sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

La mancha !!! Teste 2 - Penso Líquido em Spray (URGO)



Este verão estava eu de férias lá para os lados de Castelo Branco, aproveitei os montes para continuar a treinar e a aumentar a resistência e a força, mas continuava a debater-me como haveria de resolver o problema do sangramento dos mamilos, pois apesar de usar vaselina, quando o treino era mais longo do que os 10 kms esta não era suficiente para efeitar que a fricção da camisola deixasse ficar a sua marca.

Por estes dias e confrontado com o facto do meu filho mais pequeno ter dado vários espalhanços num curto período de dias, esfolando por diversas vezes os joelhos, sempre no mesmo sítio, fomos até à farmácia perguntar o que poderia ser aplicado, que ajudasse a uma mais rápida recuperação e protegesse a pele sensível daquela zona, devido às diversas esfoladelas em tão pouco tempo.

Na farmácia falaram-nos de um penso líquido que é aplicado em spray sobre a zona pretendida e que quando seco forma uma pelílula protetora e transparente.

Ainda a farmacêutica estava a falar e a explicar para que servia, como se aplicava e o resultado que se obtinha e já eu estava a imaginar qual a utilização que eu lhe poderia dar para tentar resolver o problema do sangramento dos mamilos.

Se bem o pensei, melhor o fiz, e no treino seguinte lá fui eu com o penso líquido aplicado, mas o resultado não fui muito diferente da vaselina, pois a partir dos 10 kms lá comecei novamente a sentir os efeitos da fricção.

Apreciação Global: Assim, para treinos curtos, até 10 kms ou 1 hora de corrida, o penso líquido (ver foto) pode ser uma opção, mas não será certamente suficiente para provas como a Meia Maratona, ou mesmo a Maratona.

P.S. - O penso líquido em spray aplicado sobre zonas em ferida e que ainda não tenham crosta formada, poder arder, .... e muito, acreditem.  

2 comentários:

  1. Também tive no passado problemas com inflamações nos mamilos, especialmente quando comecei a correr distâncias mais longas. Verifiquei que o problema é maior quanto maior for a transpiração e quanto mais solta estiver a camisola. Se usar uma camisola interior (layer zero), o que é frequente no inverno (vivo na Holanda) o problema praticamente não existe. Uso camisolas layer zero da série Nike Pro Fitted (só as vejo nos USA - em Portugal só se vende a série Compression). Inversamente, os piores resultados são obtidos com camisolas soltas especialmente com determinados modelos/tecidos de camisosas (mesmo sendo de corrida).
    Também experimentei várias soluções: vaselina, creme barral gordo, nivea body milk e... Body Glide!

    Assim, a minha recomendação é a seguinte:
    - Antes de correr aplicar Body Glide em stick nos mamilos e tb em todas as zonas sujeitas a inflamação (virilhas, dedos dos pés), mesmo que a distância seja "curta". O Body Glide é uma espécie de cera que fica sêca e que sai com o duche. O Amazon vende-a.
    - Se possível, correr com uma camisola layer zero justa. Se estiver frio, é óbvio; se estiver tempo quente, uma possibilidade é correr só com a tal layer-zero (há umas da Nike bastante ventiladas atrás).
    - Depois do duche, aplicar Nivea Body Milk (é à base de água) nas zonas onde se aplicou Body Glide (excepto nos pés). O creme acalma essas zonas e evita que sequem (com o calor pós-corrida).

    Desque que adoptei esta disciplina, nunca tive problemas, mesmo quando estico as distâncias. O importante é evitar aquelas camisolas que são ao poste (gosto de experimentar roupas novas). Inclusivamente, no Verão, não preciso de correr com as tais camisolas layer-zero.

    O truque mesmo é o Body Glide. Há produtos semelhantes mas este é mesmo líder (veja no Amazon).

    Espero que ajude. Cumprimentos e felicidades,
    Luis Bastos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas dicas.

    Já tinha reparado nas camisolas aderentes, que por não roçarem, devem prevenir este problema. No entanto ainda não me decidi a investir numa delas sem saber se iriam resultar ou não.

    Ainda não consegui colocar todos os posts relativos aos testes que fiz, onde penso ter encontrado uma solução.

    No entanto o Body Glide é algo a experimentar.

    Obrigado pelas dicas.

    Abraço e bons treinos.

    ResponderEliminar