sábado, 11 de janeiro de 2014

Corrida Espírito de Aliança: Lisboa - Mafra (100 Kms)


Em 2013, o CLUBE DO STRESS, conjuntamente com a Revista Spiridon, celebrando os 200 anos de aniversário das Linhas defensivas de Torres contra as invasões francesas organizou a prova "Linhas de Torres  - 200 anos/100 Kms", contribuíndo de uma forma diferente para o conhecimento do papel que estas desempenharam na história de Portugal. 



À época a transmissão das mensagens fazia-se por via óptica utilizando mastros de sinais, e por via terrestre através de estafetas a pé ou a cavalo. As más condições atmosféricas condicionaram com frequência o recurso aos telégrafos dos sinais. Foram de facto as estafetas terrestres, com tradição milenar, que garantiram em último recurso a operacionalidade das comunicações. Este elemento chave para o controlo e coordenação das operações era vital numa situação de confronto como aquele que se vivia então a norte de Lisboa.

CLUBE DO STRESS assinalou esta importante efeméride, efetuando um percurso de 100 Kms no interior das Linhas, correndo ao longo dos trilhos que os estafetas utilizaram há dois séculos. O itinerário escolhido percorreu troços dos Distritos Militares das Linhas a Norte de Lisboa, que atravessam todos os Concelhos da zona: Lisboa; Loures; Vila Franca de Xira; Arruda dos Vinhos; Sobral de Monte Agraço; Torres Vedras e Mafra, autarquias que desempenharam naquela época um relevante papel na construção dessa zona do sistema defensivo, mobilizando os trabalhadores e outros recursos através dos Capitães-mores.

A aposta foi correr, num único dia, ao longo de 15 horas um percurso de 100 kms, desde Lisboa até Mafra passando pelos locais mais emblemáticos que constituíram importantes pontos de apoio nas 3 Linhas defensivas de Lisboa, percurso esse que pode ser realizado na totalidade, ou em alternativa, apenas as etapas que os participantes pretenderam correr.
 
Em 2014, o CLUBE DO STRESS volta a organizar esta prova, desta vez sobre o nome "Espiríto de Aliança", na qual se vai percorrer 100 quilómetros de História das Linhas de Torres, que nos levará - de Lisboa até Mafra - a passar pelos locais mais emblemáticos que constituíram importantes pontos de apoio nas 3 Linhas defensivas de Lisboa.



O percurso poderá ser realizado na sua totalidade ou consoante os troços que cada um pretenda correr, na companhia dos elementos do STRESS, com a família ou os amigos. 

Trata-se de uma corrida realizada em ritmo certo, ao longo dos trilhos que os estafetas utilizaram há dois séculos.

No final todos serão vencedores, e esta aliança irá permitir oferecer oferecer bolsas de estudo a jovens estudantes.

A participação neste evento tem subjacente um donativo mínimo de 5,00€ (cinco euros), o qual reverterá integralmente para a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A 17 de Maio, juntem-se ao STRESS e façam parte desta aliança pela cidadania!

Venham "Correr por quem não pode".

5 comentários:

  1. Eu estou a pensar fazer entre 2 a 3 etapas. Vi fotografias do ano passado e desde aí que estou com o bichinho cá dentro, até porque foi esta prova aquela que marcou o meu regresso às corridas.

    Penso que as primeiras etapas passam perto da zona onde moras, mas estas têm o pequeno defeito de serem muito cedo. A prova tem início no IST às 04:00 da manhã.

    Bjs

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim passa mesmo... aliás eu quando treino subidas vou para uma das zonas das linhas de torres. Por acaso até já fiz um video lá onde mostro o Hércules! :)
      O ser muito cedo é um ponto a considerar lol :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. A partida é bem cedinho, mas não é às 4, mas sim às 5.
      Ou às 6 em Sacavém junto à ponto sobre o rio Trancão, , ou às 7:10, em zona de armazéns junto à entrada da Mata do Paraíso; ou... às 18:30 perto da Quinta da Barroca para entrar na Tapada de Mafra.
      Estou a treinar para os 100 km, por isso desejem-me sorte

      Eliminar
    3. Caro António Carlos,

      tem toda a razão é às 5h da manhã, e não às 4h como eu referi num comentário acima por engano.

      E claro que existem outras horas de partida para outras etapas.

      Desejo a continuação de bons treinos para essa aventura dos 100 kms, e que os consiga concluir.

      FORÇA para os 100 Kms.

      Fernando Varela

      Eliminar