sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

La mancha !!! - Teste 1 - A Vaselina


Há já algum tempo que a vaselina se assumiu como uma valiosa companheira nas minhas corridas, sejam elas treinos ou provas, por forma a evitar o sangramento dos mamilos. Nem sempre me aconteceu este problema, mas com o seu surgimento mais frequente fui obrigado a investigar como o poderia resolver. Uma das primeiras soluções que descobri, foi precisamente esta: a Vaselina.

A sua colocação na zona dos mamilos é algo relativamente fácil e rápido de fazer e pode aplicada onde quer que estejamos.

A Vaselina tem-se revelado uma boa solução sempre que as corridas/treinos têm até 10 kms ou até 1h de corrida. Já tenho notado que em alguns treinos mais longos, nem todos (mas penso que isso também possa ser influenciado pela maior ou menor sensibilidade da zona nesse momento), começa a ser insuficiente e começo novamente a sofrer do efeito da fricção nas camisolas.

Apreciação Global: Trata-se de uma boa solução para corridas/treinos até 10 kms e/ou 1 hora, mas não será suficiente para corridas como uma Meia Maratona ou mesmo a Maratona. Uma possivel solução será levar o tubo de vaselina no bolso dos calções para fazer novas aplicações durante a prova/treino.

P.S: Recentemente li e falaram-me acerca do baton para o cieiro. Sinceremente não cheguei a experimentá-lo em ambiente de prova/treino, mas apliquei-o em casa e penso que o seu efeito venha a ser semelhante ao que se obtém com a vaselina. Também este poderá ser transportado nos calções para aplicações durante a prova/treino.

4 comentários:

  1. Boas Fernando.
    Também sofro do mesmo problema. Se fores lá ao meu cantinho vê as fotos da última maratona de Lisboa. :(
    De tudo o que já experimentei, inclusive a vaselina (estragou-me umas quantas t-shirts) só há duas coisas que não falha, t-shirt de licra/térmica (desde que justa) ou o típico penso.
    Mas, mesmo com os pensos, tens que ter cuidados, com a qualidade do mesmo para não descolar com o suor e também com os pelos à volta do mamilo. Não rapei os pelos na maratona e foi o que se viu, aos 10 Km já tinham caído os dois pensos.
    Se cumprir tudo isto não tenho problema.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      este é um mal que afecta muitos corredores. Até algum tempo atrás apenas algumas vezes sofria disto, mas com o aumentar das distâncias e a frequencia dos treinos ao longo da semana, não permitindo uma completa recuperação, a situação agravou-se.

      Mas penso ter encontrado uma solução. Mas antes de a divulgar quero partilhar com todos as opções que testei e quais os resultados que obtive, mas ainda não tive tempo para escrever todas.

      Em breve divulgarei por aqui qual foi a solução que eu encontrei, na esperança de ajudar tantos outros atletas que sofrem do mesmo mal.

      Abraço e bons treinos,

      P.S.: Na meia maratona fui ultrapassado por ti nos primeiros kms qual 2 cavalos ultrapassado por um Ferrari.

      Eliminar
    2. Vou ficar À espera. Quem sabe não me arranjas alguma solução melhor que a minha. ;)
      Quanto ao Ferrari, pode ser um Porsche? Gosto mais... :)
      Abraço!

      Eliminar