segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Semana 41

(Parque da Paz - Almada)

Esta foi a Semana 41. 

Não, eu não estou grávido, nem estou a 1 semana de ser pai outra vez (dois traquinas já dão trabalho que chegue). Esta é a semana 41 da minha caminhada para a Maratona, que se iniciou em Abril de 2013.

Alguns meses atrás referi AQUI que não me fazia muito sentido um principiante no que à Maratona diz respeito seguir um treino entre 12 a 16 semanas. Claro que eu entendo que a Maratona requer um treino requer um treino específico, que pode ir das 12 às 16 semanas, mas um principiante precisa mais do que isso. 

Assim, o meu percurso teve início em Abril de 2013 e terminará, se tudo correr bem em Novembro deste ano, ou seja, um total de 82 semanas, pelo que sendo esta a semana 41, estou a meio caminho desse mesmo percurso.

Desde a Meia Maratona, e por variadíssimas razões que tem sido complicado manter alguma regularidade, algo que espero mudar a partir desta semana. Ainda assim hoje decidi regressar ao treino de séries, mesmo sabendo que a minha forma física não era a mesma que consegui atingir à uns meses atrás.

Com a minha atual forma física seria impossível fazer tempos iguais aos que obtive na minha primeira experiência de séries, mas ainda assim consegui manter um ritmo semelhante às séries que fiz no EUL com o Miguel, com a nuance de que desta vez fiz um conjunto maior de séries (6 x 400 mts).

Desta vez não precisei de ir para uma pista para medir a distância de 400 mts, pois tinha a colaboração do GPS da Garmin, que não só me indicava a distância percorrida, bem como o tempo de repouso entre cada série, através de alarmes previamente definidos.

Assim o local escolhido para as séries foi o Parque da Paz (Almada) com o circuito de cerca de 1 km que circunda o lago nele existente (Ver foto).



Quanto ao treino em si, este teve um total 8 kms, num tempo total de 53' 14'', incluindo 2 kms de aquecimento e 1,7 kms de arrefecimento. Nas primeiras séries ainda pensei que poderia recuperar correndo devagar, mas fui forçado a fazer a recuperação a andar, ou não teria conseguido fazer as 6 repetições.



Olhando para os tempos das séries estes marcaram-se por alguma regularidade (1' 50'';       2' 13''; 2' 04''; 1' 50''; 1' 57''; 1' 51'') com excepção da 2ª e da 3ª, nas quais me apercebi que teria de mudar o ritmo de recuperação para conseguir fazer as 6 repetições. 


Ainda que as últimas semanas tenham sido fracas quanto a kms percorridos a média semanal ainda se encontra acima dos 15 kms / semana, o que pretendo manter, começando já esta semana a fazer 3 treinos semanais.



P.S. - Não deu para analizar o ritmo cardíaco porque não consegui emparelhar o cardio-frequencimetro com o relógio, ou então sou eu que ainda não consegui emparelhar com o Garmin.

5 comentários:

  1. Semana 41? Estás quase no mítico número 42 :)

    Um abraço e força rumo à meta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o mítico 42 é mais díficil, pois tem de ser de uma vez só.

      Abraço e rápida recuperação rumo a Sevilha.

      Eliminar
  2. Fernando, quando se fala num plano para a Maratona de 12 a 16 semanas, parte-se do principio que existe uma base sólida para se dar inicio ao treino. Normalmente não se começa do zero e treina-se 12 ou 16 semanas para uma Maratona. Se me permites dar a minha opinião (já a estou a dar), acho que uma preparação tão longa te coloca demasiada pressão em cima....manter a motivação durante 12 semanas já é complicado, quanto mais 1 ano ou mais. Eu acho que devias colocar-te objectivos intermédios...10km, 15km, meias Maratonas, participar num ou outro trail só para participar, aumentar os kms semanais, etc. E 15km semanais é muito pouco....para a Maratona do Porto precisas de chegar a Junho Julho com a tal base.....acho que nessa altura devias já conseguir fazer 30 a 40km por semana sem problema, para depois sim, começar a pensar na Maratona mais a sério.
    É apenas a minha opinião (e quem sou eu)...mas tinha que te dizer/escrever isso...não leves a mal, é só uma opinião.
    Abraço e força nisso

    ResponderEliminar
  3. Carlos,

    claro que podes dar a tua opinião, aliás bastante válidas e com as as quais vou aprendendo coisas, tal como com todas as outras.

    Claro que o plano de 12 a 16 semanas pressupõe uma base sólida e foi por isso que encarei este projeto num total de 82 semanas. Nesta fase estou na construção dessa base e o plano em si só começa lá para Maio/Junho.

    Para já os meus objetivos intermédios têm sido melhorar os tempos aos 10 kms (o que consegui), aumentar a facilidade com que os faço (também consegui), fazer alguns treinos mais longos (também consegui), e fazer a Meia Maratona de forma confortável (melhorei o tempo mas não acabei tão confortável).

    Para breve tenho prevista a participação em provas de 15 kms, a Meia maratona de Almada, e a Corrida Espírito de Aliança (por etapas) onde quero correr em piso diferente da estrada e em distâncias de 20 a 30 kms.

    A média semanal de 15 kms está muito influenciada pela parte inicial dos meus treinos, mas tive já semanas de 30 kms, em que me senti bem, e com 3 treinos semanais parece-me bastante fácil de o alcançar.

    A curto prazo, leia-se, esta semana vou recomeçar com 3 treinos semanais e a média irá certamente subir de forma a faer a Meia Maratona em Abril de forma confortável. Algumas semanas depois aí sim irá começar o treino da Maratona.

    Abraço e bons treinos rumo aos Abutres.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernando!

    Concordo com o Carlos no demasiado tempo de preparação, embora compreenda o teu lado. Eu também prefiro fazer as coisas com cautela e sei que, embora estejas a chamar-lhe de "treino", é apenas uma base para manter a forma, com objectivos intermédios, a caminho depois do verdadeiro plano de ataque à maratona!

    O Parque da Paz é um campo de treinos muito divulgado pelos colegas atletas da Margem Sul! Fico curiosa.

    Em relação ao Garmin, já activaste a opção "Monitor BC", no relógio (no meu está no menu Ant+; Acessórios)? Ao início também não conseguia emparelhar a minha faixa cardíaca e era por causa disso.

    Bjs, bons treinos

    ResponderEliminar