).

      Eliminar
  3. Atenção à colocação das bandas, especialmente as da Garmin!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os resultados que tenho obtido com a banda da Garmin têm sido consistentes com as bandas que usava anteriormente (mais baratas, por sinal) mas que não permitiam guardar registo para depois analizar.

      Apenas ia controlando à medida que corria. Agora que tenho registo disso, mas não só por isso, mas sim porque quero fazer uma avaliação mais cuidadosa, decidi marcar uma consulta para um cardiologista de medicina desportiva.

      Ainda que as medições do Garmin possam não ser para levar à risca, consultar um cardiologista não fará mal, antes pelo contrário porque podemos ficar a saber se está tudo bem com o "motor" e efetuar exames que ele entenda para conhecermos melhor os nossos limites.

      Eliminar
    2. Ir ao médico só faz mal a uma coisa: à carteira!! :)))
      Olhar pela nossa saúde é sempre uma boa atitude.
      Faço votos que esteja tudo bem, Fernando!

      Eliminar
  4. Uns meses antes de fazer a minha primeira maratona fiz também uns exames para ter a certeza que a máquina estava operacional.
    Uma maratona não é nenhum papão mas também não é para se fazer de ânimo leve.
    Com treino, dedicação e motivação é possível! Força!!!
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar