domingo, 5 de janeiro de 2014

Em jeito de Balanço !

(Foto retirada da Internet)

2013 tinha tudo para passar em branco.

Depois de, em 2012, quando iniciava o projeto de correr uma maratona, ter sido obrigado a ir ao hospital com uma forte dor de costas, e de ao longo desse processo ter descoberto uma hérnia discal na L4-L5, que me obrigou a parar de correr e a passar vários meses em fisioterapia, 2013 apresentava-se como sendo um ano negro.

Mas a paciência e os resultados obtidos na fisioterapia e, posteriormente no ginásio e nas aulas de pilates, com todos aqueles exercícios de fortalecimento lombar (até então pranchas só conhecia as de surf, não que eu praticasse) provocaram uma mudança completa de cenário e em meados de abril recomecei a correr, pouco ao início. 

Os primeiros treinos foram de 5 kms, 7 kms e 9 kms, e então como estes correram bem decidi participar na minha primeira prova em finais de abril. Bem era mais um treino solidário, do que uma corrida, já que não tinha uma vertente competitiva nem contabilização de tempos. Era sim uma prova/treino por etapas, tendo decidido fazer uma etapa de 9 kms, o que se ajustava à minha condição física da altura.

Ao correr tão bem os treinos continuaram e lá foram progredindo cada vez mas seriamente, sendo complementados com ginásio, pilates e natação. 

PAra além disso houve todo um trabalho ao nível da alimentação que me permitiram, conjuntamente com a corrida, perder cerca de 11 kgs.


As provas essas lá foram surgindo naturalmente:
- 200 Anos das Linhas de Torres - 100 Kms (1 etapa de 9 kms);
- Marginal  à Noite (8 Kms);
- Corrida do Tejo (10 Kms);
- Corrida do Montepio (10 Kms);
- Meia Maratona dos Descobrimentos (21 Kms);
- São Silvestre de Lisboa (10 kms).

Assim, um anos que se preparava para passar em branco foi um ano onde corri 68 kms em prova e cerca de 640 kms em treino e onde o meu melhor tempo aos 10 kms caiu em cerca de 3 minutos e o meu melhor tempo na Meia Maratona caíu em cerca de 22 minutos.

Ainda que tenha acabado o ano com algum amargo de boca, por não ter conseguido acabar a meia maratona de forma confortável, de uma forma geral tenho que reconhecer que o ano correu bem.

Agora resta definir os objectivos para 2014, sendo que fazer a Maratona do Porto será o objectivo principal.

10 comentários:

  1. Afinal o ano foi positivo, como o de 2014 vai ser muito bom

    Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também acho que foi um bom ano, Fernando! Aliás, se reparares nem foi um ano, tendo em conta que (re)começaste em Abril. Por isso, acho que tiveste muito bem, tendo em conta essas adversidades!
    2014 será muito melhor! Faço votos que assim seja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Inicialmente parecia ser um ano em branco e consegui algumas coisas engraçadas. Mas sinto que às vezes me falta a paciência, pois queria ter conseguido muito mais, especialmente em termos de distância.

      Mas há que refrear os "cavalos" e tentar levar as coisas com calma.

      Bom ano e bons Kms.

      Bjs

      Eliminar
  3. Bom ano de 2014 e que consigas cumprir as metas propostas!
    Para enfrentares a Maratona com alguma tranquilidade, será necessário "ter quilómetros nas pernas", i.e., volume de treino, de preferência com um plano adequado! No mínimo tenta "dobrar" os kms feitos em 2013!
    Força!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda nºa tive tempo de colocar aqui um post sobre os meus objectivos para 2014, mas um deles passa por duplicar os kms e fazer mais de 1000.

      Um Abraço.

      Eliminar
  4. Quando tudo parece correr mal existe sempre uma luz ao fundo que nos ilumina o caminho e faz tudo mudar :)

    Que 2014 seja um ano em grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-me por ser muito persistente. Há quem diga que sou teimoso.

      Se assim for, que seja. Deixem-me ser teimoso.

      Bjs.

      Eliminar
  5. Olá Fernando,
    A vida é feita de objectivos, a maratona do porto em 2014 pode ser uma boa ideia, mas acredita, uma maratona não tem nada a ver com uma meia maratona.
    Antes de te lançares em maratonas, por muita vontade que tenhas de a fazer (e no final vais ver que tenho razão), tens que fazer mais Kms por semana para que as coisas se tornem mais simples.
    Eu, mesmo com o plano que tracei que me "obrigou" em 6 meses a percorrer cerca de 1000 kms, depois de duas meia maratonas, a primeira que me fez acreditar ser possível, e a segunda que me obrigou a ser um pouco mais cuidadoso quando já pensava que a coisa ia ser fácil, acabei a maratona com a sensação que talvez ainda fosse cedo para aquela tarefa.
    Também é verdade que se estivesse á espera de estar a cem por cento nunca a iria fazer pois nunca vamos estar a esse nível.
    Se queres muito fazer a tua estreia na maratona do porto em 2014 vais ter que te dedicar de corpo e alma a esse desafio. Não precisas de fazer os 10k em 30 minutos, mas tens que ter kms nas pernas, tens que preparar o teu organismo para aguentar tanto km a correr, essa parte não se consegue sem treinos
    Este ano quero correr novamente a distância, a sensação vai ser outra de certeza. Ainda está bem fresco na minha memória quando me dedicava só aos 10k e um dia decidi correr 21k em treino "para ver como era" antes de me lançar naquela aventura, nessa altura fiquei logo a saber que sem kms nas pernas iria ser muito difícil alcançar esse objectivo.
    Força nesse objectivo, vai consultado os blogs da malta que já correu uma maratona e compara com as sensações que vais tendo ao longo do teu treino, vais ver que com alguma regularidade a coisa faz-se.

    Bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel,

      Mais uma vez obrigado pelas dicas. Em 2014 faço tenção de aumentar os Kms para o dobro, ou mesmo um pouco mais, o que implica fazer mais de 1000 kms.

      Antes da Maratona ainda vou fazer pelo menos mais uma meia maratona. A evolução o dirá se vou à Maratona ou não. Desde abril de 2013 que considero que estou a treinar para ela, se bem que esta fase foi apenas para crescer até ao nível da Meia Maratona.

      Agora tem início a fase 2, em que a Meia Maratona(s) fase parte dessa evolução.

      Um abraço e bons kms.

      Eliminar